programa para escrita de artigos
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: FPCEUC
programa para escrita de artigos
Olá!!!
Gostava de ouvir sugestões sobre is programas mais funcionais para suporte à escrita de artigos.
(endnote? Framemaker?)
Que experiências têm?
Obgd!!!!!
c
Gostava de ouvir sugestões sobre is programas mais funcionais para suporte à escrita de artigos.
(endnote? Framemaker?)
Que experiências têm?
Obgd!!!!!
c
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: Universidade de Algures
Re: programa para escrita de artigos
Eu usei o EndNote quando tive que escrever a minha tese de mestrado.
Dá um pouco de trabalho ao início, para inserir lá todas as citações, mas depois de teres a base de dados do EndNote feita, é uma maravilha.
E depois é só ires acrescentando artigos, o problema é mesmo arrancar.
Ele tem o estilo de citações de inúmeras revistas, o que é excelente.
A parte chata é quando o ficheiro é editado num PC sem o EndNote, e depois quando volta ao PC com o EndNote - o programa tende a apagar referências que entretanto foram inseridas ou a inserir referências apagadas, no fundo atrofia um bocado.
De qualquer forma, recomendo, poupa imenso trabalho.
Dá um pouco de trabalho ao início, para inserir lá todas as citações, mas depois de teres a base de dados do EndNote feita, é uma maravilha.
E depois é só ires acrescentando artigos, o problema é mesmo arrancar.
Ele tem o estilo de citações de inúmeras revistas, o que é excelente.
A parte chata é quando o ficheiro é editado num PC sem o EndNote, e depois quando volta ao PC com o EndNote - o programa tende a apagar referências que entretanto foram inseridas ou a inserir referências apagadas, no fundo atrofia um bocado.
De qualquer forma, recomendo, poupa imenso trabalho.
Olá,
Se fôr um artigo pequeno... < 10 páginas acho que o Endnote é bom (apesar de nunca ter usado)... Se fôr mais, nada como o LaTEX..... Dá algum trabalho na aprendizem, mas para gestão de referência não há melhor.
ATENÇÃO: neste momento, já algumas orginazações disponibilizam templates de artigos e formatos de referências para o Word 2007, o que torna dispensável a utilização de coisas como Endnote. (just google it!
)
Se fôr um artigo pequeno... < 10 páginas acho que o Endnote é bom (apesar de nunca ter usado)... Se fôr mais, nada como o LaTEX..... Dá algum trabalho na aprendizem, mas para gestão de referência não há melhor.
ATENÇÃO: neste momento, já algumas orginazações disponibilizam templates de artigos e formatos de referências para o Word 2007, o que torna dispensável a utilização de coisas como Endnote. (just google it!

-
- recém-chegado
- University/ Institute: UAc
Oi
Comecei há pouco tempo a usar o Mendeley Desktop (http://www.mendeley.com/). Tem as mesmas funcionalidades do EndNote mas é freeware e adicionalmente permite pesquisar no texto integral dos ficheiros . Importar referências para lá também é mais fácil do que com o EndNote, basta arrastar o ficheiro para a janela do programa e ele assume automaticamente os campos (Autores, Título, etc...). Claro que às vezes falha alguns campos, e nesses casos tem que se corrigir à mão, mas na maior parte dos casos poupa muito trabalho.
Boa sorte
,
Rita
Comecei há pouco tempo a usar o Mendeley Desktop (http://www.mendeley.com/). Tem as mesmas funcionalidades do EndNote mas é freeware e adicionalmente permite pesquisar no texto integral dos ficheiros . Importar referências para lá também é mais fácil do que com o EndNote, basta arrastar o ficheiro para a janela do programa e ele assume automaticamente os campos (Autores, Título, etc...). Claro que às vezes falha alguns campos, e nesses casos tem que se corrigir à mão, mas na maior parte dos casos poupa muito trabalho.
Boa sorte

Rita
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: FPCEUC
Muito Obrigada pelas dicas!!!
c
c
Esse Mendeley parece ser altamente! Obrigada pela dica, Rita!
-
- recém-chegado
- University/ Institute: UAc
Pois, tem-me poupado muito tempinho... quem o desenvolveu merecia um prémio!!!
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: FCUL
Do género do Mendeley, dêem também uma vista de olhos no Zotero. Funciona como um plugin para o Firefox, e permite gravar só com um clique referências bibliográficas de uma catrefada de sites. Exporta também para variadíssimos formatos de citação.
J
-
- recém-chegado
- University/ Institute: FEUP
Para quem não sabe, sites como o Scopus e o Science Direct permitem exportar directamente referências completas de artigos para o endnote.
-
- investigador em formação
- University/ Institute: ???
não concordo nada. o Endnote é excelente também para artigos extensos. já o tenho utilizado em artigos de revisão com mais de 100 ref e funciona lindamente...Se fôr um artigo pequeno... < 10 páginas acho que o Endnote é bom (apesar de nunca ter usado)... Se fôr mais, nada como o LaTEX.....
é óptimo também para a escrita de teses...
não conheço nenhum dos outros programas referidos, mas a verdade é que com o Endnote, em especial as ultimas versões (X3), não sinto necessidade de mais nenhuma funcionalidade. a possibilidade de armazenamento e procura de artigos em formato pdf é excepcional. para além de um gestor de referências bibliográficas funciona como uma verdadeira base de dados personalizável.
Eu dou nota 20.
Até se pode importar directamente do google scholar e de quase todas as revistasjoao.pereira wrote:Para quem não sabe, sites como o Scopus e o Science Direct permitem exportar directamente referências completas de artigos para o endnote.
E o Refworks, alguém utiliza? Disseram-me que esse tem ultrapassado o Endnote nos últimos tempos, sendo que mais arquivos têm ligação com este que com o Endnote....