Pagamentos de Propinas
Pagamentos de Propinas
Olá,
Alguem sabe como é que a FCT faz com o pagamento de propinas no estrangeiro? Temos de ser nós a pagar e depois a FCT reembolsa ou como é? Pelo que ouvi dizer em Portugal a FCT paga directamente a Universidade, mas e nos doutoramentos no estrangeiro?
Obrigada,
Boas Festas...
Alguem sabe como é que a FCT faz com o pagamento de propinas no estrangeiro? Temos de ser nós a pagar e depois a FCT reembolsa ou como é? Pelo que ouvi dizer em Portugal a FCT paga directamente a Universidade, mas e nos doutoramentos no estrangeiro?
Obrigada,
Boas Festas...
Rosinha
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UCP
Re: Pagamentos de Propinas
Julgo que tens de enviar o recibo do pagamento das propinas à FCT e depois eles pagam-te a ti.
Mas isto é informação em segunda mão, por isso não tenho a certeza...
Mas isto é informação em segunda mão, por isso não tenho a certeza...
-
- recém-chegado
No caso de pagamento de propinas no estrangeiro, tens que enviar um documento oficial da universidade em causa onde o valor da propina esteja declaro. Com base nesse documento a FCT transfere o valor para a tua conta em Portugal e passa para ti a responsabilidade de pagar as propinas. O processo termina quando envias o recibo final (assinado e carimbado) para a FCT onde o valor pago corresponde ao valor transferido. No mês seguinte a FCT realiza os acertos necessário. Este processo é repetido anualmente até a conclusão do doutoramento.
João
João
joaorangel wrote:No caso de pagamento de propinas no estrangeiro, tens que enviar um documento oficial da universidade em causa onde o valor da propina esteja declaro. Com base nesse documento a FCT transfere o valor para a tua conta em Portugal e passa para ti a responsabilidade de pagar as propinas. O processo termina quando envias o recibo final (assinado e carimbado) para a FCT onde o valor pago corresponde ao valor transferido. No mês seguinte a FCT realiza os acertos necessário. Este processo é repetido anualmente até a conclusão do doutoramento.
João
Muitissimo Obrigada =D
Bom ano de 2009 para todos...

Rosinha
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Obrigado pelo esclarecimento.joaorangel wrote:No caso de pagamento de propinas no estrangeiro, tens que enviar um documento oficial da universidade em causa onde o valor da propina esteja declaro. Com base nesse documento a FCT transfere o valor para a tua conta em Portugal e passa para ti a responsabilidade de pagar as propinas. O processo termina quando envias o recibo final (assinado e carimbado) para a FCT onde o valor pago corresponde ao valor transferido. No mês seguinte a FCT realiza os acertos necessário. Este processo é repetido anualmente até a conclusão do doutoramento.
João
O processo descrito parece-me razoável, mas no meu caso tenho de pagar propinas SEMESTRALMENTE, e não me é dada hipótese nenhuma de ou pagar o segundo semestre antecipadamente, ou pagar o primeiro atrasado. A universidade também não passa nenhum documento a "estimar" o valor anual das propinas (o que faz sentido porque depende dos créditos das disciplinas que vou frequentar).
Alguém sabe qual o procedimento correcto nestas situações? Haverá algum impedimento burocrático de fazer dois pedidos por ano?
Já agora, quanto tempo demora em média a FCT a fazer a transferência desde a data em que lhes é enviada a factura?
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FEUP/INESC Porto
Olá a todos!
A minha dúvida é a seguinte:
A FCT paga propinas até um valro máximo de 2750€, certo? O que se passa é que o programa doutoral que frequento (FEUP) tem propinas no valor de 3000€.
A diferença terá que ser paga por mim ou a FCT irá adaptar os valores máximos em função dos novos programas doutorais?
Desde já obrigado.
Cumprimentos!
A FCT paga propinas até um valro máximo de 2750€, certo? O que se passa é que o programa doutoral que frequento (FEUP) tem propinas no valor de 3000€.
A diferença terá que ser paga por mim ou a FCT irá adaptar os valores máximos em função dos novos programas doutorais?
Desde já obrigado.
Cumprimentos!
O excesso tem de ser pago por ti... Os valores que se encontram tabelados penso que já são os actuais, ie, pra estas bolsas, como tal o excesso terá de ser pago por ti...Goju-Ryu wrote:Olá a todos!
Desde já obrigado.
Cumprimentos!
Rosinha
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Instituto Superior Técnico
Exactamente. O Técnico cobra 3000 euros por ano de propinas desde que iniciei meu doutoramento (2006) e já já estarei a pagar mais 250 euros do meu bolso para eles.
-
- investigador em formação
A FCT paga as propinas em adiantamento com base no valor do ano anterior. Para o primeiro ano rege-se pelo valor que consta do formulario de candidatura.
