Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Universidade de Coimbra
Re: Previsões de resultados da 2.ª fase
100% de acordo com s.carvalho! É perfeitamente legítimo que da parte da ABIC se preocure, em nome de centenas de candidatos a bolsa, esclarecer o que se passa com a questão dos prazos. A justificação dos 90 dias existe apenas para desenhar um quadro legal, não faz nenhum sentido outra interpretação!
"A vida dos bolseiros compadece-se com prazos de inicios de projectos, anos lectivos, datas de matriculas e de pagamento de proprinas" - é aqui que está o centro da questão! No meu caso, o programa doutoral começou em Outubro, obriga a uma dedicação total, e Janeiro é um mês de conclusão de trabalhos de investigação, não de espera das decisões dos gabinetes!!! Penso que é um direito nosso, uma vez que os projectos já estão avaliados, saber com o que contamos numa fase tão decisiva das nossas vidas!
Neste momento, um e-mail no mínimo acompanhado por uma solicitação de reunião, entrega de um abaixo assinado, o que entenderem, seria importante como um sinal de que a ABIC está "no terreno" e com ela, todos nós. Acredito que seria muito mais difícil à FCT continuar a ignorar as nossas angústias e atirar com datas que nada têm que as justifiquem.
Isto tem de ser "um por todos e todos por um e a ABIC por todos nós"! E boa sorte a todos!
"A vida dos bolseiros compadece-se com prazos de inicios de projectos, anos lectivos, datas de matriculas e de pagamento de proprinas" - é aqui que está o centro da questão! No meu caso, o programa doutoral começou em Outubro, obriga a uma dedicação total, e Janeiro é um mês de conclusão de trabalhos de investigação, não de espera das decisões dos gabinetes!!! Penso que é um direito nosso, uma vez que os projectos já estão avaliados, saber com o que contamos numa fase tão decisiva das nossas vidas!
Neste momento, um e-mail no mínimo acompanhado por uma solicitação de reunião, entrega de um abaixo assinado, o que entenderem, seria importante como um sinal de que a ABIC está "no terreno" e com ela, todos nós. Acredito que seria muito mais difícil à FCT continuar a ignorar as nossas angústias e atirar com datas que nada têm que as justifiquem.
Isto tem de ser "um por todos e todos por um e a ABIC por todos nós"! E boa sorte a todos!
-
- recém-chegado

Sorry...
Let me try...

loooooooooooooooooool
pessoal, vou dormir.
amanhã é dia.
até amanhã
amanhã é dia.
até amanhã
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Universidade do Minho
Até amanhã. Amanhã é o dia!sgsilva wrote:pessoal, vou dormir.
amanhã é dia.
até amanhã
17.
Oh hai 

-
[quote="s.carvalho"]Olá a todos,
Ora cá está uma mensagem que eu subscrevo na integra. Eu, que sou BD desde 2007 e que estou só a assistir à agonia dos meus colegas e familia em espera desesperante, já há cerca de um mês que me pergunto: Mas afinal para que serve a ABIC??? Mais de 2.000 mensagens no seu próprio Forum, e já se viram petições com muito menos gente, e não vejo qualquer movimento no sentido de tentarem saber o porquê de tão anormal atraso. A justificação dos 90 dias não serve, os 90 dias são obviamente necessários para ressalvar legalmente estes processos de prescreverem, mas não são previstos para serem utilizados até ao último dia, a menos que uma situação grave e inesperada ocorra. Outro dos motivos que justificam que a ABIC já tenha tomado uma iniciativa no sentido de pedir uma audiência, é porque a vida dos bolseiros não se compadece com prazos de 90 nem de 100 dias. A vida dos bolseiros compadece-se com prazos de inicios de projectos, anos lectivos, datas de matriculas e de pagamento de proprinas, penso que o Ministério e a FCT já perceberam isso há algum tempo. A vida de muitos bolseiros depende de saberem ATÉ Janeiro, e para muitos já será tarde demais, se podem começar os programas de investigação para que foram aceites. Simples. Os factos reais da vida real. Dado que desde que foram criados os 2 ciclos de avaliação, nunca se ultrapassaram tais datas, e que para muitos isto pode significar adiar as vidas por um ano ou desistir da investigação vejo, assim de repente, muito material, para que um representante da ABIC se sente numa reunião e tente saber mais qualquer coisa (certamente mais do que sabem as pessoas que telefonam todos os dias para a FCT). Um email da ABIC para o Ministério, bem escrito, a explicar as angústias dos bolseiros também tinha ficado muito bem.
