Interposição de recurso

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
slcc
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: utad

Interposição de recurso

Post by slcc »

Olá a todos. Será que alguém me pode ajudar com esta questão?

Concorri à bolsa de doutoramento na 2ª fase. Nessa altura encontrava-me a aguardar a defesa da tese de mestrado (pré-bolonha) pelo que na candidatura não coloquei que tinha concluido o mestrado, mas apenas que tinha submetido a tese e que aguardava defesa. Anexei também um documento em que declarava que iria defender a tese até ao dia 31 de Dezembro, facto que veio a acontecer. Contudo, não consigo perceber se de acordo com o regulamento me poderão contar no mérito do candidato o mestrado. Vi isto em relação às bolsas pós-doc
"Alteração excepcional do nº 6 do artigo 19
A título excepcional, devido a razões que se prendem com a calendarização do Concurso de Bolsas Individuais de Pós-Doutoramento 2009, foi autorizado por despacho 97/PR/09 do sr. MCTES, que, neste concurso, sejam também consideradas para avaliação candidaturas acompanhadas de uma declaração de que o grau de doutor será obtido até 31/12/2009. O formulário de candidatura já passou a reflectir esta alteração."

Contudo não sei se para as bolsas de doutoramento utilizaram o mesmo critério?

obrigado
sandra
slcc
recém-chegado
recém-chegado

Re: Interposição de recurso

Post by slcc »

Mais uma coisa,

Alguém sabe se é possivel anexar informação no recurso feito via electrónica? E se este tem de ser exclusivamente via electrónica?
E já agora alguém faz ideia quanto tempo é que costumam demorar a dar resposta ao recurso? Penso que são os 30 dias que vem no código de procedimento administrativo, mas não tenho a certeza.
obrigado
sandra
Célia Macedo
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Oxford Brookes University

Post by Célia Macedo »

Olá Sandra,

A minha situação era exactamente igual à tua, encontrava-me também à espera da classificação da tese e o grau de mestre iria ser atribuído até 31 de Dezembro. No entanto, dados os comentários que me deixaram no mérito do candidato tenho sérias dúvidas que tenham contado o mestrado.
Claro que agora no recurso vou mencionar que já obtive o grau de Mestre e qual a classificação final com a esperança que isso venha a fazer alguma diferença, mas, e uma vez, que não ons é permitido anexar qualquer documento nesta fase, fico sem saber se tal facto será considerado...
De qualquer forma, desejo-te boa sorte e que tudo corra bem.

CM
Célia Macedo

Oxford
UK
Fernandex
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Porto

Post by Fernandex »

Boas!

Tanto quanto sei, o recurso só pode ser feito por via electrónica e não permite anexar documentos.

No ano passado os resultados do recurso só sairam em Junho...

Boa sorte.

F.
Célia Macedo
recém-chegado
recém-chegado

Post by Célia Macedo »

Eu prefiro acreditar que desta vez os resultados não vão sair em Junho, mas sim mais cedo. Não sei se as datas do concurso do ano passado coincidiram com as deste ano, mas julgo que o deadline para lacrar a 2ª fase por exemplo foi o fim de Setembro e não o início, pelo que isso terá tido alguma influência em todo o processo.
No que a este ano diz respeito, tendo em consideração que o resultados das duas fases e mesmo da audiência prévia foram relativamente rápidos, não faria sentido que o resultado do recurso saísse em Junho. Pode ser que sim ou pode ser que não. Prefiro manter pensamento positivo.
We'll see.

CM
Célia Macedo

Oxford
UK
slcc
recém-chegado
recém-chegado

Post by slcc »

Obrigado a todos pelas respostas rápidas.

Tenho tentado contactar a FCT, mas está complicado. Alguém sabe se eles disponibilizam mais informação do que aquela que se encontra na nossa página de avaliação? É que eu acho que a informação é insuficiente para poder recorrer. Só para vos dar um exemplo, no 3º ponto de avaliação que diz respeito à instituição de acolhimento o comentário foi " Orientador e universidade adequados", contudo a pontuação foi apenas de 3,5. Como é que se pode reclamar desta pontuação, sem ter mais informação??

