Valor de BI com Mestrado Integrado?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
ASantos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Valor de BI com Mestrado Integrado?

Post by ASantos »

Colegas bolseiros,

Comecei uma Bolsa de Investigação este mês numa faculdade, onde o meu grau académico é Mestrado Integrado (2º ciclo), para trabalhar no serviço de análises laboratoriais da faculdade, não para fazer investigação propriamente dita. Li neste fórum sobre a contratação irregular de bolseiros para necessidades permanentes dos serviços e encaixei-me na situação! No entanto quando fui assinar o contrato vi o valor de 745€ mensais, e não os 980€ que eu pensava ter direito. O departamento de pessoal disse-me que o contrato podia ser alterado caso eu tivesse direito ao valor de BI para mestre. Mas o coordenador do serviço de análises disse que eu como tinha assinado o contrato já não podia receber os 980€.
O meu contrato foi feito só com a faculdade, não com a Fundação. Mas o edital do anuncio da Bolsa dizia que a remuneração era de acordo com os valores da Fundação.

Será que me podiam indicar se posso fazer alguma coisa neste caso, dado que não tive ajuda por parte do coordenador?

Muito obrigado
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: Valor de BI com Mestrado Integrado?

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Se o edital dizia que o valor da bolsa era de acordo com os valores da FCT, então o correcto seria 980 euros.
Se a bolsa for de um projecto financiado pela FCT, segundo alguns colegas contam aqui no fórum, a FCT não aceitará que um bolseiro com grau de mestre receba bolsa inferior, pelo que não aceitará as despesas do projecto, solicitando a correcção da bolsa.
Assim, acho que virias a receber a parte em falta.
No contrato aparecia o valor de 745 euros?
Se sim, eu imagino que possas solicitar por escrito a alteração do valor, atendendo a que tens o grau de mestre, juntando para tal o edital (que refere que segue os valores da FCT) e o documento comprovativo do grau académico.
Deves poder solicitar isto no departamnto de pessoal, onde assinaste contrato.
Convém, claro, falar com o orientador (coordenador do serviço...) antes, porque se ele não concorda, vai criar-te problemas.
Pelo que contas, ele não concorda. Assim, deixa-me dar-te um conselho "radical": procura outra coisa, mesmo que outra bolsa. Se os bolseiros já têm poucos direitos e o orientador nem esses respeita, é melhor mudar...

Tiago
ASantos
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade Nova de Lisboa

Re: Valor de BI com Mestrado Integrado?

Post by ASantos »

Olá Tiago.

Muito obrigado pela ajuda.
O coordenador não aceitou que eu recebesse os valor de 980€ e ainda ficou chateado por eu ter ido perguntar. No meu contrato tenho os 745€ e não há referência da Fundação como financiadora, apenas Bolsa de Investigação por parte da faculdade e do director da faculdade. A desculpa foi que eu tinha aceite o valor e que já tinha assinado o contrato e por isso não havia nada a fazer, apesar de no Departamento de pessoal me disseram que o contrato podia ser alterado se as condições mudassem.
Eu não estou em nenhum projecto de investigação, estou a fazer um trabalho de análises e a faculdade recebe dinheiro por essas análises. Pelo menos estou a ganhar experiência.

Obrigado pelas informações.
Post Reply