Contratos FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Re: Contratos FCT

Post by Carla Gouveia-Caridade »

seireenia wrote:Olá a todos.

Aqui vão algumas datas para situar quem espera:
. 23 de Janeiro - lacrei o processo
. 7 de Abril - vistos verdes, excepto na situação profissional
. 15 de Abril - processo deslacrado (tive que ir à loja do cientista pedir para deslacrarem), submeti um documento adicional e voltei a lacrar
. 22 de Abril - contrato disponível em pdf

Vou amanhã à FCT entregar o contrato e mostrar os originais.
Está para demorar... Pode ser que tenha sorte e ainda receba no início de Junho, o que dava muito jeito porque já me inscrevi numa conferência no mesmo mês.
Não quero desanimar-te mas pessoal que já mandou o contrato há mais de um mês e meio ainda não recebeu o contrato assinado pelo Presidente da FCT, e por isso o mais provável é que não recebam agora em Maio. Espero que tenhas mais sorte!

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
funf
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: flup

Post by funf »

. 15 de Abril - processo deslacrado (tive que ir à loja do cientista pedir para deslacrarem), submeti um documento adicional e voltei a lacrar

Está para demorar... Pode ser que tenha sorte e ainda receba no início de Junho, o que dava muito jeito porque já me inscrevi numa conferência no mesmo mês.
isto é inacreditável!!!!

eu lacrei a minha candidatura antes de ti - a 22 de janeiro;
tive os vistos TODOS verdes na véspera dos teus (6 de Abril)
tive LOGO os vistos TODOS verdes e até agora NADA de contrato... esta gente só pode estar a brincar connosco!

e para quem fala de "favorzinho" que o estado nos faz, é francamente ridículo. porque não estou a trabalhar pelo favorzinho. como qualquer outro trabalhador, tenho as minhas contrapartidas, as minhas obrigações e a minha dignidade. não podemos assumir compromissos na expectativa da bolsa?! então e se já os tivermos ANTES da bolsa!? estou desde janeiro impedida de trabalhar por causa desta merda, e até hoje nem dinheiro, nem contrato, nem trabalhar posso e o estado que me deve o que me prometeu é que me está a fazer um favorzinho?!?! falas bem porque deves ter quem te aguente, senão não falavas assim...

é pela atitude lambe-botas do "fala baixinho que estão a fazer-te um favor" que estamos com bolsas por actualizar há 7 anos, que não há carreiras de investigação como deve ser em portugal, que nos tratam como imbecis porque não nos pagam o que nos garatiram, e nem sequer nos deixam sobreviver.
anavaldez
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Faculdade de Letras de Lisboa/Yale University

Post by anavaldez »

desculpem intervir, mas de facto, parece-me necessário que haja calma. nao se pense que estou em melhor situaçao, porque nao estou... lacrei em fevereiro, estou nos eua, e preciso da papelada por causa de visto, além de que obviamente, as poupanças ao fim destes meses todos começam a escoar-se.

muitos de nós temos compromissos profissionais assumidos há muito, que neste momento, até nos parece quase uma miragem podermos cumpri-los. estou a pensar, por exemplo que tenho uma série de conferências durante o verão e que sem isto resolvido, nem sequer me vou inscrever, mesmo tendo papers para apresentar.
sugeria, que nos mantivessemos o mais calmos que é possível. a situaçao está muito complicada para a maioria, e o facto de a papelada relativa às bolsas da 1ª fase que só entrou no fim dos seis meses, ter passado à frente de toda a gente nao deu jeitinho nenhum.
eu por mim, tenho o pacote de documentos originais em lx, à espera que o contrato venha... tenho isso, os recibos dos seguros de saúde (uma brutalidade à americana), o pedido de conferência... que mais posso fazer? esperar... e tentar nao desesperar demasiado enquanto todos os dias ligo o pc e vejo se a minha página já tem cartao de sócio do sporting...

ana
pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Minho

Post by pedromar »

Carla Gouveia-Caridade wrote:

Não quero desanimar-te mas pessoal que já mandou o contrato há mais de um mês e meio ainda não recebeu o contrato assinado pelo Presidente da FCT, e por isso o mais provável é que não recebam agora em Maio. Espero que tenhas mais sorte!

