Eu concorri à 2ª fase das candidaturas para bolsas de doutoramento, na área de física mas não obtive bolsa. A minha classificação final foi 3,66 e o corte ficou nos 3,90. Parece-me uma diferença demasiada para poder apresentar recurso com boas probabilidades de sucesso, mas como tenho algumas dúvidas em relação aos comentários do painel de avaliação, gostaria de saber a vossa opinião sobre se devo apresentar recurso ou esperar pelo concurso de 2010.
A minha primeira dúvida é na avaliação do candidato porque eu tenho um mestrado pré-bolonha de dois anos (parte curricular no primeiro e tese no segundo) mas nos comentários do painel, eles referem "mestrado de um ano". Será que não contaram com a parte curricular do mestrado (1º ano)?
Na parte do programa de doutoramento, a minha dúvida tem a ver com a composição do painel de avaliação. A minha área é a de sistemas complexos, mas tive a ver a composição do painel de avaliação e não havia ninguém desta área (a maioria dos avaliadores era de área de partículas ou física nuclear). Eu não estou a pôr em causa a qualidade do painel, apenas penso se poderia ter tido uma melhor classificação se o meu programa de doutoramento tivesse sido avaliado por alguém da minha área. Pelo que sei, num recurso, o painel de avaliação é diferente, daí a razão da minha pergunta.
Finalmente, nas condições de acolhimento, fiquei surpreendido quando se referiram à idade do meu orientador que classificaram de "excelente" embora "relativamente jovem". Será que a idade do orientador tem algum peso na avaliação? Não deveria ser só o percurso académico a ser avaliado?
Por fim, queria felicitar os que conseguiram bolsa, e aos que não conseguiram, como eu, que não desistam!
Recurso da avaliação de candidatura a BD
-
- recém-chegado
- University/ Institute: IFISC
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: Recurso da avaliação de candidatura a BD
Olá.
A questão de fazer ou não recurso deve colocar-se atendendo à nossa concordância com a avaliação que foi feita. Se não concordamos, devemos recorrer. Se concordamos, não recorremos. Claro que para quem está mais próximo da linha de corte, parece mais atractivo, já que uma pequena alteração pode ser decisiva, mas também pode não haver alteração nenhuma...
Assim, analisa os comentários do painel (normalmente curtos e enm sempre objectivos...) e tenta contrapôr aquilo que não concordares de forma sustentada: comentando a classificação que atribuíram ao teu mérito do candidato; procurando ressalvar o mérito e importância do teu projecto.
A questão da área dos membros do painel é complexa. Nem percebo bem como os paineis são constituídos (claro que dá vontade de dizer que são os amigos
), mas imagino que seja difícil cobrir todas as áreas, apesar de se dever fazer um esforço para que isso aconteça. Como dizes, é possível que no painel de recurso apareçam pessoas mais ligadas com a tua área, mas nunca se sabe bem...
Tiago
A questão de fazer ou não recurso deve colocar-se atendendo à nossa concordância com a avaliação que foi feita. Se não concordamos, devemos recorrer. Se concordamos, não recorremos. Claro que para quem está mais próximo da linha de corte, parece mais atractivo, já que uma pequena alteração pode ser decisiva, mas também pode não haver alteração nenhuma...
Assim, analisa os comentários do painel (normalmente curtos e enm sempre objectivos...) e tenta contrapôr aquilo que não concordares de forma sustentada: comentando a classificação que atribuíram ao teu mérito do candidato; procurando ressalvar o mérito e importância do teu projecto.
A questão da área dos membros do painel é complexa. Nem percebo bem como os paineis são constituídos (claro que dá vontade de dizer que são os amigos

Tiago
-
- recém-chegado
Olá Tiago,
Obrigado pelas linhas. Sei que tenho poucas hipóteses e que se demora bastante até saber o resultado. Mas mesmo assim vou tentar.
Mas agora tenho uma dúvida porque nao fui a audiência prévia, e agora nao me lembro se posso fazer um recurso nesta situaçao. E nao há nenhuma informacao no site da FCT.
Para fazer um recurso é necessário ir a audiência prévia?
Obrigado pelas linhas. Sei que tenho poucas hipóteses e que se demora bastante até saber o resultado. Mas mesmo assim vou tentar.
Mas agora tenho uma dúvida porque nao fui a audiência prévia, e agora nao me lembro se posso fazer um recurso nesta situaçao. E nao há nenhuma informacao no site da FCT.
Para fazer um recurso é necessário ir a audiência prévia?
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Olá.
Não há relação entre a audiência prévia e o recurso. Assim, mesmo que não tenhas feito comentários em audiência prévia, podes fazer recurso. Aliás, se forem comentários de carácter científico, serão mais adequados para o recurso pois só aí é que se constitui novo painel de avaliação.
Tiago
Não há relação entre a audiência prévia e o recurso. Assim, mesmo que não tenhas feito comentários em audiência prévia, podes fazer recurso. Aliás, se forem comentários de carácter científico, serão mais adequados para o recurso pois só aí é que se constitui novo painel de avaliação.
Tiago
-
- recém-chegado
Olá,
Entao, pelo que percebi ainda tenho de esperar que saiam os resultados das audiências prévias dos outros candidatos, para poder submeter o recurso? É isso?
Obrigado.
Joao
Entao, pelo que percebi ainda tenho de esperar que saiam os resultados das audiências prévias dos outros candidatos, para poder submeter o recurso? É isso?
Obrigado.
Joao