Subsídio de doença - ? ? impacto na duraçao da bolsa

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
G418
investigador em formação
investigador em formação

Subsídio de doença - ? ? impacto na duraçao da bolsa

Post by G418 »

Olá a todos!

"Subsídio de doença
A concessão do subsídio tem início no 31º dia após a data da certificação da incapacidade"

o que é que isto significa na pratica? não percebo bem...

Se eu estiver internado durante 15 dias para uma cirurgia, e pedir SSV, tenho direito? pagam-me só 31 dias depois, ou como foi "doença de curta duração" não me pagam nada?

gostava de ouvir opiniao, e de preferencia relatos de experiencias de quem ja utilizou o ssv para doença.

Mais uma coisa, durante esses 15 dias ou 1 mês ou 2 meses de baixa, em que somos pagos pelo SSV, a nossa bolsa fica congelada? isto é, o nosso contrato é prolongado??

obrigado pela atenção e espero as vossas opinioes
alexandra
recém-chegado
recém-chegado

Re: Subsídio de doença - ? ? impacto na duraçao da bolsa

Post by alexandra »

Deixa ver se eu com a experiência que tive consigo de alguma forma ajudar...

Essa questão do internamento é meio confusa sim. Mas refere-se ao subsídio de doença e não ao pagamento do SSV. Por isso não confundas.

Da mesma forma não confundas as entidades: uma coisa é a FCT, outra é a tua universidade/instituição de acolhimento e outra a Segurança Social. Isto é, aconselho-te a solicitares o subsídio de doença quanto antes (é uma miséria!) e a comunicares à FCT a tua situação (com um relatório médico anexo) para que procedam de imediato à suspensão da bolsa e do tempo de contagem da mesma para que depois não te faça falta.

Se quiseres trocar impressões podes escrever-me para alexandracorreiasilva@gmail.com
G418
investigador em formação
investigador em formação

Re: Subsídio de doença - ? ? impacto na duraçao da bolsa

Post by G418 »

Obrigado Alexandra pelo esclarecimento. O meu post não ficou muito claro mas percebi o que explicaste.

Vou ao médico e ele passa 2 papeis: uma para a segurança social, e um relatório médico para eu pedir suspensão da bolsa pelo período de "baixa". Hoje em dia, nos centros de saúde a comunicação com a segurança social é quase imediata. Só não tinha percebido que eu é que tinha de informar a FCT.
Post Reply