Olá a todos
Não consegui encontrar resposta para uma questão em particular:
Na altura em que me candidatei, na 2ª fase de 2009, a BD a universidade de acolhimento, portuguesa, ainda não tinha visto aprovada a sua adequação a Bolonha, apesar do processo estar a decorrer.
Para jogar pelo seguro, candidatei-me com um projecto de 4 anos que foi aprovado.
Entretanto, confirmei na universidade que o doutoramento ia começar já este ano com adequação a Bolonha e passaria a 3 anos, para já sem programa doutoral.
A minha questão é: tendo projectado uma pesquisa a 4 anos e tendo conseguido BD para 4 anos, tenho direito a financiamento por esse período de tempo, independentemente de terem alterado o currículo para 3? Ou vou ter que adequar-me, alterar o projecto e limitar-me aos 3 anos?
Agradeço imenso e desde já qualquer pista que possam dar-me. Como hão-de calcular ando bastante inquieta com todo um processo burocrático para enfrentar (reunir a documentação) e uma série de dúvidas sem resposta
Rita
duração da BD 3 ou 4 anos?
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: duração da BD 3 ou 4 anos?
Olá.
Relativamente à FCT, eu diria que tens direito aos 4 anos de bolsa e por aí não creio que haja problemas. Se aprovaram 4 anos, terás 4 anos. Se demorares mais, tens de te governar sozinha; se demorares menos e acabares as coisas mais cedo, eles deixam de pagar quando terminares as coisas.
No entanto, aconselho-te a esclarecer bem as coisas na universidade no que diz respeito aos prazos. Quando eu comecei a fazer doutoramento (fiz no Porto), não havia um prazo bem definido. Apontava-se para 4 anos, mas havia quem fizesse em 6 ou mais. Depois, passou a definir-se um máximo bem definido de 5 ou 6 anos (não me recordo bem...). Aqui no Minho, do que ouvi os meus colegas (área de eng. materiais / biomateriais / eng. biomédica), a universidade tinha um prazo de 4 anos + 1 ano de tolerância. Entretanto, com Bolonha, parece que isso diminuiu para 4 anos. Para alguns cursos de doutoramento, pode ter sido fixado em 3 anos (não é impossível, mas como regra acho muito pouco tempo). Esclarece bem isso, porque muitas vezes estes prazos na universidade são obrigatórios.
Boa sorte.
Tiago
Relativamente à FCT, eu diria que tens direito aos 4 anos de bolsa e por aí não creio que haja problemas. Se aprovaram 4 anos, terás 4 anos. Se demorares mais, tens de te governar sozinha; se demorares menos e acabares as coisas mais cedo, eles deixam de pagar quando terminares as coisas.
No entanto, aconselho-te a esclarecer bem as coisas na universidade no que diz respeito aos prazos. Quando eu comecei a fazer doutoramento (fiz no Porto), não havia um prazo bem definido. Apontava-se para 4 anos, mas havia quem fizesse em 6 ou mais. Depois, passou a definir-se um máximo bem definido de 5 ou 6 anos (não me recordo bem...). Aqui no Minho, do que ouvi os meus colegas (área de eng. materiais / biomateriais / eng. biomédica), a universidade tinha um prazo de 4 anos + 1 ano de tolerância. Entretanto, com Bolonha, parece que isso diminuiu para 4 anos. Para alguns cursos de doutoramento, pode ter sido fixado em 3 anos (não é impossível, mas como regra acho muito pouco tempo). Esclarece bem isso, porque muitas vezes estes prazos na universidade são obrigatórios.
Boa sorte.
Tiago
-
- investigador em formação
- University/ Institute: UMINHO
Re: duração da BD 3 ou 4 anos?
Obrigada Tiago!