Boa sorte!
Boas.

Se enviaram o contracto para a FCT antes do dia 18 recebem de certeza no mês seguinte. É assim que tem acontecido.
Carla Gouveia-Caridade
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Carla Gouveia-Caridade »

pedromar wrote:Boas.

Se enviaram o contracto para a FCT antes do dia 18 recebem de certeza no mês seguinte. É assim que tem acontecido.
Para bem deles espero que sim!!

Esperemos!!

Boa sorte!
Carla Gouveia-Caridade
Investigador Post-Doc
pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Minho

Post by pedromar »

Carla Gouveia-Caridade wrote:
pedromar wrote:Boas.

Para bem deles espero que sim!!

Esperemos!!

Boa sorte!
Para bem deles e do meu, também estou nessa situação :-)

Que isto irrita irrita, mas vamos ter calma e pensamento positivo.

Pedro
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: WWU

Post by Rosinha »

Malta Malta...

Calma, acho que os animos se estão a exaltar. eu sei que a espera é dolorosa, e custa muito e etc, e que precisamos do dinheiro and so... Mas vamos la ter calma ppl...

Relax...

:smt026 :smt026 :smt026

P.S. - Alguem sabe o que é feito do Manecas?
Rosinha
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

funf wrote:

isto é inacreditável!!!!

tive LOGO os vistos TODOS verdes e até agora NADA de contrato... esta gente só pode estar a brincar connosco!

e para quem fala de "favorzinho" que o estado nos faz, é francamente ridículo. porque não estou a trabalhar pelo favorzinho. como qualquer outro trabalhador, tenho as minhas contrapartidas, as minhas obrigações e a minha dignidade. não podemos assumir compromissos na expectativa da bolsa?! então e se já os tivermos ANTES da bolsa!? estou desde janeiro impedida de trabalhar por causa desta merda, e até hoje nem dinheiro, nem contrato, nem trabalhar posso e o estado que me deve o que me prometeu é que me está a fazer um favorzinho?!?! falas bem porque deves ter quem te aguente, senão não falavas assim...

é pela atitude lambe-botas do "fala baixinho que estão a fazer-te um favor" que estamos com bolsas por actualizar há 7 anos, que não há carreiras de investigação como deve ser em portugal, que nos tratam como imbecis porque não nos pagam o que nos garatiram, e nem sequer nos deixam sobreviver.
Olá funf,

Tu não és um trabalhador(a), és um bolseiro(a) (ou serás se e quando tiveres o contrato assinado). Se não conheces o teu estatuto, problema teu.

Se tinhas compromissos antes da candidatura à bolsa, devias ponderar bem se a bolsa era a melhor solução para ti.

Desde que iniciei o meu PhD (Agosto 2008) que sou independente em termos financeiros. E ainda consegui poupar o suficiente para me manter aqui nos EUA durante cerca de 6 meses se *knocks on wood* a FCT não me puder pagar atempadamente.

Se achas que o valor da bolsa está díspar do custo de vida, mais uma razão para pensares num emprego como investigador(a) em vez de seguir para um Doutoramento.
E implicares que as "carreiras de investigação" em Portugal deviam ser baseadas em bolsas só denuncia o teu profundo desconhecimento sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento aplicados à indústria (e à sociedade em geral).

Até teres o contrato assinado ninguém te garantiu coisa nenhuma.

Não me recordo de alguma vez ouvir dizer que FCT fez ameaças e/ou atentou contra a vide ninguém, pelo que dizeres que não te deixa sobreviver é, no mínimo, caricato (ou uma situação muito grave que deves denunciar prontamente às autoridades competentes).

Toma um Xanax (ou um Valium), respira fundo e da próxima vez tenta fundamentar melhor as tuas opiniões. Vais ver que te passam a levar a sério e consegues atingir os teus objectivos mais facilmente.

