'visita de formação complementar' na Europa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
franciscogutierres
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Centro de Estudos Geográficos

'visita de formação complementar' na Europa

Post by franciscogutierres »

Boa noite Caros Colegas,

O meu nome é Francisco Gutierres e sou bolseiro de Doutoramento da FCT.

Gostaria de saber qual a minuta de requerimento para solicitar um subsídio relativamente a uma 'visita de formação complementar' na Europa. Sei que é na ordem dos 750 euros. Sei também que devem ser referidos os seguintes elementos: estimativa de custos de alojamento, subsistência e viagem. Tenho dúvidas a quem é dirigido este requerimento e qual a forma de apresentação do mesmo.

Obrigado.

Atenciosamente,

Francisco Gutierres
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: 'visita de formação complementar' na Europa

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Não há nenhuma minuta em especial para este pedido. É uma carta "normal" para a FCT.
Assim, deves escrever uma carta dirigida ao Departamento de Formação dos Recursos Humanos (a secção responsável pelas bolsas), solicitando o referido apoio para a visita de formação complementar. Deves indicar onde será a visita, o período, quais os objectivos e quem orientará por lá.
Segundo as FAQs da FCT sobre bolsas (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/FAQ), juntamente com a carta deves enviar:
- parecer do supervisor sobre a necessidade da realização da mesma
- documento de aceitação da instituição de acolhimento onde se irá realizar a formação complementar
- indicação da data de início e da duração da formação
- estimativa discriminada de custos relativos a transporte, estadia e eventuais propinas
Tiago
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: 'visita de formação complementar' na Europa

Post by Carla Gouveia-Caridade »

franciscogutierres wrote:
Sei que é na ordem dos 750 euros.
Olá, Francisco.

O valor do subsídio não é esse. Tens direito "até" 300 euros para a viagem, e no máximo a mais 730 euros/mês. Este valor de 730 euros é a equiparação a bolseiro no estrangeiro.
Claro que estes valores são o máximo que a FCT dá, não significa o recebas na totalidade.

O pedido de financiamento pode ser feito através de e-mail para id.bolsas@fct.mctes.pt, juntamente com os outros documentos que o Tiago referiu.

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
Post Reply