Ola a todos. Procurei um pouco no forum e na FAQ e continuo com duvidas em relação ao SSV.
Estou a fazer o douturamento em França, tenho uma BD e não sei exactamente o que fazer para ter o SSV. Pelo que percebi teria de ir ao consulado, mas não sei o que pedir. E é necessaria uma visita médica? Havera alguém que esteja em França e que me conte como fez?
Estou no terceiro ano da bolsa, e também não sei se posso começar a ter o SSV neste momento.
Muito obrigada,
Luisa
SSV BD em França
-
- Sócios
- University/ Institute: Université Paris-Sorbonne
SSV BD em França
"J'ai toujours haï les ténèbres [...]." Jean-Jacques Rousseau
Re: SSV BD em França
Em princípio poderás começar a ter o SSV em qualquer altura da bolsa. Claro que quanto mais tarde, pior para ti, pois ficarás com menos tempo de desconto.
Também não sei o procedimento exacto no teu caso, mas creio que ir ao consulado parece-me um bom ponto de partida. Tem cuidado, não vão te dar as instruções para seg social em Portugal dum trabalhador emigrado normal (que também é SSV, mas feito de maneira diferente, já que não tens contrato de trabalho).
Também não sei o procedimento exacto no teu caso, mas creio que ir ao consulado parece-me um bom ponto de partida. Tem cuidado, não vão te dar as instruções para seg social em Portugal dum trabalhador emigrado normal (que também é SSV, mas feito de maneira diferente, já que não tens contrato de trabalho).
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen
Embora esteja na Alemanha, tratei do SSV em Portugal. Só precisei de preencher o formulário (que está disponível na página da SS) e entregar a declaração da FCT que enviaram com o contrato. Embora na SS não me tenham digo nada acerca do assunto, recebi uma carta a pedir um atestado médico de robustez física. Enviei por correio e passado uns tempos recebi a confirmação do SSV com as respectivas informações em relação ao pagamento.
Eu tratei de tudo em Agosto/Setembro. Comecei a pagar em Outubro, mas incluindo as contribuições desde o inicio da bolsa (Fevereiro), por isso tive de pagar juros (ca. 20€ no total). Entretanto a FCT já me irá reembolsar estas contribuições do SSV este mês.
Pelo o que li no fórum, há SS mais habituadas a lidar com bolseiros do que outras (eu fui à Loja do Cidadão do Porto e mesmo aí não me disseram que precisava de um atestado médico..). Imagino que no consulado ainda possam estar menos informados, mas à partida é suposto tratarem dessa questão.
Dado que se trata de uma contribuição voluntária, acho que não há problema começares agora a pagar. Claro que, nesse caso, não te conta o resto do doutoramento no que diz respeito a contribuições para a SS. Penso ter lido um caso aqui no forum de alguém que quase no final do doutoramento queria pagar tudo e a questão era se a FCT retribuia ou não. Podes tentar procurar e ver o que aconteceu nesse caso.
Ana
Eu tratei de tudo em Agosto/Setembro. Comecei a pagar em Outubro, mas incluindo as contribuições desde o inicio da bolsa (Fevereiro), por isso tive de pagar juros (ca. 20€ no total). Entretanto a FCT já me irá reembolsar estas contribuições do SSV este mês.
Pelo o que li no fórum, há SS mais habituadas a lidar com bolseiros do que outras (eu fui à Loja do Cidadão do Porto e mesmo aí não me disseram que precisava de um atestado médico..). Imagino que no consulado ainda possam estar menos informados, mas à partida é suposto tratarem dessa questão.
Dado que se trata de uma contribuição voluntária, acho que não há problema começares agora a pagar. Claro que, nesse caso, não te conta o resto do doutoramento no que diz respeito a contribuições para a SS. Penso ter lido um caso aqui no forum de alguém que quase no final do doutoramento queria pagar tudo e a questão era se a FCT retribuia ou não. Podes tentar procurar e ver o que aconteceu nesse caso.
Ana
-
- Sócios
Muio obrigada pelas respostas. Ana o atestado médico era em alemão? Vou agora a Portugal nas férias, se calhar podia tratar disso, mas não sei se terei tempo de ir ao médico em Portugal!
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen
Não, em português. Como tratei de tudo em Portugal, acho que eles só aceitariam em português de qualquer modo. Boa sorte.
O atestado tem de ser em Português.
Sou bolseiro na Noruega, e no verão passado tentei inscrever-me, mas desisti.
Tinha um atestado médico do médico de familia Noruegues, escrito em Inglês, com "normal" escrito em todos os pontos.
Recusaram na SS. O meu centro de saúde não me podia passar um atestado em tempo útil e não me parecia aceitável ter de pagar uma consulta privada.
Desisti, não vale a pena lutar contra anacronismos.
Sou bolseiro na Noruega, e no verão passado tentei inscrever-me, mas desisti.
Tinha um atestado médico do médico de familia Noruegues, escrito em Inglês, com "normal" escrito em todos os pontos.
Recusaram na SS. O meu centro de saúde não me podia passar um atestado em tempo útil e não me parecia aceitável ter de pagar uma consulta privada.
Desisti, não vale a pena lutar contra anacronismos.
-
- Sócios
- University/ Institute: Diamond Light Source
Conheco varias pessoas que trataram no consulado portugues em Lyon. Seguiram estas instrucoes.
http://wiki.bolseiros.org/index.php?tit ... _aderir.3F
Posso tentar perguntar a alguma delas se ainda for necessario. De qualquer forma um telefonema para o consulado e mencionar Seguro Social Voluntario deve ter respostas. E se tiver era fixe "postar" aqui novamente ...
David
http://wiki.bolseiros.org/index.php?tit ... _aderir.3F
Posso tentar perguntar a alguma delas se ainda for necessario. De qualquer forma um telefonema para o consulado e mencionar Seguro Social Voluntario deve ter respostas. E se tiver era fixe "postar" aqui novamente ...
David
Wolf Credo: "Respect the elders, Teach the young, Cooperate with the pack, Play when you can, Hunt when you must, Rest in between, Share your affections, Voice your feelings, Leave your mark."
---
Visita o Guia do Bolseiro
---
Visita o Guia do Bolseiro
-
- Sócios
Ola David,
so agora vi que tinhas respondido! Não tenho vindo ao forum! Acho que é o que vou tentar fazer vou telefonar para o consulado de Paris a ver o que me dizem, se derem resposta, "posto" aqui novamente!

so agora vi que tinhas respondido! Não tenho vindo ao forum! Acho que é o que vou tentar fazer vou telefonar para o consulado de Paris a ver o que me dizem, se derem resposta, "posto" aqui novamente!