Se queres que a eficiência da FCT melhore, permite-me sugerir que escrevas uma carta ao teu representante na Assembleia da República a pedir a criação de uma Comissão de Inquérito sobre os atrasos no processamento das BDs (e possivelmente outras). Expõe o teu caso pessoal a título de exemplo e quando o relatório for publicado, lê-o atentamente e tira as tuas conclusões. Lembra-te que podes também pedir apoio quer à ABIC quer aos partidos políticos.

É assim que as coisas funcionam em países democráticos e civilizados (cf. com arrotar postas de pescada para o ar).

Boa sorte.
anavaldez
cientista regular
cientista regular

Post by anavaldez »

Olá funf,

Tu não és um trabalhador(a), és um bolseiro(a) (ou serás se e quando tiveres o contrato assinado). Se não conheces o teu estatuto, problema teu.

Se tinhas compromissos antes da candidatura à bolsa, devias ponderar bem se a bolsa era a melhor solução para ti.

Desde que iniciei o meu PhD (Agosto 2008) que sou independente em termos financeiros. E ainda consegui poupar o suficiente para me manter aqui nos EUA durante cerca de 6 meses se *knocks on wood* a FCT não me puder pagar atempadamente.

Se achas que o valor da bolsa está díspar do custo de vida, mais uma razão para pensares num emprego como investigador(a) em vez de seguir para um Doutoramento.
E implicares que as "carreiras de investigação" em Portugal deviam ser baseadas em bolsas só denuncia o teu profundo desconhecimento sobre inovação, pesquisa e desenvolvimento aplicados à indústria (e à sociedade em geral).

Até teres o contrato assinado ninguém te garantiu coisa nenhuma.

Não me recordo de alguma vez ouvir dizer que FCT fez ameaças e/ou atentou contra a vide ninguém, pelo que dizeres que não te deixa sobreviver é, no mínimo, caricato (ou uma situação muito grave que deves denunciar prontamente às autoridades competentes).

Toma um Xanax (ou um Valium), respira fundo e da próxima vez tenta fundamentar melhor as tuas opiniões. Vais ver que te passam a levar a sério e consegues atingir os teus objectivos mais facilmente.

Se queres que a eficiência da FCT melhore, permite-me sugerir que escrevas uma carta ao teu representante na Assembleia da República a pedir a criação de uma Comissão de Inquérito sobre os atrasos no processamento das BDs (e possivelmente outras). Expõe o teu caso pessoal a título de exemplo e quando o relatório for publicado, lê-o atentamente e tira as tuas conclusões. Lembra-te que podes também pedir apoio quer à ABIC quer aos partidos políticos.

É assim que as coisas funcionam em países democráticos e civilizados (cf. com arrotar postas de pescada para o ar).

Boa sorte.[/quote]

mais uma vez calma....

precisamos de um bocadinho de bom humor, senão não aguentamos a espera.

só comentário de quem acabou uma bolsa de doutoramento em outubro e vai agora para a de pós-doc, tudo nos EUA, o facto é que o nosso dinheiro em Portugal rende menos, especialmente, quando temos bolsas mistas e vemos que no mês em que estamos em portugal a nossa bolsa reduzida.

as poupanças sao boas e necessárias... mas atençao, porque nao duram para sempre. Sem nenhuma extravangância, e tendo que pagar o seguro de saúde mensalmente, incluindo renda e utilities (água, luz, gas, net, telefone e tv), o valor que gasto anda pelos €1600 mensais... claro que estou na costa leste, num sítio muito caro, mas mesmo assim...

por isso, calma, vamos manter a cordialidade, pensar positivo e ver se aparece algum daqueles bem dispostos que sabe sempre deixar aqui uma mensagem divertida que levanta o ânimo geral dos que por cá andam neste nervoso miudinho de ser se conseguem ou nao que os filiem no sporting...

ana
João
cientista sempre presente
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Post by João »

Olá Ana!