No meu caso, a FCT pagou-me no primeiro ano a totalidade da propina aquando do primeiro pagamento, e no final deste ano, tive q enviar uma carta a provar que havia pago essa propina do primeiro ano (essa carta tem q ser assinada e carimbada por alguem dos servicos financeiros da universidade, e enderecada directamente a FCT), e ainda o recibo do valor de propina para o ano seguinte, neste caso, o ano 2.
Assim q a FCT recebe esse comprovativo, deposita o valor total da propina para o ano 2, e eu assim posso pagar semestralmente ou anualmente, conforme a universidade quiser.
Espero que ajude.
No meu caso, a FCT pagou-me no primeiro ano a totalidade da propina aquando do primeiro pagamento, e no final deste ano, tive q enviar uma carta a provar que havia pago essa propina do primeiro ano (essa carta tem q ser assinada e carimbada por alguem dos servicos financeiros da universidade, e enderecada directamente a FCT), e ainda o recibo do valor de propina para o ano seguinte, neste caso, o ano 2.
Assim q a FCT recebe esse comprovativo, deposita o valor total da propina para o ano 2, e eu assim posso pagar semestralmente ou anualmente, conforme a universidade quiser.
Espero que ajude.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FPCEUP/ ICPFD
Em relação às propinas extra e a quem puder ajudar:
Na FPCEUP a situação era exactamente a mesma referida aqui (3000€, acrescidos de 300€ de taxa de inscrição, acrescido de seguro escolar). Nós éramos 5 bolseiros, pedimos apoio à ABIC, que esclareceu alguns pormenores e emitiu comunicado, e conseguimos safar-nos e chegar a um consenso com o Conselho Directivo.
Vejam bem os regulamentos do v/ programa doutoral: no nosso era permitido pedir uma isenção de no máx. 50% do valor das propinas fazendo requerimento e se apresentássemos declaração de IRS inferior a €10 mil (q todos tínhamos pq já éramos bolseiros). Com esse requerimento, que foi em nome de todos os bolseiros e referia o apoio da ABIC, conseguimos não pagar nada. Lutem pelos vossos direitos, porque os estatuto do bolseiro, embora não seja suficientemente claro e contradito pela formação avançada, tem lá clausulas que ajudam.
Na FPCEUP a situação era exactamente a mesma referida aqui (3000€, acrescidos de 300€ de taxa de inscrição, acrescido de seguro escolar). Nós éramos 5 bolseiros, pedimos apoio à ABIC, que esclareceu alguns pormenores e emitiu comunicado, e conseguimos safar-nos e chegar a um consenso com o Conselho Directivo.
Vejam bem os regulamentos do v/ programa doutoral: no nosso era permitido pedir uma isenção de no máx. 50% do valor das propinas fazendo requerimento e se apresentássemos declaração de IRS inferior a €10 mil (q todos tínhamos pq já éramos bolseiros). Com esse requerimento, que foi em nome de todos os bolseiros e referia o apoio da ABIC, conseguimos não pagar nada. Lutem pelos vossos direitos, porque os estatuto do bolseiro, embora não seja suficientemente claro e contradito pela formação avançada, tem lá clausulas que ajudam.
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FEUP/INESC Porto
Olá!
E quais foram os esclarecimentos prestados pela ABIC? Se nos disseres, talvez evitemos colocar as mesmas perguntas?
E quem não apresenta declaração de IRS, como faz?
E quais foram os esclarecimentos prestados pela ABIC? Se nos disseres, talvez evitemos colocar as mesmas perguntas?
E quem não apresenta declaração de IRS, como faz?
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Washington University in St. Louis
Quando 'e que se deve fazer isto? Ou melhor, com que antecedencia?joaorangel wrote:No caso de pagamento de propinas no estrangeiro, tens que enviar um documento oficial da universidade em causa onde o valor da propina esteja declaro. Com base nesse documento a FCT transfere o valor para a tua conta em Portugal e passa para ti a responsabilidade de pagar as propinas. O processo termina quando envias o recibo final (assinado e carimbado) para a FCT onde o valor pago corresponde ao valor transferido. No mês seguinte a FCT realiza os acertos necessário. Este processo é repetido anualmente até a conclusão do doutoramento.
João
No meu caso, estou no segundo ano de doutoramento e a minha bolsa comeca em Julho de 2010. Acabei de receber o contrato da FCT para os primeiros 12 meses, que estipula o que vou receber como salario, subsidio de transporte e de reunioes cientificas. Como ainda nao pedi o pagamento de propinas, a carta diz tambem que o valor de propinas 'e de 0 euros, mas ainda devo ir a tempo de pedir, certo?
Obrigado,
Luis