Actividade Docente / BD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
veramaria
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP

Actividade Docente / BD

Post by veramaria »

Olá a todos,

Sou bolseira de doutoramento e surgiu-me a possibilidade de dar aulas num colégio, o que penso que é possível, de acordo com o estatuto de bolseiro de investigação. Estou certa?

O meu problema é que querem que eu assine o contrato já amanhã e eu ainda não consegui falar com a FCT.
A minha dúvida é se posso e/ou devo assinar o contrato antes de informar a FCT de que vou dar aulas.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Actividade Docente / BD

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

O Estatuto considera a docência como uma excepção permitida pelo regime de exclusividade. Embora, na minha opinião, a permissão da actividade docente esteja relacionada com o envolvimento de estudantes de doutoramento e pós-docs em aulas da instituição à qual estão ligados, à semelhança do que acontece em outros países (com outro enquadramento...), como o estatuto não especifica o nível de ensino (superior, secundário,...), em princípio, poderás dar essas aulas.
Mas a opção pela docência juntamente com a bolsa tem consequências. Podes ler mais sobre isso nestes tópicos:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2619
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2725
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=2820

Quanto ao momento de informação à FCT, o que o regulamento refere é que se deve informar a FCT "do exercício de qualquer actividade remunerada não inicialmente previsto na sua candidatura original". Assim, deves poder informar depois de assinar o contrato, embora o ideal seja sempre comunicar com a FCT antes de formalizar qualquer compromisso, até para se perceber atempadamente quais as consequências de tal acto, como referido nos tópicos anteriores.

Boa sorte.

Tiago
Emartins
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: IMM

Post by Emartins »

Caros colegas
Foi finalmente homologado o Regulamento de Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2008, com efeito a partir de 8 de Maio de 2008!!!| Assim, e no que diz respeito à acumulação da bolsa com actividade docente, a FCT fará automaticamente a devolução dos montantes descontados da bolsa com retroactivos ao momento da última renovação após 8 de Maio de 2008.
Menos uma injustiça para os bolseiros!
pinha
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade Porto

Post by pinha »

Isto é mesmo verdade???

Onde é que tiveste essa informação? No outro tópico em baixo sobre actividade docente estávamos a discutir isso mesmo...
Alguém da FCT te confirmou a situação da retroactividade até à última renovação após Maio de 2008?

Meu Deus, até custa a acreditar que finalmente se fará justiça! :) :) :)
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 8.phtml.pt

Façam scroll até ao fim da página:
Homologado com efeito a 8 de Maio de 2008.
Também se encontra em http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... s.phtml.pt, perto do início.

Infelizmente não encontrei nenhuma referência onde esteja tacitamente dito que tem efeitos retroactivos, mas talvez esteja implícito numa lei geral que regule a forma como são produzidos/homologados este tipo de regulamentos, passo a redundância.
hfpo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U. Porto

Post by hfpo »

Pessoal, eu confirmo...

Falei com a FCT hoje de tarde. Vejam lá a ironia.

Obtive bolsa de PhD este ano com data de início a 1 Novembro, contudo ainda não recebi nada. Ao mesmo tempo estou a dar aulas na FEUP(4 semanais, isto é, com pagamento mensal abaixo dos 980€).

Telefonei hoje para saber quando me iam começar a pagar e qual o valor que iria receber por causa de estar a dar aulas. É quando a mulher me diz que o regulamento tinha sido homologado e que ia receber a totalidade da bolsa, quase que me caía tudo!!!!

Muito bom, obrigado a quem lutou directamente por esta situação.

Hélder
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Bem, parece sim... Uma excelente noticia!
schazer
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Departamento Psicologia, Universidade do Minho

Post by schazer »

Uma excelente excelente noticia!

Diogo
SandraPinto
recém-chegado
recém-chegado

Post by SandraPinto »

Muito boa noticia! Menos uma injustiça!
:D
Sandra
CristinaC
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ***

Post by CristinaC »

Alguém da ABIC consegue confirmar que isto não é só uma antecipação do 1º de Abril? Com a FCT nunca se sabe... :mrgreen:
pinha
recém-chegado
recém-chegado

Post by pinha »

Sim, era bom ter uma confirmação de alguém da Direcção da ABIC já que, como estiveram empenhados na resolução deste problema, talvez tenham sido informados oficialmente pela FCT... :roll:
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Olá a todos.

