Ora vivam!
Que ser bolseiro implica um compromisso de exclusividade... é sabido da comunidade bolseira geral... ou seja, que não deve acumular-se o benefício da bolsa com o exercício de outra actividade remunerada... mas creio q isto se aplicará a uma actividade regular (ainda q com recibos verdes).
Se a um bolseiro for proposta, pontualmente, o desenvolvimento de uma actividade (p. ex. formação) durante um período de tempo definido auferindo um valor previsível (semelhante a uma situação de acto isolado)...
- Terá de abdicar desse montante no valor da bolsa? (ou seja, acaba por n ter qq ganho)
- Não deverá sequer aceitar o seu envolvimento na acção?
- Poderá dar a acção mas de forma voluntária?
Quem já passou por uma experiência semelhante?
um abraço
catarina
Exclusividade ... total total???
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory
Re: Exclusividade ... total total???
Olá,
Por favor vê o post seguinte, nomeadamente o Estatuto do Bolseiro, Artigo 5o ponto 2:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=13497#p13497
Em princípio, deves poder dar a formação e acumular os rendimentos, mas acho que tens na mesma de informar a FCT. Não te sei dizer se há algum problema em dar a formação primeiro antes de receber (eventual) resposta afirmativa da FCT.
Se não for remunerada podes dá-la à vontade.
Espero ter ajudado.
Por favor vê o post seguinte, nomeadamente o Estatuto do Bolseiro, Artigo 5o ponto 2:
http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?p=13497#p13497
Em princípio, deves poder dar a formação e acumular os rendimentos, mas acho que tens na mesma de informar a FCT. Não te sei dizer se há algum problema em dar a formação primeiro antes de receber (eventual) resposta afirmativa da FCT.
Se não for remunerada podes dá-la à vontade.
Espero ter ajudado.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Exclusividade ... total total???
No caso da formação talvez consigas acumular.
Já me aconteceu algo semelhante: um pagamento pelo trabalho que fiz na edição de um livro. Era uma oportunidade interessante e que não quis desperdiçar. Escrevi à FCT explicando pormenorizadamente a situação. Telefonaram-me um tempo depois dizendo que a actividade era incompatível com a bolsa, pelo que, uma vez que era pontual, a solução seria suspender a bolsa durante um mês e passar o recibo nesse mês.
Claro está que não recebi a bolsa, e a dizer a verdade, saí a perder em termos monetários, (- bolsa, + segurança social do meu bolso, + impostos...) mas valeu a pena pelo trabalho em questão.
Antes de mais terás que entrar em contacto com a FCT e expor o teu caso. Se considerarem compatível com a bolsa, tens o problema resolvido.
Caso contrário, resta suspender a bolsa por um mês, fazer voluntariado, ou não aceitar... terás que ponderar o que é melhor no teu caso.
Já me aconteceu algo semelhante: um pagamento pelo trabalho que fiz na edição de um livro. Era uma oportunidade interessante e que não quis desperdiçar. Escrevi à FCT explicando pormenorizadamente a situação. Telefonaram-me um tempo depois dizendo que a actividade era incompatível com a bolsa, pelo que, uma vez que era pontual, a solução seria suspender a bolsa durante um mês e passar o recibo nesse mês.
Claro está que não recebi a bolsa, e a dizer a verdade, saí a perder em termos monetários, (- bolsa, + segurança social do meu bolso, + impostos...) mas valeu a pena pelo trabalho em questão.
Antes de mais terás que entrar em contacto com a FCT e expor o teu caso. Se considerarem compatível com a bolsa, tens o problema resolvido.
Caso contrário, resta suspender a bolsa por um mês, fazer voluntariado, ou não aceitar... terás que ponderar o que é melhor no teu caso.