Eu aconselho que se tornem sócios do F.C. Porto para não desanimar... :D
João
PhD
anavaldez
cientista regular
cientista regular

Post by anavaldez »

nao posso... eu até ja nem vejo futebol.... estou a pensar tornar-me fã do rugby...
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

anavaldez wrote: Sem nenhuma extravangância, e tendo que pagar o seguro de saúde mensalmente, incluindo renda e utilities (água, luz, gas, net, telefone e tv), o valor que gasto anda pelos €1600 mensais... claro que estou na costa leste, num sítio muito caro, mas mesmo assim...
Eu em Baltimore MD gasto cerca de $1200 por mês, sem contar o seguro de saúde nem propinas nem despesas consideradas "anuais". Tal como tu, sem extravagâncias, mas a viver sem ter de racionar nada :P.

1600€ é mesmo caro; presumo que estejas em NYC, Boston ou algures em NH...
Quando fui a Manhattan em 2006 era a vergonha total: 1 garrafa pequena de água custava $2 e um Big Mac todo chungoso passava os $7.

EDIT: afinal tás em Yale 8)

Já agora, como é com os câmbios por causa das propinas? Tipo, se a minha univ. me der uma factura com o valor de $7000 e eu a apresentar à FCT, qual o valor que vai ser depositado na minha conta em PT?
E qual a maneira mais eficiente de transferir quantias elevadas de dinheiro? Sei que há uns limites máximos (penso que são $10000) para evitar mecanismos de lavagem de dinheiro, mas mesmo que não chegue a tanto, há sempre as taxas que o banco cobra...
Paypal e Western Union ainda são piores; há mais alguma solução?

Thanks.
anavaldez
cientista regular
cientista regular

Post by anavaldez »

Aqui ou racionas, ou morres, porque nem a diferença de câmbio chega. Quando vou a NY consigo mais coisas com o mesmo dinheiro... mas enfim, eu já levo quatro anos e meio de casa, mudanças departamentais e de estatuto.

apesar de este nao ser o sítio mais indicado, a minha experiência com esse tipo de coisas é que:

1) pedes à tua universidade/dean que te passe um papelinho a dizer que naquele ano vais ter que pagar no dia X e no dia Y os valores de ZZZ
2) de preferencia, esse valor já vai no relatório anual, tal como o do seguro de saúde
3) com esses documentos entregues, a FCT sempre me depositou antes de eu ter que pagar
4) envias depois os originais dos recibos de pagamentos à FCT... pede montes de assinaturas, carimbos, tudo o que tenham!

Quanto a transferências:

- o mais barato é pelo banco, mas se nao tiveres muito medo de trazer dinheiro contigo, desde que nao sejam mais que os $10,000 passas perfeitamente na alfândega.

Devo dizer que a minha experiência com a FCT foi sempre das melhores, sendo que apenas uma vez eles se atrasaram no pagamento.

Mas olha, se só agora tiveste bolsa, como é que estás com visto? Tens fellowship local?

ana
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

funf wrote: isto é inacreditável!!!!

funf: Lamento se a tua situação não é igual à minha, tenho vindo aqui ver o estado dos processos dos presentes e divulgar o estado do meu para que estejamos todos situados.
Infelizmente não, não tenho quem me aguente, sustento-me a mim própria desde que acabei o curso. Pedi a bolsa para 1 de Março já a contar com algumas demoras e até agora tenho estado com uma BI, senão, já aqui o disse, não aguentava e provavelmente já teria abandonado o projecto de vida que tenho, que neste momento passa por fazer o doutoramento.

Boa sorte a todos, todos precisamos dela. Precisamos também de ter calma. A paciência esgota-se, compreendo, mas os bons modos não deviam esgotar-se.

Ana Neves
SUSYmodel
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by SUSYmodel »

/
Last edited by SUSYmodel on Tue Jan 29, 2019 1:58 pm, edited 1 time in total.
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by nowikissyou »

Obrigado pelas indicações sobre as transferências.
anavaldez wrote: Mas olha, se só agora tiveste bolsa, como é que estás com visto? Tens fellowship local?
Concorri à univ. condicionado que me suportassem financeiramente e aceitaram-me com uma Teaching Assistantship. Estou com F-1 até 2013.
E tu? Como processaste a transição de PhD para pós-Doc? Fizeste OPT?

