Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
tatiana
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IST

Re: Contratos FCT

Post by tatiana »

obrigada joão....
espero que vc esteja certo
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

/
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 3:24 pm, edited 1 time in total.
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

SUSYmodel wrote:eu continuo à espera, ja passou mais de um mes e meio desde que lacrei. ta mesmo a demorar muito tempo :? :(

Eu até receber o contrato esperei cerca de 2 meses e 1 semana.

Cumprimentos,
João
PhD
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

.
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 3:25 pm, edited 1 time in total.
CristinaC
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ***

Post by CristinaC »

Viva!

Lacrei a minha candidatura a 22 de Dezembro. Entretanto, tive os vistos verdes no início de Fevereiro. Cerca de 1 semana depois, deslacraram a minha candidatura, porque precisaram de 2 documentos adicionais. Voltei a lacrar na passada 3ª feira e hoje disponibilizaram-me o contrato (em pdf). Espero que dê para receber já em Abril! :smt003
João

Post by João »

SUSYmodel wrote:joao, ate receberes o contrato em papel ou em pdf?

ja agora confirmo mais uma vez, os vistos verdes deverao aparecer na lista de documentos nao é?

Olá Susy!

A FCT só envia o contrato por pdf e tu imprimes, assinas e envias juntamente com os restantes documentos que submetes-te por carta ou entregas pessoalmente na loja do cientista.

Relativamente à tua outra questão, sim os vistos verdes aparecem na lista de documentos submetidos e o contrato irá aparecer no item "gerar contrato em formato pdf" na tua página FCT-SIG.

Cumprimentos,
João
PhD
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

ola joao, obrigada

voces esperaram pelos vistos verdes pa pedirem os originais aos orientadores? eu tenho estado a espera, mas se calhar assim é tempo perdido...
João

Post by João »

SUSYmodel wrote:ola joao, obrigada

voces esperaram pelos vistos verdes pa pedirem os originais aos orientadores? eu tenho estado a espera, mas se calhar assim é tempo perdido...

Olá!

Eu já tinha os originais, porque assim foi mais rápido. Se não quiseres enviar os originais podes enviar cópias autenticadas dos documentos.

Cumprimentos,
João
PhD
Joaninha
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho/IEP

Post by Joaninha »

Ola a todos!

Alguém sabe se a actividade de bolseiro é compatível com a dedicação a projectos sem que sejamos remunerados por isso?
Antes de ter bolsa de doutoramento iniciei a participação num projecto enquanto investigadora com dedicação a 10%, sem jamais ter recebido qualquer remuneração por essa participação. Acontece que esse projecto só termina em Setembro de 2009 e agora a FCT pede-me a declaração de cessação de actividade nesse projecto.
Não fazia ideia que não era compatível, até porque tenho colegas nesse projecto que também são bolseiros de doutoramento e que eu saiba a FCT nunca se opôs a essa participação.

Se alguém fizer ideia de como isto se processa agradecia porque deslacraram-me a candidatura para que pudesse regularizar os documentos e não sei bem o que fazer.

Obrigada
Noggs
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: HUVR

Post by Noggs »

Para quem anda a panicar com o "atraso" no processo de verificação de documentos e envio dos contratos, liguei agora para a FCT e disseram-me que estão a analisar os processos lacrados a 7 de Janeiro.

:)
AnaCaracol
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UA - CESAM

Post by AnaCaracol »

Noggs wrote:Para quem anda a panicar com o "atraso" no processo de verificação de documentos e envio dos contratos, liguei agora para a FCT e disseram-me que estão a analisar os processos lacrados a 7 de Janeiro.

Eu como só lacrei em 11 de Janeiro...está mais que visto que só vou receber em Maio (se os papéis estiverem todos bem)...enfim...mais um mês a pão e água :smt005 :smt005 :smt005 .

