Remuneração de Bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
oort
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTL

Remuneração de Bolsa

Post by oort »

Olá.

Uma pessoa com Mestrado Integrado (pós-bolonha) recebe quanto numa bolsa a tempo integral?

Aparentemente a minha candidatura foi aceite mas já não existe o anúncio na EraCareers onde penso ter visto o valor 980€. Só que agora não me apetecia chegar lá e receber a noticia que ia receber os 745€ correspondentes à licenciatura.

Cargo/posição/bolsa:
Bolsa de Investigação para Mestre

Obrigado pela ajuda.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Re: Remuneração de Bolsa

Post by DC »

Olá,

Pelo que sei, isso depende um pouco da instituição e do dinheiro disponível nos projectos.... Poderás realmente ter essa surpresa.... Espero que não!
oort
recém-chegado
recém-chegado

Post by oort »

Bem... afinal depois de procurar um bocadi lá encontrei o edital. Falam em 980. Vamos ver...

http://areapessoal.ist.utl.pt/files/edi ... alBL66.pdf
CristinaC
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ***

Post by CristinaC »

Olá

Bolsa de investigação para mestre, 980€:

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

CristinaC,

Em principio deveria ser isso... Mas como muitas vezes as BI (bolsas de investigação) vêem de dinheiro de projectos, nem sempre isso acontece. Uma analogia simple: o dinheiro do projecto é "um bolo" e o dinheiro do projecto destinado a bolsas corresponde a uma "fatia desse bolo". Se as bolsas forem 745 a fatia é de um determinado tamanho, se forem de 980 essa fatia aumenta, retirando assim dinheiro para outras componentes. O ideal seria projectar inicialmente as bolsas de acordo os graus, mas nem sempre isso acontece.

Há chefes de projecto que dizem isto claramente, há outros que encontram mil e uma desculpas para esconder esta realidade, vai-se lá saber porquê...
marlenelopes
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by marlenelopes »

Boas

A remuneração de uma bolsa de investigação para um grau superior a licenciatura é de 980 €. A FCT nem sequer aceita que te paguem 745 €.

Comigo aconteceu o seguinte: sou mestre (pré-bolonha) e, durante 1 ano, estive numa bolsa de investigação a receber 745 €...por ignorância minha e do supervisor do projecto...
No fim do ano, quando a direcção financeira do departamento enviou as contas do projecto para a FCT, imediatamente eles enviaram os papéis para trás...porque o meu vencimento não poderia ser de 745 €...o supervisor do projecto foi obrigado a transferir-me o dinheiro em falta, devido ao meu grau académico..só assim a FCT aprovou as despesas do projecto.

No entanto, tem em atenção esta questão antes de assinares o contrato da bolsa. Apesar da FCT obrigar a pagar 980 € aos mestres, nem sempre os projectos foram submetidos tendo em conta a contratação de um mestre. Imagina que quem submeteu o projecto contemplou a contratação de um licenciado...a FCT dá dinheiro suficiente para 745 €..e depois não há dinheiro suficiente para te pagar 980 €...e o orientador o que faz? Tenta chegar a um acordo contigo e pede-te para devolver a diferença entre 980 e 745 € :(

Espero ter ajudado

Marlene Lopes
oort
recém-chegado
recém-chegado

Post by oort »

obrigado a todos.

como no edital referem "mestre" e "980€" em principio nao deverei ter surpresas. presumo que pior é quando pedem "licenciado/mestre" e depois dizem claramente "745€" como já vi em alguns anúncios.

de qualquer maneira agora só saberei na segunda-feira que é quando me vou apresentar ao responsável.
arbg
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CLUL

Post by arbg »

Olá

Se no caso de uma pessoa que tenha Bolsa de Investigação como Licenciado (745€) e entretanto, no decorrer do projecto, obtenha o grau de Mestre, pode ser alterado o tipo de
Bolsa para Bolsa de Investigação como Mestre (980€) ?

Sei que deve ter de se pedir uma autorização à FCT e o projecto ter fundos para isso poder acontecer, mas é permitido?

Obrigada
Ana Guilherme
Post Reply