Infelizmente, obter fellowships a priori não sendo U.S. citizen é praticamente impossível :/
Ponderei a Fullbright em PT, mas obrigava a protelar tudo por um ano (porque precisas de te candidatar com DOIS anos de antecedência) e ao fim e ao cabo, apenas estava em jogo o prestígio, já que financeiramente a bolsa da FCT é melhor - se bem que tecnicamente podes acumulá-las a partir do segundo ano.

A minha bolsa da FCT é para começar no próximo semestre, 1 de Agosto.

Também é interessante notar que para quem passou pelo processo de candidatura a uma univ. americana, a candidatura à FCT é mesmo 'child's play'. Só para dar um exemplo, tive de ir fazer o TOEFL e o GRE a Barcelona e a Madrid, respectivamente... :roll:

Tinha piada se o GRE passasse a ser obrigatório nas candidaturas à FCT :P
anavaldez
cientista regular
cientista regular

Post by anavaldez »

não, eu tenho phd de lisboa, tive uma bolsa mista, nao preciso de faze opt, só novo J-1. Mas neste momento, já preciso do contrato de lisboa para a renovaçao do visto. Especialmente, porque a minha bolsa era para começar a 1 de Janeiro, por isso, como tinha compromissos assumidos aqui na universidade, mesmo sem ganhar um penny extra (tal como requerido pela exclusividade da FCT), estou a tentar aguentar o melhor possível.

Sabes, era engraçado se o processo tivesse em conta alguma prova real de mérito, se bem que nos post-docs, a nota do teu doutoramento conta e muito... e isso é a prova provada da tua capacidade (com redundância e tudo).

No entanto, quando os alunos da Ivy League tiverem que defender teses em público como nós o fazemos em Portugal, e nao apenas entregá-las e obter as assinaturas dos membros do committee, talvez eu lhes passe a dar maior crédito. eu já vi aqui coisas, que nem em tese de mestrado ou trabalho de licenciatura.

Os dois sistemas têm coisas boas e coisas más... e as bolsas da FCT nao seriam o mais fácil de obter se nao fossem as dangerous liaisons que se formam com a falta de avaliaçoes externas. E não, não penses que não há uma concorrÊncia apertada, especialmente em áreas como a minha em que nao temos laboratórios com projectos que nos possam financiar.
Na minha área, Humanidades, é necessario encontrares recursos logísticos como livros, manuscritos, viagens, conferências, sem que possas recorrer às ditas "bench fees". Agora, parece que há uns colegas que conseguem um fundo para livros, livros esses que depis têm que ser entregues às bibliotecas das faculdades portuguesas. Isso tinha dado muito jeito, mas qdo comecei em 2004, nao se sabia disso.

Hoje há mais informação, mas mesmo assim é necessário saber gerir, nao ser demasiado crítico e, por exemplo, pensar que as nossas bolsas que advêm de fundos governamentais e que, por isso, nos obrigam à clausula 212, sao das poucas que nos passam o documento desvinculativo. Portugal, na realidade ajuda-nos a termos liberdade de escolha sobre o sitio onde vamos continuar a nossa carreira, sem que nos peça em troca que trabahemos no país que nos permitiu continuar a estudar e financiou o nossso trabalho.
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by nowikissyou »

anavaldez wrote:não, eu tenho phd de lisboa, tive uma bolsa mista, nao preciso de faze opt, só novo J-1. Mas neste momento, já preciso do contrato de lisboa para a renovaçao do visto. Especialmente, porque a minha bolsa era para começar a 1 de Janeiro, por isso, como tinha compromissos assumidos aqui na universidade, mesmo sem ganhar um penny extra (tal como requerido pela exclusividade da FCT), estou a tentar aguentar o melhor possível.