A direcção da ABIC não recebeu nenhuma comunicação oficial da FCT a este respeito. No entanto, temos também essa informação de que o regulamento já foi homologado.
É uma boa notícia, mas vamos aguardar a sua aplicação. Assim, voltamos a pedir aos colegas que têm outra actividade (permitida pelo regime de exclusividade) para além da bolsa que façam eco aqui no fórum se deixou de haver a redução da bolsa e também se rereberam o dinheiro entretanto descontado na bolsa (para renovações posteriores a 8 de Maio de 2008 esse desconto não devia ocorrer...).
Obrigado.

Tiago
rresende
recém-chegado
recém-chegado

Post by rresende »

Olá

A minha bolsa é renovada este mês (Abril) e tenho actividade docente, pelo que deveria ser aumentado (já fiz o pedido o ano passado e disseram-me que seria agora a mudança).

Curiosamente, ainda não recebi o mês de Março, nunca passou de dia 2. Será que antecipam?

Ricardo Resende
Diana80
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade Aveiro

Post by Diana80 »

Olá a todos,
Eu sou uma das que tenho visto a redução ser feita, mesmo após a minha renovação em Novembro... Este mês de Abril ainda me foi descontado o valor...espero em Maio já receber a totalidade e também ver os retroactivos serem pagos!
Acham que deveria escrever uma carta à FCT a pedir o reembolso e a reposição do valor total da bolsa?

Ficarei à espera de ouvir outras pessoas que estejam na mesma situação que eu!
Saudações,

Diana
pinha
recém-chegado
recém-chegado

Post by pinha »

Consegui ligar para a FCT e disseram-me que não era preciso fazer nenhum pedido em especial para receber por inteiro e com os retroactivos, pois isso iria ser processado em breve (não sei quando).
Mas, na minha opinião, acho que vou escrever uma carta a oficializar o pedido para que depois não haja motivos para recusas...
Gato escaldado...
cristinapereira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISPA

Post by cristinapereira »

Olá a todos.
Ainda não tenho bolsa de doutoramento, mas gostava de me candidatar este ano. Fui à FCT perguntar quais as actividades compatíveis com a exclusividade (além da docência) e não me souberam explicar claramente quais são. Como sou psicóloga, neste momento tenho algumas pessoas que estou a seguir e não queria deixá-las. A remuneração é mínima, por isso não sei se terei que cessar a actividade e deixar essas pessoas. Há por aí alguém que esteja na mesma situação?
carina
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UBarcelona

Post by carina »

Com bolsa de doutoramento apenas podes exercer actividades de docência e formação profissional. Não poderás exercer nenhuma outra actividade, independentemente da remuneração.
De qq modo, aconselho-te a ler o regulamento das bolsas de doutoramento que se encontra no site da fct.
Boa sorte!
hfpo
recém-chegado
recém-chegado

Post by hfpo »

Viva,

Recebi hoje um email da FCT a comunicar que no próximo pagamento (Maio) iria receber os retroactivos que me tinham cortado por via da actividade Docente.

Por isso confirma-se que a FCT vai pagar o que nos tirou. Pelo que me deu a entender, será para todos que renovaram ou têm novas bolsas a partir de Maio de 2008, data de homologação, mas sem confirmação.

Abraço,

Hélder
pinha
recém-chegado
recém-chegado

Post by pinha »

Olá Helder,

São óptimas notícias as que trazes a este Fórum!

Queria só perguntar algumas coisas:
- recebeste este esse mail "espontâneamente" da FCT ou foste tu que pediste à FCT, por carta ou por mail, para que te pagassem os retroactivos?
- Se foste tu a pedir 1) tiveste que enviar alguma documentação em especial? 2) quanto tempo demorou e deferir o pedido?
- No mail também confirmam que passas a partir de agora a receber a bolsa por inteiro?

Obrigada!
hfpo
recém-chegado
recém-chegado

Post by hfpo »

Olá,

Na Terça-feira, pelas 15 horas, recebi um telefonada da FCT, porque a declaração que indicava que estava com actividade docente não estava exactamente como eles queriam. Durante essa conversa a senhora disse-me que quando entregasse de novo a declaração iriam processar o pagamento dos retroactivos dos meses que me cortaram e que a partir de agora não haveriam mais cortes.

Corri para o meu Departamento para recolher a declaração. Digitalizei e enviei por volta da 16 horas. Às 16:35 recebi o email da FCT a confirmar tudo e a dizer o valor que me iriam devolver.

Sim, em 95 minutos tudo resolvido, parece incrível para a FCT. E não, não conheço ninguém na FCT nem tenho cunhas. Ou estão a melhorar o serviço, ou tive sorte.

Abraços,

Hélder
Post Reply