BI grau académico

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Anitaz
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

BI grau académico

Post by Anitaz »

Boa tarde, tenho uma pergunta urgente! Poderá haver anulação da bolsa de investigação se o proposto for uma pessoa licenciada e eu tiver mestrado? Explico melhor, tenho mestrado, candidatei-me a uma bolsa de investigação que pedia licenciados. Fui seleccionada. A questão é: a FCT não apresentará problemas na altura da concretização do contrato e a entidade que me seleccionou não está a par? Digo isto, pk numa outra entrevista a que fui xamada, mal souberam que tinha mestrado eliminaram a minha candidatura. Por favor, é urgente este esclarecimento. Mil obrigadas! Ana.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Re: BI grau académico

Post by Tiago H. Silva »

Olá.

Há pelo menos um relato algures aqui no fórum dando conta de uma situação com um projecto em que um bolseiro com mestrado esteve a receber como licenciado e depois a FCT considerou a situação irregular. Julgo que a bolsa teve de ser ajustada ao grau académico do bolseiro.
No entanto, também se diz muitas vezes que o que determina o valor da bolsa é o que surge no edital. Aqui, note-se que muitas vezes se diz que o valor da bolsa está de acordo com a tabela de valores das bolsas da FCT, sem especificar o grau, pelo que permitirá bolseiros licenciados ou mestres ou mesmo outros graus...
Assim, talvez seja bom falares com os responsáveis pelo projecto que pagará a tua bolsa sobre esta situação, para evitar problemas.

Tiago
seireenia
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: University of Exeter

Post by seireenia »

Olá

Eu tive praticamente 1 ano e meio de BI a receber como licenciada imediatamente após ter feito a defesa da dissertação de mestrado de Bolonha. Aliás, a minha situação ainda foi mais caricata, como apanhei a transição para Bolonha não era oficialmente licenciada após quase 5 anos de licenciatura e recebi uma BIC para não licenciados durante 6 meses (375 euros), passando depois da dissertação de mestrado a receber BI para licenciados (745) até conseguir BD.
Tal como eu houve um colega exactamente na mesma situação que ainda teve BI durante mais tempo a receber como licenciado. A justificação que nos deram foi que na altura em que se submeteram os projectos dos quais vinha o financiamento para as nossas bolsas, pediram BIs para licenciados porque ainda não havia esta situação de Bolonha que, aliás, ainda agora não é clara. Basicamente as bolsas de 745 eram o que a instituição tinha para atribuir, e da nossa parte era pegar ou largar.
Note-se também que muitos investigadores continuam a submeter projectos que incluem apenas BIs para licenciados, quando há uns anos licenciado significava ter 5 anos, ou pelo menos 4 de licenciatura. Isto ocorre muitas vezes por falta de esclarecimentos acerca das "bolonhices", porque um grupo de investigação em geral não procura, por exemplo, um licenciado de 3 anos para as mesmas funções.

Ana Neves
Anitaz
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by Anitaz »

É uma situação lamentável, de facto. Mas, o que me preocupa actualmente não é tanto a remuneração, mas o rumor que a FCT já não dá BI que referem licenciados a pessoas com mestrado. Espero que não passem de rumores ou ainda caio na maquinaria burocratica dos desenquadrados:) Obrigada!
Post Reply