Propina no Estrangeiro - Tenho eu de pagar 4.000 Euros?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUNL

Propina no Estrangeiro - Tenho eu de pagar 4.000 Euros?

Post by carlosdasilva3 »

Boa tarde,

Recebi a noticia oficial da faculdade de acolhimento que fui aceite no programa doutoral esta semana. De forma a poder começar no próximo dia 10 de Outubro o programa, tenho de efectuar o pagamento de 4.000 Euros ate ao final do mês relativos a propina anual da faculdade. Sendo Bolseiro (lacrei agora a submissão electrónica dos documentos pedidos para os candidatos seleccionados na primeira fase do concurso), tenho eu de efectuar o pagamento dos 4.000 Euros a cabeça?

Haverá a possibilidade de pedir a faculdade de acolhimento que passe o recibo directamente a FCT e seja paga pela FCT?

Ou terei eu agora de juntar 4.000 Euros nos próximos dias de forma a pagar a propina e depois esperar que a FCT processe o meu caso e me pague de volta esse valor?

Como podem perceber, eu pagar agora 4.000 Euros e depois estar uma serie de meses sem receber + vivendo no estrangeiro.... Preciso literalmente de fazer um empréstimo de 8.000 Euros para sobreviver ate ao Natal...

Alguém esta numa situação semelhante? Alguém sabe como lidar com esta situação?
seshat
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: NUE

Re: Propina no Estrangeiro - Tenho eu de pagar 4.000 Euros?

Post by seshat »

Olá!

Eu estive na mesma situação que tu.
Segundo as regras da FCT, tens de ser tu a pagar directamente à universidade e eles normalmente dão-te o dinheiro antes, assim que entregues o invoice. O problema é realmente o primeiro ano porque a FCT só te dará o dinheiro depois de o teu caso ser processado, o que pode demorar alguns meses. No meu caso, consegui falar com pessoas na universidade e explicar a situação pelo que me deram cerca de 4 ou 5 meses para pagar as propinas, o que deu tempo para tratar das coisas com a FCT. Se não conseguires isto, talvez consigas uma carta na FCT a explicar a situação e onde se comprometem em pagar as propinas dentro de 2 ou 3 meses e pode ser que te facilitem a vida na uni.

Boa sorte!
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Post by nowikissyou »

Tu és responsável por pagar as propinas à inst. de acolhimento e a FCT reembolsa-te o valor quando apresentares um documento oficial com o montante respectivo (desde que inferior ao máximo anual).

É tudo uma questão de planeamento; eu recebi o valor das propinas do 'primeiro' semestre com o pagamento do meu segundo mês de bolsa porque mandei antecipadamente a factura do semestre anterior (a minha bolsa foi programada para começar no início do segundo ano). Mandei um email à FCT a explicar isso mesmo e incluí em anexo a tal factura; a FCT transferiu esse montante e assim que a minha univ. me mandar a nova factura eu envio-a para a FCT e no mês seguinte são feitos os acertos (porque o valor exacto das propinas depende dos créditos e do custo/crédito que é revisto anualmente).

Como já foi sugerido, deves falar com a tua inst. de acolhimento e ver se te podem facilitar o pagamento de alguma forma. Quase todas as instituições tem mecanismos de pagamento fraccionados e/ou 'late fees' relativamente baixas.

Se não fores capaz de arranjar outra alternativa de financiamento, um empréstimo de curto prazo pode ser uma boa solução.
carlosdasilva3
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUNL

Post by carlosdasilva3 »

Obrigado pelas dicas!

Vou fazer como me aconselharam!

Muito Obrigado!

Carlos
Post Reply