candidatura - aspectos formais

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
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crmartins
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candidatura - aspectos formais

Post by crmartins »

Olá a todos!

Tenho algumas dúvidas relativamente a alguns aspectos práticos do preenchimento do formulário de candidatura:
- em que situações devem preencher-se os campos em português em inglês? (nas candidaturas internacionais e nas mistas?)
- Os aspectos relativos aos dados pessoais deverão estar (para efeitos de candidatura) em ambas as línguas?
- Qual o detalhe q deve ter a descrição detalhada (salvo o pleonasmo)? Refiro-me concretamente ao cronograma de trabalhos....deve ter especificadas as datas ou ser mais geral (com a ordem das tarefas planeadas sem ser vinculativo e redutor)?

Muito Obrigada

Tenho andado com questões de fundo e tenho esquecido de colocar aqui questões práticas mas de resolução necessária.

Muito Obrigada!


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nowikissyou
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by nowikissyou »

Olá,

Não sei se há uma posição oficial da FCT sobre a questão da(s) língua(s) a usar, mas pessoalmente acho que deves preencher tudo em Inglês ou tudo em Português (questão de estilo).

Se dominares a língua inglesa e tiveres um orientador estrangeiro (ou partes da tua candidatura devam ser em Inglês por qualquer motivo), aconselho a por tudo em Inglês. Caso contrário, penso não haver inconveniente se estiver tudo em Português excepto, por exemplo, o CV do orientador.

Nota Importante: o orientador tem de lacrar a tua candidatura, o que pressupõe que ele leu e compreendeu o que lá escreveste...

Não sei como é nas bolsas mistas, mas nas no estrangeiro só tens de escrever os dados pessoais numa língua.

Quanto ao plano de estudos, aconselho que fales com o teu orientador e o definam em conjunto com o máximo de detalhe possível. Não me refiro apenas ao cronograma mas também a uma descrição clara e concisa do tema, técnicas que pensas utilizar e bibliografia (pelo menos um ponto de partida, 10 a 20 referências). No formulário da candidatura tens algumas indicações quanto ao número de palavras a usar em cada secção. Especificamente sobre o cronograma, acho que basta referir uma lista ordenada de tarefas a nível anual.

Este plano de estudos não é necessariamente vinculativo. Desde que tenhas o consentimento do orientador, pode ser modificado consoante as necessidades. A vantagem de o ter bem definido à partida é estabelecer uma relação sólida com o orientador.
crmartins
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by crmartins »

Muito Obrigada!

Entretanto aproveito para colocar uma questão... o orietnador tem q lacrar a candidatura... e o co-orientador?

Já li algumas coisas contraditórias... neste momento tem apenas q anuir (mas de de que forma?) Sei q ultimamente já n tem a mm obrigatoriedade de estar registado no sistema... mas de que forma manifesta concordância com o plano de trabalhos?

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Jorge Nunes
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by Jorge Nunes »

Refiro-me concretamente ao cronograma de trabalhos....deve ter especificadas as datas ou ser mais geral (com a ordem das tarefas planeadas sem ser vinculativo e redutor)?
Podes sempre fazer um cronograma tipo tabela, mais completo, e fazeres o upload como PDF na secção dos anexos ao plano de trabalhos, poupando parte das 1000 palavras que tens para a descrição detalhada.

Jorge
crmartins
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by crmartins »

É igualmente nos anexos, nesse "momento" da candidatura, que se anexam os certificados? (ali pertinho da descrição do programa de trabalhos?
crmartins
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Re: candidatura - PORTUGUÊS E INGLÊS?

Post by crmartins »

será que podem dizer-me, das vossas práticas, se alguém fez uma candidatura em inglês, a uma bolsa nacional? A minha questão neste momento coloca-se essencialmente a este nível: escrever só em português, em pt e em ingl ou se será possível escrever só em inglês?



