Bolsa Pendente

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
rjpc
recém-chegado
recém-chegado
Posts: 4
Joined: Wed Aug 12, 2009 2:58 pm
University/ Institute: UAç

Bolsa Pendente

Post by rjpc »

Concorri a bolsa de doutoramento na área de ciências do mar. Recebi a resposta que a minha bolsa está pendente. Obtive 3,7 valores. A linha de corte foi de 3,9. A bolsa foi aprovada a 9 candidatos. Encontram-se 8 candidatos na zona cinzenta (sou o terceiro). Os candidatos com nota inferior a 3,5 foram reprovados. Encontram-se nesta situação 16 pessoas.

Tive como mérito do candidato nota 4.

No mérito das condições de acolhimento também 4. Não percebo bem porquê só 4, quando o meu Lab. Associado tem nota 5 e os meus orientadores publicam com regularidade, sendo um deles catedrático. Pelo que sei, isso significa que os meus orientadores obtiveram 3 de mérito. :?

A nota do projecto é que me está a fazer muita confusão. Tive apenas 3. Este mesmo projecto foi apresentado por outro candidato em 2006 e teve nota 4,8 (nota altíssima), não tendo sido aprovado porque o candidato ainda não tinha terminado o mestrado e obteve uma nota baixa no que diz respeito ao seu mérito. Sinceramente, não percebo... o projecto sofreu apenas uma actualização na bibliografia... Como é possível uma diferença tão grande?

Será que alguém me sabe dizer se posso apresentar recurso, apesar da bolsa estar apenas pendente?

Acham que tenho alguma hipótese de ter boas notícias em Dezembro? Qual é a vossa experiência?

Obrigado.
rjpc
recém-chegado
recém-chegado
Posts: 4
Joined: Wed Aug 12, 2009 2:58 pm
University/ Institute: UAç

Re: Bolsa Pendente

Post by rjpc »

Esqueci-me de dizer que nas observações relativas ao projecto apenas está uma descrição breve do mesmo. Não apresenta o que está bem ou mal. Pelo que li no Guia de Avaliação 2009 há uma forte indicação para que tal não ocorra.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
Posts: 664
Joined: Wed Feb 28, 2007 2:38 pm
University/ Institute: Universidade do Minho
Location: Universidade do Minho

Re: Bolsa Pendente

Post by Tiago H. Silva »

Eu acho completamente imprevisível o que acontecerá na divulgação dos resultados da segunda fase (que tu já apontas para Dezembro), pois julgo que não se tem verificado nenhuma "regra": numas vezes ninguém da zona cinzenta tem bolsa e noutras quase todos têm bolsa.
Em princípio, não poderás fazer comentários em Audiência Prévia, nem recurso, enquanto não sairem os resultados da 2ª fase, pois só nessa altura é que tens um resultado de candidatura: ou a conceder ou recusada.

Quanto à tua classificação, será que o plano que propões é muito diferente do que está a ser feito na instituição a que concorres? O plano está inserido ou relacionado com projectos da instituição nessa área, que possam pagar a investigação? os teus orientadores são bons nessa área ou são bons numa área semelhante e estão a começar nessa área a que concorres? Imagino que isto possa influenciar a classificação das condições de acolhimento.
Quanto ao plano de trabalhos, para além da questão da existência de projectos de investigação financiados na instituição, o tempo que passou pode tê-lo tornado menos actual e daí ter tido uma nota mais baixa. Ou então "simplesmente" passou pelas mãos de pessoas diferentes, que gostaram menos deles. Esta avaliação dos planos deve ser mesmo assim: subjectiva...

Tiago
rjpc
recém-chegado
recém-chegado
Posts: 4
Joined: Wed Aug 12, 2009 2:58 pm
University/ Institute: UAç

Re: Bolsa Pendente

Post by rjpc »

Tiago,

desde já obrigado pela tua resposta.

Digo Dezembro, porque assim me foi indicado no email que recebi da FCT.

Quanto ao mérito do projecto, parece-me uma questão meramente subjectiva. O meu orientador principal tem mais dois colegas meus sob a sua alçada (1 deles também em ciências do mar) e esteve a comparar as notas e não encontra explicações. Felizmente, eles foram aprovados.

Infelizmente, parece-me que a FCT é muito precisa e certinha nas questões do mérito do candidato e instituição de acolhimento, mas deixa a questão do projecto sem rei nem roque, cada cabeça sua sentença.
Post Reply