Reclamação, Recurso e Impugnação

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Polaris
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCUL

Reclamação, Recurso e Impugnação

Post by Polaris »

Eu já fiz a pesquisa e como não se aplicava ao meu caso venho por este meio perguntar a quem mais por dentro disto se encontra..

Ora bem quando não se está contente com o resultados das bolsas, uma carta de reclamação é entregue e tem-se por direito ver a matriz de avaliação e o CV do vencedor, certo?
Teremos 15 dias uteis para recorrer desse resultado, através da elaboração de uma carta de recurso, que consiste na comparação do valores atribuidos ao vencedor, segundo a matriz de avaliação, e os meus próprios valores, certo?
Então, e quando entra a carta de impugnação?
E existe alguma lei, edital, ou qualquer decreto que indique que após a entrega da carta de reclamação a entidade tem de nos entregar a matriz e o CV do vencedor?

E o que se deve fazer quando a entidade não disponibiliza a matriz, nem o CV e tenta deixar o prazo passar? Sim estou desesperada e quero seguir com isto pra frente custe o que custar

Obrigada e necessito mesmo da vossa ajuda
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Reclamação, Recurso e Impugnação

Post by nowikissyou »

EDIT: após ver os teus outros posts fiquei com a ideia que talvez não te refiras às bolsas da FCT; se assim for podes ignorar o meu post.

Desculpa, mas acho que estás MUITO equivocada (ou então não consigo intepretar o teu post).

Não há nenhum "vencedor" no concurso para BD (e BPD, etc.) da FCT. Há candidaturas aceites e recusadas, sendo o limiar definido pela linha de corte, um número que resume a pontuação atribuída pelo painel de avaliação da área em questão ao último candidato cuja candidatura foi aceite.

Segundo, não existe nenhuma matriz de avaliação, apenas "guias" de avaliação que tentam manter uma certa uniformidade de critérios. No entanto, não tem nenhum poder "vinculativo".

Terceiro, se não concordas com a recusa da tua candidatura, deves demonstrar o mérito dela, e não tentar compará-la com as dos outros, porque não há razão para teres acesso ao conteúdo das outras candidaturas (talvez hajam casos excepcionais em que um mesmo orientador supervisiona vários candidatos, mas mesmo assim não sei se argumentos baseados nisso seriam válidos).

Quarto, não sei quais são os prazos oficiais para interpôr recurso, mas se forem 15 dias como dizes, já vais um bocado fora de tempo. Também não sei onde foste buscar a carta de impugnação, mas se disponibilizares a fonte, talvez a ABIC possa dar um parecer.
A partir do momento que submetes o recurso dentro do prazo estipulado, a FCT vai rever a situação e dar-te-à uma resposta, possivelmente lá para a altura do próximo concurso (Junho-Julho).

OK, agora uma nota mais pessoal: pareces mesmo desesperada e isso por si só reduz o teu potencial como candidata; espero que seja algo passageiro e que consigas expôr o recurso de uma forma lógica e consistente. Se pesquisares o fórum podes ver que há muitas pessoas que vão interpôr recurso (logo também discordam com a avaliação que lhes foi dada); talvez encontres informação útil nesses posts.
E tens sempre que equacionar a hipótese de não te ser atribuída bolsa, ainda que injustamente.
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Post by Echuu »

nowikissyou wrote: Terceiro, se não concordas com a recusa da tua candidatura, deves demonstrar o mérito dela, e não tentar compará-la com as dos outros, porque não há razão para teres acesso ao conteúdo das outras candidaturas (talvez hajam casos excepcionais em que um mesmo orientador supervisiona vários candidatos, mas mesmo assim não sei se argumentos baseados nisso seriam válidos).
Errado.
Podes, e estás no teu pleno direito, consultar o processo de todos os candidatos (aceites e recusados) do mesmo concurso que tu, da área científica em que concorreste, e usar aquilo que quiseres que lá exista a teu favor no teu recurso. Para tal, vais à loja do cientista, apresentas uma requisição para consultares os ditos processos, e passado alguns dias eles contactam-te para marcarem o dia para a consulta.
Eu já fiz, vi coisas interessantes, e recomendo a quem vai fazer recurso que o faça. Convém é levarem muito papel e uma caneta.

Edit: contudo, o(a) nowikissyou tem razão numa coisa: o mais importante é demonstrares o mérito da tua candidatura. Contudo, se vires que alguém com um currículo idêntico ao teu é avaliado de forma diferente, para melhor, tens todo o direito em exigir ser avaliado(a) da mesma forma.
Polaris
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCUL

Post by Polaris »

Obrigada pelas dicas, e amanhã estarei na loja do cientista.

E outra coisa, existe uma carta de impugnação, e esta permite impugnar o concurso? Esta carta fará com que todo o processo pare?
A minha candidatura foi aceite, apenas não recebi a bolsa, e o problema predence com o facto de as pessoas que ganharam as bolsas serem amigas e parentes de funcionários da instituição em causa, e de estes não terem um curriculo melhor. Lamento, mas estou farta deste tipo de situações no meu/nosso país e não admito que isto passe impune.
O que me sugerem?
Post Reply