Bom dia a todos,
Candidatei-me a uma BPD e foi-me concedida condicionalmente a bolsa (resultados a audiencia prévia 15/12/2009). A fim de completar o meu processo de candidatura, gostaria que me respondessem às questões seguintes :
1 - Relativamente ao envio (por correio ou pessoalmente) dos documentos originais ou autenticados, sera que a FCT aceita documentos autenticados por serviços estrangeiros, por exemplo copias autenticadas pelos serviços competentes em França de diplomas portugueses. Encontro-me neste momento em França.
2 - O certificado de residência permanente em Portugal é exigido apenas para cidadãos estrangeiros, não é verdade?
3 - Em relação à data de pagamento da bolsa, visto que pus no formulario da candidatura a data pretendida a 01/01/2010, e como so obtive os resultados a 15 do corrente mês (tendo em conta o tempo que sera necessario para aprovação e confirmação da parte da FCT sobre o processo da candidatura) , gostaria de saber se terei que mudar a data pretendida do começo da bolsa ou não?
4 - Como no formulario enviei em anexo cartas de recomendação, terei que enviar as mesmas em suporte papel? Isto porque na lista dos documentos exigidos nao ha nenhuma referência a este aspecto.
Ficaria muito grata se alguém me pudesse responder ao meu pedido o mais breve possivel.
Obrigada
Carmen
BPD resultados audiencia previa Envio documentos
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Re: BPD resultados audiencia previa Envio documentos
Não consegues que ninguém trate disso em Portugal? Por exemplo, o procurador que terás indicado na candidatura, que serve precisamente para este tipo de situações... Seria mais fácil...Carmen wrote:1 - Relativamente ao envio (por correio ou pessoalmente) dos documentos originais ou autenticados, sera que a FCT aceita documentos autenticados por serviços estrangeiros, por exemplo copias autenticadas pelos serviços competentes em França de diplomas portugueses. Encontro-me neste momento em França.
Quando vi a pergunta, a minha resposta directa foi "sim". No entanto, como tiveste dúvidas, resolvi voltar a ver os regulamentos. Do que percebi dos regulamentos, a resposta pode não ser tão linear, dependendo do local de execução das actividades. A tua bolsa é no estrangeiro? Nesse caso, o número 2 do artigo 17º do Regulamento de Bolsas parece indicar que mesmo os cidadãos nacionais têm de ter residência permanente em Portugal. Mas mesmo neste caso, não sei se será necessário um documento comprovativo dessa residência. Eu diria que não precisarás.Carmen wrote:2 - O certificado de residência permanente em Portugal é exigido apenas para cidadãos estrangeiros, não é verdade?
Não precisas de mudar a data de início da bolsa. Esta data será a que julgares mais adequada. Se for anterior à data do primeiro pagamento, nesse pagamento receberás a bolsa desse mês e dos que estiverem para trás. A única regra que tens a cumprir tem a ver com a fase do concurso: na segunda fase, as bolsas só podem ter início após 1 de Janeiro de 2010.Carmen wrote:3 - Em relação à data de pagamento da bolsa, visto que pus no formulario da candidatura a data pretendida a 01/01/2010, e como so obtive os resultados a 15 do corrente mês (tendo em conta o tempo que sera necessario para aprovação e confirmação da parte da FCT sobre o processo da candidatura) , gostaria de saber se terei que mudar a data pretendida do começo da bolsa ou não?
Não me parece que seja necessário. Como dizes, eles não fazem nenhuma referência a isso.Carmen wrote:4 - Como no formulario enviei em anexo cartas de recomendação, terei que enviar as mesmas em suporte papel? Isto porque na lista dos documentos exigidos nao ha nenhuma referência a este aspecto.
Boa sorte.
Tiago
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universidade de Poitiers/Universidade dos Açores
Boa tarde Tiago e obrigada pelas tuas respostas, pois ando um pouco preocupada com todos estes documentos. Tentei ligar vezes sem fim para a FCT mas ninguem responde.
Quanto à questao das copias autenticadas, posso faze-las aqui no consulado, so que sao 20 euros por folha, um dinheirao, mas acho que é a melhor solução, isto porque enviar os originais a Portugal (açores) para fazer as copias vai sair quase ao mesmo preço.
A minha bolsa é em Portugal, sou portuguesa (nao indiquei nenhum procurador) por isso acho que nao preciso enviar comprovativo, nao achas?
Obrigada Tiago ajudaste-me imenso!
Abraço
Carmen
Quanto à questao das copias autenticadas, posso faze-las aqui no consulado, so que sao 20 euros por folha, um dinheirao, mas acho que é a melhor solução, isto porque enviar os originais a Portugal (açores) para fazer as copias vai sair quase ao mesmo preço.
A minha bolsa é em Portugal, sou portuguesa (nao indiquei nenhum procurador) por isso acho que nao preciso enviar comprovativo, nao achas?
Obrigada Tiago ajudaste-me imenso!
Abraço
Carmen
Carmen
-
- Sócios
- University/ Institute: Universidade do Minho
Como dizias que estavas em França, pensei que pudesse ser bolsa no estrangeiro. Se és portuguesa para bolsa em Portugal, não há problema.
(Mas a situação de bolsa no estrangeiro para portugueses já no estrangeiro deixou-me a pensar...)