Não podia ter dito melhor... é exactamente isto!
E é isto que temos que começar a mostrar às pessoas, temos que nos mexer... somos nós os principais (e únicos!) interessados que as bolsas saiam rapidamente...
Ora cá está uma mensagem que eu subscrevo na integra. Eu, que sou BD desde 2007 e que estou só a assistir à agonia dos meus colegas e familia em espera desesperante, já há cerca de um mês que me pergunto: Mas afinal para que serve a ABIC??? Mais de 2.000 mensagens no seu próprio Forum, e já se viram petições com muito menos gente, e não vejo qualquer movimento no sentido de tentarem saber o porquê de tão anormal atraso. A justificação dos 90 dias não serve, os 90 dias são obviamente necessários para ressalvar legalmente estes processos de prescreverem, mas não são previstos para serem utilizados até ao último dia, a menos que uma situação grave e inesperada ocorra. Outro dos motivos que justificam que a ABIC já tenha tomado uma iniciativa no sentido de pedir uma audiência, é porque a vida dos bolseiros não se compadece com prazos de 90 nem de 100 dias. A vida dos bolseiros compadece-se com prazos de inicios de projectos, anos lectivos, datas de matriculas e de pagamento de proprinas, penso que o Ministério e a FCT já perceberam isso há algum tempo. A vida de muitos bolseiros depende de saberem ATÉ Janeiro, e para muitos já será tarde demais, se podem começar os programas de investigação para que foram aceites. Simples. Os factos reais da vida real. Dado que desde que foram criados os 2 ciclos de avaliação, nunca se ultrapassaram tais datas, e que para muitos isto pode significar adiar as vidas por um ano ou desistir da investigação vejo, assim de repente, muito material, para que um representante da ABIC se sente numa reunião e tente saber mais qualquer coisa (certamente mais do que sabem as pessoas que telefonam todos os dias para a FCT). Um email da ABIC para o Ministério, bem escrito, a explicar as angústias dos bolseiros também tinha ficado muito bem.
Não podia ter dito melhor... é exactamente isto!
E é isto que temos que começar a mostrar às pessoas, temos que nos mexer... somos nós os principais (e únicos!) interessados que as bolsas saiam rapidamente...
-
RitaM wrote:Olhem.... Tomei a liberdade de escrever um email em "nosso nome" para a ABIC a pedir ajudinha!!!
Espero não ter feito asneirada...
Reza assim:
Exmos. Srs.,
Certamente saberão que a divulgação dos resultados do 2º ciclo de avaliações do Concurso para Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2010 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia está este ano a atrasar-se de forma atípica ao que tem acontecido no passado, ainda que não tenha sido ultrapassado o prazo legal para tal divulgação.
Compreendemos que este é um ano complexo a nível das tomadas de decisão políticas e financeiras e que a Fundação, como sector dos serviços públicos do Estado, esteja dependente de outras partes para poder desenvolver o seu próprio serviço, mas, tendo a própria Fundação outrora adiantado "inícios de Dezembro" para a publicação das avaliações, gostaríamos pelo menos de ter alguma explicação sobre a demora que se está a verificar.
Conhecendo a ABIC tão bem a realidade dos bolseiros de investigação científica e, em especial, a situação em que agora os bolseiros candidatos se encontram, gostaria de fazer o veemente pedido à Associação para que interceda de forma oficial junto da FCT no sentido de obter algum esclarecimento para o atraso a que estamos a assistir.
Não só estão em causa os candidatos do 2º ciclo, mas também todos os colegas que ficaram com a atribuição de bolsa pendente da 1ª para a 2ª fase de avaliações e todos os que pediram atempadamente Audiência Prévia à FCT.
