Doutoramento Pós-Bolonha - plano de trabalho, sim ou não?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
IBBC
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Doutoramento Pós-Bolonha - plano de trabalho, sim ou não?

Post by IBBC »

Olá a todos!
Já por duas vezes,aqui no forum, me disseram que estando inscrita num doutoramento de Bolonha, que inclui um plano de estudos, não necessito de apresentar um plano de trabalho, ao concorrer as bolsas de doutoramento da FCT. Mandei um mail para a FCT mas ainda não me responderam. A questão é que não há certezas de nada, não vejo isso escrito em lado nenhum e o meu orientador não sabe de nada. Fico preocupada, pq o prazo está quase a terminar e não sei que faça.
Alguém tem mais informações sobre isso?
Fernandex
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Porto

Re: Doutoramento Pós-Bolonha - plano de trabalho, sim ou não?

Post by Fernandex »

Boas!

Eu fui admitido num programa de doutoramento e candidatei-me na primeira fase. Na ocasião, a direcção do programa ajudou-me na candidatura e aconselharam a não avançar com um tema para a fase de investigação (tese), uma vez que os alunos do doutoramento apenas são chamados a escolher o seu tema de investigação no final da parte lectiva do programa. Neste sentido, aconselharam-me a simplesmente colocar o plano de estudos do programa doutoral na descrição do plano de trabalhos da candidatura. E nos outros campos (bibliografia, ...) colocar Não aplicável.

Cumprimentos,

Fernandex.
IBBC
recém-chegado
recém-chegado

Post by IBBC »

Mas quem deu essa informação? A FCT? É que fico com receio que isso não seja bem assim e que façamos asneira...
Fernandex
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Porto

Post by Fernandex »

Segui o conselho da direcção do programa de doutormento que vou frequentar. Confiei na orientação deles, uma vez que o programa em questão (2 anos parte lectiva + 2 anos dissertação) já existe há alguns anos e os alunos têm tido sucesso na candidatura à BD da FCT. Aliás, um dos membros da direcção do programa disse que no ano passado uma das alunas admitidas ao programa, não solicitou o apoio deles na candidatura à bolsa e, em vez de limitar-se a dizer que vai seguir o previsto no plano de estudos do programa doutoral em questão, apresentou um programa de trabalhos tendo em conta aquilo que pensa vir a fazer em termos de tese. Conclusão: não conseguiu a bolsa.

Ou seja, confiei nos professores do programa, uma vez que eles já têm experiência dos anos anteriores.

Mas imagino que isto tb dependa do prestígio do programa doutoral e da sensibilidade dos avaliadores...
Nada como tirar a limpo com a FCT (se atenderem o telefone...).

Fernandex.
ritabone
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UMINHO

Post by ritabone »

Olá!

Também ando com as mesmas dúvidas. E ainda mais algumas (claro que ainda não consegui que me atendam o telefone na FCT):
no caso de não termos programa de trabalhos, faz sentido termos orientador?
não tendo programa de trabalhos, a avaliação dependerá do programa do curso doutoral?

haverá alguém q tenha tido aprovação de bolsa com doutoramento pós-bolonha que possa confirmar isto?
De facto é lógico não ter programa de trabalhos, já que o propósito do 1º ano é fazê-lo, mas esta FCT...enfim, nem sempre faz sentido

outra questão:temos q apresentar alguma prova de aprovação ao programa doutoral antes de nos candidatar-mos à FCT?
Agradeço se alguém souber responder
Boa sorte para as candidaturas

Rita
ritabone
investigador em formação
investigador em formação

Post by ritabone »

Consegui falar com alguém na FCT.
Disseram e reforçaram: temos que ter programa detalhado, mesmo com programa doutoral.

também perguntei se o projecto de investigação não seria definido à posteriori, durante o 1º ano e se por isso não temos que avançar já. Mas de facto, a questão prende-se com a avaliação do painel. Eles avaliam em função daquilo que vais fazer. Se tens parte curricular também deves dizer isso na candidatura, mas tens que acrescentar o que vais fazer nos restantes anos.

Boa sorte mais uma vez!
Rita
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Não tinha essa ideia... Mas se a FCT o diz...

Mas lembrem-se o que conta mais é a média de licenciatura....
carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUNL

Post by carlosdasilva3 »

Ok, Eu tinha ligado em Maio e foi me dito que somente era necessário discriminar o Programa do Doutoramento (Anos, cadeiras, etc....). A avaliação seria assim baseada no meu perfil, media de licenciatura e de Mestrado e perfil da minha orientadora.

Simplesmente defini a área na qual irei focalizar o meu estudo e uma mentora da area (Marketing).

Como consigo explicar o que vou fazer após o primeiro ano de forma detalhada se este eh exactamente para definir a especificidade do estudo? Não faz grande sentido no quadro de um Programa Doutoral...
IBBC
recém-chegado
recém-chegado

Post by IBBC »

Também liguei para a FCT anteontem e disseram-me o mesmo. Temos mesmo de apresentar o plano de trabalho, caso contrário ficamos com a candidatura incompleta...
Já agora, alguém sabe o que é suposto escrever na parte da "descrição detalhada"?
Até breve
ritabone
investigador em formação
investigador em formação

Post by ritabone »

Não faz mesmo sentido nenhum. Até os orientadores deveriam ser definidos à posteriori, durante o ano de programa doutoral.
Disseram-me que os programas doutorais tinham, pelo menos no 1º ano um financiamneto diferente, também da FCT, mas cujas atribuições seriam mediadas pela Instituição que concede o grau e não através de candidatura directa. Alguém sabe alguma coisa disto?
Post Reply