Doutoramento aceite na faculdade mas sem bolsa da FCT

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
cristinapereira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISPA

Doutoramento aceite na faculdade mas sem bolsa da FCT

Post by cristinapereira »

OLá a todos.

Este ano concorri a BD e não consegui. Como as contas deles estavam mal feitas parti para a audiência prévia e ainda não recebi qualquer resposta.

Entretanto, a faculdade onde me candidatei a doutoramento mandou-me ontem uma carta a dizer que fui admitida. Nessa carta estavam também os valores das propinas e da matrícula (esta deve ser paga até ao início do próximo mês).

O que devo fazer nesta situação? Começar o doutoramento na mesma? Eles esperam que a FCT responda em relação à audiência prévia e suspendem até lá o pagamento das propinas? Ou tenho que as pagar eu e depois logo se vê?

Há por aí alguém na mesma situação?
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Re: Doutoramento aceite na faculdade mas sem bolsa da FCT

Post by DC »

Olá,

É assim..... Podes sempre tentar um "adiamento" do pagamento de propinas (que dúvido que tenha sucesso mas não custa tentar) ou mesmo não pagares até vires o teu problema resolvido (e veres o acontece por não pagares).

Se pagares, corres sempre o risco de não ter bolsa e seres tu que pagar as propinas pelo menos durante o primeiro ano.

Para além disso, tem atenção que mesmo que tenhas bolsa, que a FCT pode não pagar esse primeiro ano, dado que só vais teres uma resposta final daqui algum tempo. Tens que informar junto da FCT até ponto eles pagam meses para trás. Tenho colegas que por causa da questão das datas acabaram por ter que pagar o primeiro semestre de propinas, pois a bolsa só lhes pagou do segundo em diante.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

P.S.- Se fores de um Politécnico informa-te melhor, pois sei de Politécnicos que têm acordos com Universidades para a isenção de pagamento de propinas para quem estiver a tirar o doutoramento.
cristinapereira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISPA

Post by cristinapereira »

Olá. Não sou do politécnico, sou do ISPA. Como é privada, duvido que façam suspensão de propinas. Se não pagar, não entro. De qualquer forma já os contactei e aguardo resposta.
Post Reply