Homologação do programa doutoral

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
anafonssinha
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Porto - ICBAS

Homologação do programa doutoral

Post by anafonssinha »

Olá a todos,

Começando por expor o meu caso...Foi-me atribuída a bolsa BD pela FCT na primeira fase (2009), acontece que (até hoje!) ainda não consegui submeter todos os papéis necessários para serem revistos e aprovados pela FCT para envio do contrato. Isto porque a Instituição que me irá conferir o grau não me reconhece como aluna enquanto o programa doutoral (por ela submetido ao ministério da ciência, tecnologia e ensino superior) não for homologado, ou seja, não tenho a aceitação por parte da Instituição que confere o grau. É uma situação bastante delicada para mim, como bolseira, pois são questões que dependem de "muitos outrens" e por um papel não consigo dar avanço ao processo! Desde a obtenção deste papel até assinar contrato com a FCT tenho um longo percurso a cumprir e quanto mais se adia com esta questão da homologação, mais tarde a minha bolsa chegará e isso não me agrada nada! Gostaria de perguntar se alguém se encontra na mesma situação, de sugestões para começar a "agilizar as tropas" ou mesmo de algum direito que eu possa usufruir enquanto bolseira da FCT (ainda que não tenha assinado contrato) para este caso! Obrigada.

Ana Sofia
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Re: Homologação do programa doutoral

Post by DC »

<<É uma situação bastante delicada para mim, como bolseira, pois são questões que dependem de "muitos outrens" e por um papel não consigo dar avanço ao processo!>>

Bem vinda ao mundo dos bolseiros de doutoramento! ;-)

Então é assim, segundo sei tens um prazo de 6 meses para apresentar o documentos à FCT, passado esse tempo perdes o direito à bolsa.
Parece-me que tens 2 hipoteses:

1)"Agilizar" a instituição de acolhimento: pedir uma carta de aceitação a "alguém" (ciêntifico, coornedador do programa doutoral, director, whatever) a dizer que apesar dessa questão burocrática és aceite no programa doutoral.

2) "Agilizar" a FCT: falares com a FCT a explicar a situação e se consegues ter um alargamento do prazo superior aos 6 meses para entregar os documentos

Quando se fala em burocracia Portuguesa, (quase) tudo é válido para resolver os problemas! ;-)
Post Reply