Penso estar em condições de dizer que este pedido, vindo no seguimento da discussão que tem sido tida no Fórum dos Bolseiros (http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3651), é feito em nome de todos os colegas candidatos.
Agradeço desde já a vossa atenção e o trabalho que desenvolvem diariamente pelos Bolseiros de Investigação Científica.
Com os melhores cumprimentos,
Boa! OBRIGADA! Está muito bem

Se os resultados não sairem entretanto acho que podiamos fazer o mesmo para a FCT, Ministério... se nos uníssemos podiamos fazer um abaixo-assinado e enviar. A sério, é mesmo importante começar a fazer alguma coisa e a falar... todos juntos temos mais força do que telefonemas individuaus em que a única coisa que fazem é gozar connosco....
-
- recém-chegado
Concordo e assim é que é! Mesmo já cansados e "atormentados" é preciso abanar isto!!!
É para enviar e eu assino já!!
-
F56R wrote:Concordo e assim é que é! Mesmo já cansados e "atormentados" é preciso abanar isto!!!
Desculpem lá a minha ignorância, mas alguém sabe criar uma petição online? E se criássemos uma para que todos assinássemos em massa e depois enviávamos para os sítios devidos?? O que acham? Pode não adiantar nem um milímetro na saída dos resultados, mas pelo menos manifestávamos o nosso desagrado perante esta situação absurda. Temos liberdade de expressão, devemos utilizá-la! Vamos lá a mexer pessoal! Não podemos só queixar-nos!
-
- cientista assíduo
- University/ Institute: Universidade de Algures
Acho que ainda não perceberam como as coisas funcionam neste país...
Querem fazer alguém mexer-se? Vão à TV. Se vão chatear a FCT ou o MCTES não têm sorte nenhuma...
Tentem antes a SIC, a RTP, ou em desespero, o pseudo-jornalismo TVÍstico.
Querem fazer alguém mexer-se? Vão à TV. Se vão chatear a FCT ou o MCTES não têm sorte nenhuma...
-
Echuu wrote:Acho que ainda não perceberam como as coisas funcionam neste país...
Olha, nem era nada mal pensado...
-
- University/ Institute: UTAD/IPT/ITM - Centro de Geociências (UC)
Eu sinceramente penso que devemos esperar pela resposta ABIC e posteriormente em face da mesma pensar num contacto com a FCT, Ministério e uma petição...Sou contra noticiários (principalmente nos padrões que temos em Portugal) logo, pelo menos para mim, servir-me da TV não é uma hipótese. Mas alto é a minha opinião pessoal! 

Não quero ser mauzinho, mas tenho mesmo um "feeling" que não é hoje (sexta-feira) que os resultados vão sair... 
Até para a semana!

Até para a semana!

-
- recém-chegado
Para mim, amanhã já vai ser um dia muito complicado se não tiver "um sinal" da FCT... Tenho de ir ao banco, já e$tou com problema$ muito, muito, me$mo muito complicado$, e infelizmente tudo se vai complicar ainda mais porque não sei o que dizer... Enfim, somos muitos a passar por estes problemas, mas quando sentimos "na pele" o limite a aproximar-se e a falta de soluções... Alguém aqui falava e bem em angústia... Problemas pessoais à parte, vai ser um dia em que temos de fazer alguma coisa, não aceitar "passivamente" (bombardeamento de telefonemas à parte) o jogo do empurra da FCT e em primeiro lugar, penso que era bom ter uma reação através da ABIC. Acredito que pode representar muito em termos de diálogo credível com a FCT e, por exemplo, através da solicitação de uma audiência com representantes da ABIC, numa situação cara-a-cara, será muito mais difícil à FCT continuar a adiar a publicação dos resultados. Outra possibilidade é criar uma petição on-line e aproveitar o fim de semana para juntar o maior número possível de assinaturas... Temos de demonstrar que estamos "vivos", descontentes e que a treta dos "90 dias úteis" não faz sentido nenhum! E isto não é "criar problemas" é "viver em democracia" e ter direitos!