(Desclpm as questões quase naif q agora tenho aflorado mas não encontro resposta líquida para as mesmas)
nowikissyou
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by nowikissyou »

Parece-me banal que um investigador/estudante de doutoramento queira maximizar a sua audiência ao querer escrever o seu relatório/tese em Inglês, mas não acho que a FCT tenha isso em linha de conta durante a avaliação dos candidatos. Desde que a tua escrita seja boa, qualquer língua que a FCT entenda deve ser aceite (e pelo menos PT e EN são). De certeza que podes escrever só em inglês, tal como fazem os candidatos estrangeiros que concorrem a BD nacional.

Tal como disse anteriormente, misturar arbitrariamente as duas (acho que) causa má impressão: ou o autor não domina bem uma delas, ou é desleixado, ou simplesmente não tem noção de estilo académico/científico. No entanto, não acho que a FCT "tire pontos" por isso... Mas também não acho que tenhas nenhum bónus por demonstrares que dominas o Inglês...

Não sei se há alguém que tenha feito toda a candidatura para BD nacional em Inglês, mas vi (esboços de) planos de trabalho em Inglês. Muitas vezes, e dependendo das áreas, há tanta terminologia essencial em Inglês que escrever o texto em Português com itálicos e/ou traduções fica muito difícil de ler.

Não me recordo bem do procedimento, mas acho que a área de anexos a que te referes é apenas para material auxiliar ao plano de trabalhos (versão pdf, figuras, bibliografia adicional, etc.). Esses anexos são facultativos.

Os certificados e restante documentação são obrigatórios e acho que tinham local próprio. Lembra-te que podes alterar o que quiseres enquanto não lacrares.
crmartins
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by crmartins »

Obrigada!

Entretanto, para além da possibilidade dos uploads dos anexos do programa de trabalhos e das cartas de referência, n encontro anexar a restante documentação. Creio q não será do servidor... Não terá de ir já a documentação (certificados e afins... bem como document da instituição) anexada à candidatura a lacrar? Sei q o documento de aceitação pode ir depois mas todos os outros não terão de ser enviados já?

Perguntas naif - parte II


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crmartins
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by crmartins »

Nas FAQ referem esses documentos como a enviar após a aceitação da bolsa. É assim? Tinha a ideia de que esses documentos seriam tb objecto de avaliação....

Os colegas q se candidataram na primeira fase só agora estão a enviar essa documentação?
Jorge Nunes
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by Jorge Nunes »

crmartins wrote:Obrigada!

Entretanto, para além da possibilidade dos uploads dos anexos do programa de trabalhos e das cartas de referência, n encontro anexar a restante documentação. Creio q não será do servidor... Não terá de ir já a documentação (certificados e afins... bem como document da instituição) anexada à candidatura a lacrar? Sei q o documento de aceitação pode ir depois mas todos os outros não terão de ser enviados já?

Perguntas naif - parte II


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No ponto 9. Graus académicos, quando fazes a descrição do grau, tens um campo específico "Ficheiro (Certificado)" para fazeres o upload do dito cujo.

Jorge
crmartins
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Perguntas naif - parte III

Post by crmartins »

Aspectos relativos ao curriculum (para além dos certificados de formação) - nomeadamente relativos a apresentação de comunicações e posters... "cabem" no formulário de candidatura? (não me parece que se espera q sejam anexados no campo 9... mas tb... onde se "comprovam"?)


Obrigada!


catarina
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Re: candidatura - aspectos formais

Post by ritabone »

Não há nenhum sitio em que seja requerida certificação das comunicações. Acredito que se não forem encontradas online pelo avaliador, que poderá ser necessário apresentar certificados.

Quanto à lingua em que se escrevep programa de trabalhos, acredito que dependa da área. Fui aconselhada por um avaliador para escrever em português. ele considera que, sendo bolsa nacional e não tendo orientador inglês que não se justifica o inglês. inclusivamnete pode ser mau se o avaliador não dominar a língua. não tira pontos, mas pode dificultar a leitura
Rita
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