Relativamente às autenticações, é mesmo assim. Vários colegas têm contado aqui no fórum o elevado custo que isso tem. Alguns até preferem ir à Loja do Cientista em Lisboa para diminuir esse custo. Mas no teu caso, é um bocado difícil (caro)...
Antigamente era mais fácil: não me lembro de ter enviado cópias autenticadas de nada e tive bolsas da FCT duas vezes (BD e BPD).
Tiago
(Mas a situação de bolsa no estrangeiro para portugueses já no estrangeiro deixou-me a pensar...)
Relativamente às autenticações, é mesmo assim. Vários colegas têm contado aqui no fórum o elevado custo que isso tem. Alguns até preferem ir à Loja do Cientista em Lisboa para diminuir esse custo. Mas no teu caso, é um bocado difícil (caro)...
Antigamente era mais fácil: não me lembro de ter enviado cópias autenticadas de nada e tive bolsas da FCT duas vezes (BD e BPD).
Tiago
-
- University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen
Em relação a este ponto existem alguns dados contraditórios. Nas FAQ da FCT pode ser lido "Title of Permanent Residence to be presented by candidates (both national or foreign) whose work programme takes place in foreign institutions" como um dos documentos de envio necessário para o contrato após a concessão de bolsa.Tiago H. Silva wrote:
Tiago
A verdade é que na lista de documentos a submeter para concessão do contrato no site FCT-SIG é isto que é pedido:
"J - Documento comprovativo de residência permanente - Certificate of permanent residence in Portugal
Aplicável a todos os cidadãos de nacionalidade estrangeira que tenham solicitado períodos de permanência no estrangeiro. Devem entregar o documento comprovativo de residência permanente em Portugal."
No meu caso, como candidata a BD no estrangeiro submeti a minha morada actual também no estrangeiro. Estou registada há quase 2 anos como habitante numa cidade alemã mas no meu BI aparece uma localidade portuguesa como residência.
Em todo o caso, durante todo o processo (candidatura-assinatura do contrato) nunca me foi pedido qualquer tipo de comprovativo de residência permanente em Portugal. Mas deu para ficar a pensar: afinal, ou pelo menos em termos legais, onde é que eu sou residente permanente...?
Ana
-
Pois é Tiago, nao é necessario para mim o documento comprovativo de residência permanente, pois sou portuguesa com bolsa em Portugal.
Mas a nivel das copias autenticadas, sera que a fotocopia do Bi (tenho agora é o novo cartao de cidadao) tambem tem que ser autenticada?????? Agora nao sei e como vous ao consulado (que fica longe da cidade onde estou actualmente) assim fazia tudo de uma vez.
Ja agora, sabes quanto tempo é que leva para receber o contrato, uma vez que lacrei o processo? E para receber o contrato assinado e a bolsa, leva muito tempo????
Ana eu quando tive bolsa de doutoramento tb nao precisei de nenhum comprovativo de residencia, so que eles consideraram como bolsa em portugal (montante 980 euros) e nao como bolsa no estrangeiro.
Abraço e obrigada
Carmen
Mas a nivel das copias autenticadas, sera que a fotocopia do Bi (tenho agora é o novo cartao de cidadao) tambem tem que ser autenticada?????? Agora nao sei e como vous ao consulado (que fica longe da cidade onde estou actualmente) assim fazia tudo de uma vez.
Ja agora, sabes quanto tempo é que leva para receber o contrato, uma vez que lacrei o processo? E para receber o contrato assinado e a bolsa, leva muito tempo????
Ana eu quando tive bolsa de doutoramento tb nao precisei de nenhum comprovativo de residencia, so que eles consideraram como bolsa em portugal (montante 980 euros) e nao como bolsa no estrangeiro.
Abraço e obrigada
Carmen
Carmen
-
So mais uma questão
Alguém sabe dizer-me se para a bolsa de pos-doutoramento a renovação da mesma é feita anualmente? isto porque no meu processo de candidatura aaprece data pretendida para a bolsa e periodo. No periodo so posso pôr no maximo 12 meses e tinha pedido no formulario 36 meses.
Obrigada
Carmen
Alguém sabe dizer-me se para a bolsa de pos-doutoramento a renovação da mesma é feita anualmente? isto porque no meu processo de candidatura aaprece data pretendida para a bolsa e periodo. No periodo so posso pôr no maximo 12 meses e tinha pedido no formulario 36 meses.
Obrigada
Carmen
Carmen
-
Tanto quanto sei e já foi aqui no forum várias vezes referido não é necessário autenticar a fotocópia do BI/Cartão Cidadão.Carmen wrote:Pois é Tiago, nao é necessario para mim o documento comprovativo de residência permanente, pois sou portuguesa com bolsa em Portugal.
Ana
-
Obrigada Ana pela tua resposta.
Quanto tempo é que leva para receber o contrato, uma vez que lacrei o processo? E para receber o contrato assinado e a bolsa, leva muito tempo????
Obrigada
Carmen
Quanto tempo é que leva para receber o contrato, uma vez que lacrei o processo? E para receber o contrato assinado e a bolsa, leva muito tempo????
Obrigada
Carmen
Carmen
-
Eu submeti todos os documentos mas passadas cerca de duas semanas pediram-me mais algumas informações acerca na minha situação profissional actual (e futura) e duas semanas após ter submetido esses documentos disponibilizaram o contrato. Até pensei que ainda não seria este ano, dado que nem tenho data de ínicio da bolsa a 1 de Janeiro. Mas acho que até foram relativamente rápidos.