Sandra
saragsilva
cientista sempre presente
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

Sandra,
Podes consultar os processos na Loja do Cientista, em Lx. Envia um e-mail com esse pedido devidamente especificado com o teu contacto para id.bolsas@fct.mctes.pt e aguarda pela resposta.
Sara
saragsilva

Post by saragsilva »

Ah, esqueci-me de dizer que a resposta foi muito rápida. Enviei o e-mail com o pedido no sábado (com o meu contacto) e hoje já me telefonaram para marcar a hora/dia.
Sara
slcc
recém-chegado
recém-chegado

Post by slcc »

Sara obrigada pela informação.

Contudo, enviei o e-mail para a FCT a perguntar como poderia consultar o meu procsso de candidatura e esta foi a resposta:

Exma Srª:

Em resposta ao seu email de 04/01/209, informamo-la que as unicas informações sobre a sua candidatura sao as que constam na base do fctsig, a qual podera aceder atraves do endereço www.fct.mctes.pt/fctsig.

Acham isto normal???

Estou farta de ligar para eles mas ninguem atende...sinal de interrompido. Começo é a pensar em efectuar outra reclamação porque não é admissivel que não disponibilizem informação aos candidatos para poderem apresentar recurso. Acrescente-se o facto que os comentários constantes na base do fctsig são extremamente vagos.

Sara, já agora perguntava-te se por acaso já foste a lisboa consultar o processo ese realmente não acrescenta nada à base de dados disponivel online pela FCT.

Sandra
saragsilva

Post by saragsilva »

Olá Sandra,
Que estranho, não foi nada disso que o senhor que me ligou disse, depois de eu ter enviado o tal e-mail. Pareceu-me bastante certo do que estava a dizer, aliás na altura fiz-lhe mil perguntas e ele foi extremamente atencioso e simpático. Respondeu a tudo com bastante calma, estive para aí uma meia hora a falar com ele (há que aproveitar :-)

Só tenho consulta marcada para dia 8 (esta sexta) mas espero que possa ver o que pretendo!!! Ele informou-me que posso aceder às fichas de avaliação de TODOS os candidatos na lista, às actas, ao meu processo antigo no âmbito do doutoramento para comparar qualquer coisa. Perguntei-lhe se podia consultar os processos dos anos anteriores e ele aí disse que em princípio não mas que depois se via...mas também se não der paciência, as que interessam são mm as deste ano. Depois perguntei se podia ter acesso aos textos da audiência prévia, ou pelo menos ter acesso ao comentário que fizeram à minha, já que não disseram nada a não ser que continuava recusada, e ele disse que não tinha a certeza, mas que "depois se via". Basicamente, disse-me que aquilo é uma sala com 2 computadores onde podes aceder à informação, por isso é que é preciso marcar.

Assim sendo, as únicas certezas que me deram é que posso aceder à ficha de avaliação de TODOS os candidatos, às actas, ao meu processo antigo. O resto, "logo se vê". Mas mesmo assim, se for realmente o caso, acho que já ajuda qualquer coisa. Não faz sentido ir para Lx (e eu nem sou de Lx) gastar dinheiro e perder tempo para ver uma coisa que posso ver em casa...digo eu...

Sara
slcc
recém-chegado
recém-chegado

Post by slcc »

Mais uma vez obrigada Sara.

Se não fosse pedir muito gostaria se saber a tua opinião sobre se valeu mesmo a pena ir a Lx. E que tipo de informação podemos lá encontrar que nos possa esclarecer melhor.

obrig.
Sandra
saragsilva

Post by saragsilva »

Olá Sandra,
Desculpa, já era para te ter dito alguma coisa mas ainda ando por Lisboa. Sim, acho que vale bem a pena (se bem que sais de lá a ferver com tantas incongruências mas enfim...certas coisas parece mesmo que têm mesmo dois pesos e duas medidas... A mim deu-me jeito porque vou poder usar alguns desses argumentos (não sei se mudará alguma coisa mas olha aqui vai disto). Além disso, como podes ver quem subiu com a audiência prévia e em quê, depois até podes entrar em contacto com essas pessoas que conseguiram subir nesse período como eu fiz, e perguntar-lhes ao certo o que escreveram. Todas me responderam prontamente e foram todas muito simpáticas, alguns até me mandaram os textos deles.
Basicamente, penso que a consulta ajuda a tornar o recurso mais sólido. Também te apercebes de muitas, mas muitas disparidades de avaliação consoante os processos consoante o avaliador. O que podes consultar são só mesmo as candidaturas de todos os candidatos e as actas, mas já ajuda. Não podes consultar textos de audiência prévia. Em relação às actas, algumas são ridículas. Na minha, por exemplo, dizem que se "procedeu à afinação dos critérios do guião de avaliação", mas não dizem QUAIS foram essas afinações, ou seja, continua tudo no segredo dos deuses e depois não percebes nada das disparidades... O senhor que está a ajudar as consultas disse-me inclusive que se fosse ele usava tb esse argumento pois geralmente quando eles alteram os critérios têm de deixar escrito na acta os critérios que realmente usaram, e anexá-los à mesma. Pois está bem...
Oh well...
Boa sorte para o teu recurso. Força!
Sara
slcc
recém-chegado
recém-chegado