-
Compreendo perfeitamente o que dizes... e espero que amanhã o dia te corra pelo melhor.F56R wrote:Para mim, amanhã já vai ser um dia muito complicado se não tiver "um sinal" da FCT... Tenho de ir ao banco, já e$tou com problema$ muito, muito, me$mo muito complicado$, e infelizmente tudo se vai complicar ainda mais porque não sei o que dizer... Enfim, somos muitos a passar por estes problemas, mas quando sentimos "na pele" o limite a aproximar-se e a falta de soluções... Alguém aqui falava e bem em angústia... Problemas pessoais à parte, vai ser um dia em que temos de fazer alguma coisa, não aceitar "passivamente" (bombardeamento de telefonemas à parte) o jogo do empurra da FCT e em primeiro lugar, penso que era bom ter uma reação através da ABIC. Acredito que pode representar muito em termos de diálogo credível com a FCT e, por exemplo, através da solicitação de uma audiência com representantes da ABIC, numa situação cara-a-cara, será muito mais difícil à FCT continuar a adiar a publicação dos resultados. Outra possibilidade é criar uma petição on-line e aproveitar o fim de semana para juntar o maior número possível de assinaturas... Temos de demonstrar que estamos "vivos", descontentes e que a treta dos "90 dias úteis" não faz sentido nenhum! E isto não é "criar problemas" é "viver em democracia" e ter direitos!
Apoio a 100% a ideia da petição... temos que fazer alguma coisa. E quero acreditar que a ABIC se vai mexer depois do email que uma das nossas colegas do forum tão bem enviou.
Já não tenho esperanças que saiam os resultados assim tão cedo... e mesmo que saiam, gostava na mesma que nos dissessem porque é que nos fizeram esperar tanto. Temos esse direito. Não podem simplesmente dizer que "está para breve", "não faço ideia", "temos 90 dias"... isto deveria ser um concurso sério e não uma brincadeira.
-
- University/ Institute: FCUL
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!
NUNCA MAIS!!!
sorry o berro de desabafo
ah, sim e where do i sign?
NUNCA MAIS!!!
sorry o berro de desabafo

ah, sim e where do i sign?
-
- Sócios
- University/ Institute: ITQB NOVA - Universidade Nova de Lisboa
Caros colegas,
A ABIC (Grupo de Apoio ao Bolseiro) recebeu o email da colega RitaM a solicitar a intervenção da nossa associação.
Sim, claro, que temos conhecimento sobre a grande demora na saída dos resultados das candidaturas a bolsa - Infelizmente, uma situação que não é nova... Este é um problema recurrente e antigo nos concursos de bolsas da FCT.
A demora e a imprevisibilidade na saída dos resultados das candidaturas a bolsa foi um dos pontos que a ABIC abordou numa das últimas reuniões que teve na FCT. A resposta da FCT foi no sentido de que os resultados saem sempre o mais rapidamente possível e que há inúmeros factores que tornam este processo complexo, envolvendo centenas de pessoas (avaliadores e outros), com dificuldades que muitas vezes ultrapassam aquilo que o Departamento de Formação dos Recursos Humanos da FCT pode resolver...
Voltaremos a abordar esta questão em futuras reuniões, porque esta situação não é aceitável.
(Pessoalmente, posso dizer-vos que este é um ponto que não esqueço facilmente - Eu própria soube o resultado da bolsa que agora tenho no último dia do prazo dos 90 dias úteis...).
A ABIC irá tentar obter uma resposta junto da FCT sobre a situação actual, e assim que tivermos um esclarecimento, colocaremos a informação aqui no Forum para que todos tomem conhecimento.
Aproveito para vos encorajar a participar activamente no trabalho, discussões e actividades da ABIC. Inscrevam-se também como sócios!
Quantos mais formos na ABIC, mais poder de intervenção iremos ter junto dos responsáveis políticos.
A ABIC precisa da vossa ajuda - Os problemas são muitos e na ABIC todos somos voluntários, com agendas de trabalho por vezes muito preenchidas...
Boa sorte, e felicidades para todos!
Susana
------------------
Susana Neves
Pelo Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/
A ABIC (Grupo de Apoio ao Bolseiro) recebeu o email da colega RitaM a solicitar a intervenção da nossa associação.
