Pagamento de propinas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
joaorangel
recém-chegado
recém-chegado

Pagamento de propinas

Post by joaorangel »

Tenho uma bolsa de doutoramento no estrangeiro pela FCT e, como é sabido, todos os anos é-me transferido o valor das propinas para a minha conta pessoal. Cabe-me a mim efectuar o pagamento da dívida junto dos serviços financeiros da universidade e enviar o recibo à FCT de forma a comprovar o pagamento.

Paguei este mês uma pipa de massa em propinas com o meu cartão de crédito e, como com qualquer compra no estrangeiro, a CGD cobrou-me uma taxa pela utilização do serviço. No total são quase 150 euros que perdi com o pagamento das propinas. Sabem se este valor pode ser imputável à FCT? Se sim, como o posso fazer?

Obrigado,
João
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Pagamento de propinas

Post by nowikissyou »

Eu vou estar numa situação parecida e por isso também estou curioso sobre qual o processo que a FCT segue para pagamentos no estrangeiro, nomeadamente noutras divisas (USD no meu caso).

Exemplo: a factura apresenta um total de US$8000 e eu pago (em dólares) e depois envio esse documento à FCT para que ela me reembolse. Qual o valor em euros que vai ser depositado na minha conta em Portugal? Obviamente que eu necessito do dinheiro aqui nos EUA, logo tenho de pagar despesas relativas à transferência e às comissões sobre o câmbio.

Além do pagamentos das propinas, tenho o monthly stipend que também preciso de transferir regularmente (+taxas...).

Já agora, algo relacionado: posso meter estas "despesas de educação" no IRS em Portugal? Eu sei que a bolsa não conta para rendimentos, e como não tenho outras actividades profissionais, é mesmo só despesas. Por outro lado, acho um bocado ridículo eu sequer ter de preencher os impressos, considerando que nem sequer estou no país, e que TENHO DE PAGAR OS IMPOSTOS DAQUI :P
Post Reply