Post by slcc »

Agradeço novamente.

Amanhã sempre vou a Lisboa. epois de um 2º e-mail lá me contactaram. A ver vamos se irá valer a pena.

sandra
saragsilva

Post by saragsilva »

Olá Sandra,
Acabei de lacrar o recurso...! Sempre foste a Lx? Ajudou? Espero que sim!!
Força! E boa sorte a todos...
Sara
ifca
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: FCUP

Post by ifca »

Olá!

Alguém sabe se existe um limite máximo de tempo para a FCT divulgar os resultados do recurso?

Obrigada
saragsilva

Post by saragsilva »

Na Loja do Cientista disseram-me que não (...), mas como este ano os resultados têm saído até bastante rápido pode muito bem ser bastante antes da divulgação dos resultados do ano passado (em Junho).
Sara
slcc
recém-chegado
recém-chegado

Post by slcc »

Olá

Sim sempre fui a lisboa. Ainda estou a escrever o meu recurso, temos de lacrar até à meia noite. O que mais me escandalizou foi ver candidatos que tinham como orientadores pessoas que faziam parte do painel de avaliação. E nessas situações a pontuação das condições de acolhimento, pelo mesnos dos casos que vi, nunca foi inferior a 4,75 pontos. Mas é claro que não posso estar a dizer isto às pessoas que me vão avaliar Outra coisa que achei estranho, umas das candidatas que teve bolsa tinha o currículo do orientador lacrado depois do dia 1 de Setembro de 2009. humm...pensei que tinhamos que lacrar tudo até ao dia 1 de Setembro...cv do orientador inclusive.

bem...vamos ver como corre!
sandra
saragsilva

Post by saragsilva »

Pois, também vi coisas do género...mas apesar dessas dores de cabeça penso que a consulta ajuda a fundamentar a nossa defesa. Agora se vai valer a pena já é outra história...time will tell. Boa sorte!
Força aí! tens até às 23h59 :-)

Sara
saragsilva

Post by saragsilva »

Bom dia,
Gostava de saber se aconteceu isto a mais alguém pois estou muito preocupada!! Lacrei o meu recurso ontem, dia 15 às 15h22, sem qualquer problema, com confirmação de recurso lacrado, comment locked (tal como fiz para a audiência), confirmei inclusive várias vezes ontem se continuava tudo em ordem e até às 23h30, hora a que me fui deitar, continuava tudo como devido: recurso lacrado às 15h22, dia 15. Hoje de manhã, qual não é o meu espanto, ao ir ao site confirmar novamente, não me aparece o texto de recurso lacrado (!!!!!!!) mas o texto da audiência prévia lacrado (!!!!!!!) que aliás já tinha desaparecido há muito tempo do processo online!!! Espero que seja um problema de actualização, ainda por cima hoje é sábado e não vou poder entrar em contacto com a FCT para que rectifiquem o problema...depois de tanto trabalho só me faltava esta...mais alguém teve este problema?
Sara
Célia Macedo
recém-chegado
recém-chegado

Post by Célia Macedo »

Olá Sara,

Fui verificar a minha página e reparei que tenho exactamente o mesmo problema (se é que é um problema, esperemos que não). O texto que se encontra na minha página como lacrado é o da audiência prévia e não o do recurso!!
Será isto normal? Talvez isto seja um registo do nosso processo e o texto que apresentámos como recurso esteja agora em fase de análise e por isso ausente da página... Não sei.
Aguardaremos.

CM
Célia Macedo

Oxford
UK
Post Reply