Bolsa de pós-doutoramento em Ciências Jurídicas

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
brunomestre
recém-chegado
recém-chegado

Bolsa de pós-doutoramento em Ciências Jurídicas

Post by brunomestre »

Olá caros bolseiros

Estou neste momento no 4º ano do meu curso de doutoramento no estrangeiro e tenho bolsa até Outubro de 2009. Como planeio entregar e defender a tese até Setembro de 2009 (o mais tardar) gostaria de iniciar um pós-doutoramento em Portugal como forma de reinserção na realidade nacional.

Eis aqui algumas dúvidas relativamente à minha situação que gostaria de ver resolvidas:

(a) até quando é que devo entregar a candidatura? Li no site que as candidatura se encontram abertas em permanência mas, segundo creio, existe um prazo para avaliação da mesma. A minha intenção era evitar uma quebra de rendimentos entre o fim da bolsa (e a defesa da tese) e o início do pós-doc.

(b) uma faculdade pode funcionar como instituição de acolhimento (devidamente orientada pelo orientador do pós.doc) ou tem que ser um centro de investigação da própria universidade?

(c) o período de duração das bolsas é de 2 ou 3 anos prorrogáveis até 6 anos? Não desejava manter.me nesta situação mais do que três anos.

(d) alguém pode informar-me dos montantes das bolsas de pós-doc nacionais?

Obrigado pela V/ atenção
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Bolsa de pós-doutoramento em Ciências Jurídicas

Post by nowikissyou »

Olá,

b) no meu entender, uma faculdade (ou universidade) é uma instituição de acolhimento, e logo que estejas registado como aluno de post-doc e tenhas um orientador não deve haver problema.

c) http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml
Article 5.3: These grants are, in principle, one year in length, renewable for up to a total six years, and cannot be awarded for periods of less than three consecutive months.
d) http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores
Bolsas de Pós-Doutoramento (BPD) em Portugal: 1495€
a) não sei bem como se processam as BPD, mas de certeza que alguém correntemente nessa situação pode ser mais prestável :)
Post Reply