Guia de Avaliação Bolsas Pós-doc -EXISTE?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
saragsilva
cientista sempre presente
University/ Institute: porto

Guia de Avaliação Bolsas Pós-doc -EXISTE?

Post by saragsilva »

Há algum guia de avaliação específico para as bolsas pós-doc, ou os 'avaliadores' regem-se pelo das BD e fazem o que bem lhe apetecer? Há alguém da abic que possa esclarecer isto oficialmente?
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ao2009.pdf
Neste link de 2009, os critérios de avaliação são para BD e não BPD.
Como podemos recorrer sem saber as regras do jogo para nos defendermos da melhor maneira possível?

Sara
seshat
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: NUE

Re: Guia de Avaliação Bolsas Pós-doc -EXISTE?

Post by seshat »

Olá!

Pois, eu também gostava de saber quais são os critérios objectivos! Acho que tal coisa não existe. O que vale mais nos Post-docs são os papers ou possivelmente é a unica coisa. Agora quanto vale 1 ou 2 e seres ou não o primeiro autor.. são incógnitas completas.
Acho que temos mesmo de fazer alguma coisa para isto mudar. As coisas têm de ser sérias e têm de haver critérios concretos e a ABIC aqui tem uma palavra a dizer.
Cumprimentos,
saragsilva
University/ Institute: porto

Re: Guia de Avaliação Bolsas Pós-doc -EXISTE?

Post by saragsilva »

Ok:
Telefonei para a FCT para esclarecer os critérios de avaliação para as BPDs e a senhora que me atendeu disse-me o seguinte: O guião de avaliação de 2009 é igual para as BDs e BPDs. Apesar de só estar especificado BDs nos critérios de avaliação, estes devem ser usados para BPDs também, não há outra tabela. Perguntei-lhe se era realmente assim pois é natural que para efeitos de pós-dout, a licenciatura etc não tenha o mesmo peso do que para um pós-dout para determinar a classificação base.. e é natural que entrem outras coisas em consideração, mas ela voltou a dizer-me que a tabela de avaliação dos critérios era a mesma para BDs e BPDs. No entanto, disse-me também que os avaliadores não tinham de a cumprir, se justificassem essa decisão (ora aqui é que começa o problema acho)...

Em relação à audiência prévia, devemos redigir um texto que discrimine todos os erros de avaliação que ocorreram na nossa opinião. Este texto não será lido pelo painel, mas pelos membros da direcção. Não há prazo para resposta e ainda não sabem quando sairá a data de recurso, nem quanto tempo será preciso depois do recurso para conhecer o novo (ou o mesmo) resultado, depende do número de candidatos a recorrer. Mas no mínimo uns bons meses parece-me.
Boa sorte a todos os que vão recorrer.

Sara
Post Reply