Ana
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Joaninha wrote:Alguém sabe se a actividade de bolseiro é compatível com a dedicação a projectos sem que sejamos remunerados por isso?
Antes de ter bolsa de doutoramento iniciei a participação num projecto enquanto investigadora com dedicação a 10%, sem jamais ter recebido qualquer remuneração por essa participação. Acontece que esse projecto só termina em Setembro de 2009 e agora a FCT pede-me a declaração de cessação de actividade nesse projecto.
Não fazia ideia que não era compatível, até porque tenho colegas nesse projecto que também são bolseiros de doutoramento e que eu saiba a FCT nunca se opôs a essa participação.
Estranho... Nas FAQs dos projectos de investigação, na página da FCT (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/faq), é referido o seguinte:
É possível integrar, na equipa de investigação, estudantes de doutoramento ou de mestrado que aufiram bolsa da FCT? É possível remunerá-los no âmbito de tarefas que desempenhem no projecto?
Sim. É possível integrar na equipa de investigação, estudantes de doutoramento ou de mestrado que aufiram bolsa da FCT, desde que o tema das dissertações se adequem às temáticas das candidaturas. Não são consideradas elegíveis despesas referentes a remunerações de elementos que auferem de uma Bolsa da FCT.
Assim, eu diria que a FCT pode estar a fazer confusão. Eu sugiro que contactes a FCT indicando que a tua participação no referido projecto não acarreta nenhuma remuneração e que o trabalho desenvolvido se insere no plano de trabalhos proposto na tua candidatura a bolsa de doutoramento. Quem sabe não podes referir que a tua participação nesse projecto corresponde ou coincide com o início das actividades... Fala com o teu orientador e com o responsável pelo projecto...
Acho que faz todo o sentido que os bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento participem em projectos. As bolsas pagam sobretudo o recurso humano (a bolsa em si). A parte da propina que o orientador recebe (BD) ou o financiamento do grupo por ter mais um doutorado (BPD) não é, pelo menos em algumas áreas, muito significativo. Nas "ciências laboratoriais", a aquisição de meia dúzia de reagentes ou de consumiveis para um equipamento pode esgotar logo essa verba...

Ou o plano de trabalhos que apresentaste na candidatura a bolsa não está relacionado com o projecto em que estás agora envolvida? Neste caso, diria que a FCT tem razão...

Tiago
Joaninha
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho/IEP

Post by Joaninha »

Olá Tiago
obrigada pelas dicas. Hoje mesmo estive com a IR do projecto q me confirmou q todos os alunos de doutoramento sempre participaram em projectos sem qualquer problema.
No meu caso não tenho qualquer benefício em termos de despesas pela participação no projecto, mas a verdade é q me tem dado experiência de investigação e conhecimentos fundamentais para o meu plano de trabalhos.
Já mandei um mail para a FCT e amanhã vou tentar telefonar para lá. Espero mesmo que tenha sido um engano.

Mais uma vez obrigada!
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

joao obrigada pela resposta e noggs obrigada pela informacao. nao disseram quantos dias analisam por dia? :D

eu acho q vou ja pedir os originais. ja nao conto receber nada antes de junho, mas queria pelo menos enviar os documentos antes de comecar :(
Noggs
recém-chegado
recém-chegado

Post by Noggs »

Susy, isso não me disseram... Mas eu lacrei a 10 de Janeiro e só tou a contar receber o malfadado email no final da próxima semana, para não andar stressada com a situação! :P

Se vier antes, avisarei :)
AnaCaracol
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UA - CESAM

Post by AnaCaracol »

Noggs wrote:Susy, isso não me disseram... Mas eu lacrei a 10 de Janeiro e só tou a contar receber o malfadado email no final da próxima semana, para não andar stressada com a situação! :P

Se vier antes, avisarei :)
Olá pessoal

Noggs, já tens os vistos verdes nos documentos?

Ana
Noggs
recém-chegado
recém-chegado

Post by Noggs »

Ainda não tenho, por isso só conto com as coisas no final da próxima semana! Com tudo a correr bem, serei "rica" no início de Maio! xD
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

noggs nao tens nenhuma informacao que aponte po final da proxima semana, pois nao? é suposicao tua?

eu tenho a esperanca q tenha havido menos pessoal a lacrar em janeiro :?:
Noggs
recém-chegado
recém-chegado

Post by Noggs »

É pura suposição minha, mas amanhã volto a ligar! Tenta também: a primeira a saber avisa :D
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Noggs wrote:Para quem anda a panicar com o "atraso" no processo de verificação de documentos e envio dos contratos, liguei agora para a FCT e disseram-me que estão a analisar os processos lacrados a 7 de Janeiro.

Atraso é um termo simpático para a falta de consideração que têm por nós. A meio de fevereiro quando telefonei ainda estavam a analisar os de Dezembro, a 9 de Março ainda vao a 7 de Janeiro. Que ritmo alucinante! Estou para ver com os documentos que podem não estar bem quanto tempo demora depois de deslacrar e lacrar outra vez como prevejo já que vá acontecer... Lacrei a 23 de Janeiro que foi quando o IST finalmente me passou uma declaração em como estava inscrita, sendo que preenchi a papelada e paguei 100 euros a meio de Dezembro quando soube do resultado do concurso. Tanto uns como os outros devem achar que nós vivemos do ar e que as bolsas de investigação, aliás, a investigação propriamente dita, são pura recriação ou divertimento.
É triste...

Ana
Post Reply