Sim, claro, que temos conhecimento sobre a grande demora na saída dos resultados das candidaturas a bolsa - Infelizmente, uma situação que não é nova... Este é um problema recurrente e antigo nos concursos de bolsas da FCT.
A demora e a imprevisibilidade na saída dos resultados das candidaturas a bolsa foi um dos pontos que a ABIC abordou numa das últimas reuniões que teve na FCT. A resposta da FCT foi no sentido de que os resultados saem sempre o mais rapidamente possível e que há inúmeros factores que tornam este processo complexo, envolvendo centenas de pessoas (avaliadores e outros), com dificuldades que muitas vezes ultrapassam aquilo que o Departamento de Formação dos Recursos Humanos da FCT pode resolver...
Voltaremos a abordar esta questão em futuras reuniões, porque esta situação não é aceitável.
(Pessoalmente, posso dizer-vos que este é um ponto que não esqueço facilmente - Eu própria soube o resultado da bolsa que agora tenho no último dia do prazo dos 90 dias úteis...).
A ABIC irá tentar obter uma resposta junto da FCT sobre a situação actual, e assim que tivermos um esclarecimento, colocaremos a informação aqui no Forum para que todos tomem conhecimento.
Aproveito para vos encorajar a participar activamente no trabalho, discussões e actividades da ABIC. Inscrevam-se também como sócios!
Quantos mais formos na ABIC, mais poder de intervenção iremos ter junto dos responsáveis políticos.
A ABIC precisa da vossa ajuda - Os problemas são muitos e na ABIC todos somos voluntários, com agendas de trabalho por vezes muito preenchidas...
Boa sorte, e felicidades para todos!
Susana
------------------
Susana Neves
Pelo Grupo de Apoio ao Bolseiro da ABIC
ABIC - Associação dos Bolseiros de Investigação Científica
http://www.abic-online.org/
RitaM wrote:Olhem.... Tomei a liberdade de escrever um email em "nosso nome" para a ABIC a pedir ajudinha!!!
Espero não ter feito asneirada...
Reza assim:
Exmos. Srs.,
Certamente saberão que a divulgação dos resultados do 2º ciclo de avaliações do Concurso para Bolsas Individuais de Doutoramento e Pós-Doutoramento 2010 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia está este ano a atrasar-se de forma atípica ao que tem acontecido no passado, ainda que não tenha sido ultrapassado o prazo legal para tal divulgação.
Compreendemos que este é um ano complexo a nível das tomadas de decisão políticas e financeiras e que a Fundação, como sector dos serviços públicos do Estado, esteja dependente de outras partes para poder desenvolver o seu próprio serviço, mas, tendo a própria Fundação outrora adiantado "inícios de Dezembro" para a publicação das avaliações, gostaríamos pelo menos de ter alguma explicação sobre a demora que se está a verificar.
Conhecendo a ABIC tão bem a realidade dos bolseiros de investigação científica e, em especial, a situação em que agora os bolseiros candidatos se encontram, gostaria de fazer o veemente pedido à Associação para que interceda de forma oficial junto da FCT no sentido de obter algum esclarecimento para o atraso a que estamos a assistir.
Não só estão em causa os candidatos do 2º ciclo, mas também todos os colegas que ficaram com a atribuição de bolsa pendente da 1ª para a 2ª fase de avaliações e todos os que pediram atempadamente Audiência Prévia à FCT.
Penso estar em condições de dizer que este pedido, vindo no seguimento da discussão que tem sido tida no Fórum dos Bolseiros (http://forum.bolseiros.org/viewtopic.php?f=1&t=3651), é feito em nome de todos os colegas candidatos.
Agradeço desde já a vossa atenção e o trabalho que desenvolvem diariamente pelos Bolseiros de Investigação Científica.
Com os melhores cumprimentos,
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: Faculdade de Ciências
n quero alarmar ning, mas no jornal de negócios, li um título "bolsas de formação desceram para metade"
mas n posso sair para ir comprar o jornal
mas n posso sair para ir comprar o jornal