Olá a todos,
Sou bolseira de doutoramento da FCT. No entanto, decidi inscrever-me simultaneamente num mestrado de bolonha e que não é da mesma área do doutoramento.
Sabem-me dizer se, tendo a bolsa da FCT, para o mestrado posso usufruir do estatuto de trabalhador-estudante?
Obrigada,
IB
Bolseiro com estatuto de trabalhador-Estudante?
Re: Bolseiro com estatuto de trabalhador-Estudante?
Não. O estatuto de bolseiro é diferente do trabalhor. Podes é ver se pelo facto de seres bolseira tens algum benecifício atríbuio pela instituição (dispensa de propinas ou algo do estilo).
Não? tens certeza?
olha por exemplo este documento da FEUP. dá ideia que sim........... mas eu não sei 100%
http://paginas.fe.up.pt/~contqf/produca ... CompTE.pdf
olha por exemplo este documento da FEUP. dá ideia que sim........... mas eu não sei 100%
http://paginas.fe.up.pt/~contqf/produca ... CompTE.pdf
Pois, faria sentido em termos o estatuto. É que durante o doutoramento terei que ir para fora algumas vezes ao ano, e poderá coincidir com os exames do mestrado,p.exemplo.
Talvez escrevendo uma carta, só não sei se dirigida ao presidente da faculdade ou ao reitor da Universidade do Porto.
Talvez escrevendo uma carta, só não sei se dirigida ao presidente da faculdade ou ao reitor da Universidade do Porto.
Olá,
Segundo esse documento parece que sim, no entanto, parece-me que isso é uma situação particular da Uni. do Porto. Pois (e minha resposta foi nesse sentido), legalmente, bolseiro e trabalhor são coisas distintas. Os estatutos que regem os bolseiros são diferentes dos trabalhores (quem nos era que fossem os mesmos).
Tal como, disse cada universidade "trata" os bolseiros de maneira diferente, pois a lei a nada obrigada as instituições a tratá-los de maneira diferenciada. O que me parece desse documento é que a Uni. do Porto encara os bolseiros como trabalhadores-estudantes, o que não quer dizer que seja genérico em outras universidades, melhor para os bolseiros da Uni. Porto....
Segundo esse documento parece que sim, no entanto, parece-me que isso é uma situação particular da Uni. do Porto. Pois (e minha resposta foi nesse sentido), legalmente, bolseiro e trabalhor são coisas distintas. Os estatutos que regem os bolseiros são diferentes dos trabalhores (quem nos era que fossem os mesmos).
Tal como, disse cada universidade "trata" os bolseiros de maneira diferente, pois a lei a nada obrigada as instituições a tratá-los de maneira diferenciada. O que me parece desse documento é que a Uni. do Porto encara os bolseiros como trabalhadores-estudantes, o que não quer dizer que seja genérico em outras universidades, melhor para os bolseiros da Uni. Porto....
Com o teu contrato da bolsa (ou carta da renovação anual), e uma carta da segurança social onde constem os teus descontos do seguro social voluntário, poderão ser suficientes para ires à secretaria da Uni/faculdade do teu mestrado, e pedires o estatuto trabalhador-estudante.
Se fores, depois deixa sff aqui no forum qual foi o resultado da tua tentativa.
boa sorte
Se fores, depois deixa sff aqui no forum qual foi o resultado da tua tentativa.
boa sorte
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade de Aveiro
Viva
Eu sou Pos-Doc na Universidade de Aveiro. Este ano inscrevi-me no mestrado em gestão e não aceitaram o facto de eu ser bolseiro para me inscrever como trabalhador-estudante. Eu, conjuntamente com o Núcleo de Bolseiros de Investigação da Universidade de Aveiro ponderamos colocar directamente o problema à reitoria, mas como entretanto descobrimos que não há faltas para efeitos de chumbo nos mestrados, achamos que não era uma situação fundamental.
Cumprimentos
Victor Neto
Eu sou Pos-Doc na Universidade de Aveiro. Este ano inscrevi-me no mestrado em gestão e não aceitaram o facto de eu ser bolseiro para me inscrever como trabalhador-estudante. Eu, conjuntamente com o Núcleo de Bolseiros de Investigação da Universidade de Aveiro ponderamos colocar directamente o problema à reitoria, mas como entretanto descobrimos que não há faltas para efeitos de chumbo nos mestrados, achamos que não era uma situação fundamental.
Cumprimentos
Victor Neto