Sabes, era engraçado se o processo tivesse em conta alguma prova real de mérito, se bem que nos post-docs, a nota do teu doutoramento conta e muito... e isso é a prova provada da tua capacidade (com redundância e tudo).
Pois, mas se calhar acabava por descambar como os exames nacionais devido a políticas de facilitismo (que até compreendo, mas não sei se serão as mais adequadas) :/
anavaldez wrote: No entanto, quando os alunos da Ivy League tiverem que defender teses em público como nós o fazemos em Portugal, e nao apenas entregá-las e obter as assinaturas dos membros do committee, talvez eu lhes passe a dar maior crédito. eu já vi aqui coisas, que nem em tese de mestrado ou trabalho de licenciatura.

Os dois sistemas têm coisas boas e coisas más... e as bolsas da FCT nao seriam o mais fácil de obter se nao fossem as dangerous liaisons que se formam com a falta de avaliaçoes externas.
Concordo. A minha univ. está longe das Ivy League, mas aqui também já vi coisas muito boas e outras muito más, comparando com a UPorto e nomeadamente a FEUP. Mas regra geral, os sistemas são diferentes mas com rigor idêntico (ex: as defesas são públicas).
anavaldez wrote: E não, não penses que não há uma concorrÊncia apertada, especialmente em áreas como a minha em que nao temos laboratórios com projectos que nos possam financiar.
Na minha área, Humanidades, é necessario encontrares recursos logísticos como livros, manuscritos, viagens, conferências, sem que possas recorrer às ditas "bench fees". Agora, parece que há uns colegas que conseguem um fundo para livros, livros esses que depis têm que ser entregues às bibliotecas das faculdades portuguesas. Isso tinha dado muito jeito, mas qdo comecei em 2004, nao se sabia disso.
lol, porque pensaria eu que em Yale não haveria concorrência? :wink:
E sou o primeiro a confirmar que o pessoal das áreas ditas STEM (Science, Technology, Engineering, and Mathematics) tem inúmeras vantagens em termos de financiamento. Se são merecidas ou não, isso já é outra conversa...

A questão das bench fees é muito pertinente, mas a mim passa-me um bocado ao lado porque só com as propinas já vou estar praticamente em cima do limite de 12500€.
anavaldez wrote: Hoje há mais informação, mas mesmo assim é necessário saber gerir, nao ser demasiado crítico e, por exemplo, pensar que as nossas bolsas que advêm de fundos governamentais e que, por isso, nos obrigam à clausula 212, sao das poucas que nos passam o documento desvinculativo. Portugal, na realidade ajuda-nos a termos liberdade de escolha sobre o sitio onde vamos continuar a nossa carreira, sem que nos peça em troca que trabahemos no país que nos permitiu continuar a estudar e financiou o nossso trabalho.
É verdade e foi outro dos factores que me afastou da Fullbright (212). Por acaso eu nem devo precisar do tal documento desvinculativo porque quando arranjei o I-20 para o F-1 a fonte de financiamento era a univ. americana.
Não que eu tenha em vista ficar cá, mas a vida é feita de oportunidades e não quero ficar condicionado desnecessariamente.

O pessoal daqui do meu departamento ficou meio parvo quando lhes falei do valor da bolsa FCT e de tudo o que cobre (propinas, seguro de saúde, conferências, ...).
As bolsas americanas da NSF são miseráveis em comparação. O que vale é que todas as grandes empresas financiam um grande número de doutoramentos. Em Portugal, só conheço 2 ou 3 na minha área...
anavaldez
cientista regular
cientista regular

Post by anavaldez »

Contrato acabado de receber:

lacrado a 12 de Feveiro
vistos e contrato a 23 de Abril

finalmente... acho que em memório da dia da terra de ontem, vou comprar uma plantinha para por aqui em casa!
zorbie
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UAveiro

Post by zorbie »

anavaldez wrote:Contrato acabado de receber:

lacrado a 12 de Feveiro
vistos e contrato a 23 de Abril

finalmente... acho que em memório da dia da terra de ontem, vou comprar uma plantinha para por aqui em casa!
Pronto, algo não está bem! Eu lacrei em 11 de Fevereiro.
vistos e contrato por nascer ainda...

Anavaldez, eu tenho a casa cheia de plantas e nem isso me valeu de nada... :P Queres que exporte uma para aí? Há para todos os gostos e feitios...

Post Reply