Eu sou mais um caso dos que estão silenciosamente a "mirar" este tópico e que se decidiu inscrever no forum só para mandar mais um bitaite ou desabafo.
É a primeira vez que concorro para uma BD e como já vi aqui escrito é de facto "todo o imediato de uma vida em suspenso". Com esta demora toda, com toda esta falta de respeito que vem sendo habitual por parte das instituições publicas portuguesas, julgo que esta será a primeira e última vez que concorro a um bolsa. Nunca tive direito a uma bolsa de estudo universitária por, imaginem, ter um part-time a recibos verdes enquanto que colegas meus com sinais evidentes de riqueza tinham direito à mesma bolsa. O que quero dizer com isto? Em portugal o mérito não basta, aliás, o mérito não serve para nada, o que vale em toda a sociedade são os conhecimentos ou as cunhas. E não basta ter uma cunha, tem que ser uma cunha melhor que as outras.
Eu tenho a certeza que todos os que concorrem para uma BD têm o mérito mais que suficiente para serem financiados nos seus estudos e projectos, se não fosse assim não tinham sequer chegado a este ponto.
Agora pergunto, vale a pena? Não, não vale, por alguma razão Portugal é o maior exportador de cérebros da Europa. Os nossos dirigentes ainda não se aperceberam que de nada serve financiar a carreira académica de um individuo se depois não é dada a hipótese de continuar o seu trabalho, de expandir o conhecimento ciêntifico sob a bandeira de Portugal. Até que alguma mudança de mentalidades ocorra, até que os que realmente têm mérito se possam chegar à frente e assumir o controlo, não vale a pena estar à espera da ajuda dos actuais lideres.
Irei pacientemente esperar pelos resultados, mas perante a perspectiva mais provável de não me ser atribuída uma bolsa, pois nem sequer o numero do telefone do FCT sei para indicar uma pessoa que me possa mexer os cordelinhos, tenho já decidido que irei ser mais um na estatística dos emigrantes altamente qualificados.
Eu tenho quase a certeza que não vou ter a bolsa, mesmo assim queria ter a resposta. Fiz o doutoramento no estrangeiro e não quero voltar a estar fora... Porque é que não posso viver no meu país? Porque é que tenho que ir para fora para poder ter um emprego com um salário que dê para ser independente? Isto chateia-me Quero viver em Portugal! Se outras pessoas conseguem ter emprego em Portugal porque não eu também?
Eu bem gostaria de ir para fora. Mas não sei como, porque devem ser uns mil ao osso.
Bem pelo menos terça de manhã já se passou, e a tarde mal começou. No entanto, os resultados devem sair apenas ao final da tarde e os mails amanhã. Esta é a minha visão optimista da coisa.
Fart desta espera. Cansad da situação. Telefonar para a FCT não vale a pena, por experiencia própria. A informática...bem ontem a mulher que me atendeu foi muito antipática... sinceramente esperar é a única opção. mas não consigo estar concentr. no trabalho...que termina no dia 31 de Dezembro. Posteriormente serei mais um desempregado para a estatística...
Triste
Tareca (que giro!) devo te dizer que em Portugal é mto complicado entrar no mundo empresarial. Mas concordo ctgo. estar uns tempos fora de Portugal faz bem...mas qq um mais dia ou menos dia quer voltar ao país de origem...
RitaM wrote:E eu que vinha fisgada que era hoje.... ainda não foi desta, pelo menos de manhã!
Dasssse que não se pode ter um filingue que funcione...
Vamos ver o resto do dia!!
BOM DIA PESSOAAAAAAAAAAAAAAAAAL!!!!!!
Bom dia, sara, rute, paciencia, edbrito, paula, carlos13, Microzienky, EmEspera, ltrfilipe e toda a minha gente insana!!!!
Bom Tarde a todos! Boa tarde RitaM,
Cá estamos todos anciosos. Eu percebo que a FCT tem até qualquer dia de janeiro como prazo máximo para divulgação dos resultados. Mas tb é claro que as bolsas podem começar apartir de 1 de janeiro e hj já é 28 de dezembro.
Já ando saturado .
Hoje de manhã andava eu num shopping à procura de uma prenda para aniversário do meu sobrinho quando de repente, faço uma curva e dou por mim a ver-me num espelho gigante, olhei-me olhos nos olhos e fiquei ainda mais triste! Sinceramente a FCT fez com que eu ficasse mais velho uns anos e aquele olhar triste que me fez ficar triste era mesmo eu...
Há quem diga que, quem espera sempre alcança...eu digo, quem espera perde a esperança!
Beijinhos e abraços a todos!!
PS: Cá para mim eles andam a estudar a justificação para não dar bolsas a ninguém, ou então para as reduzir drasticamente!
Eu acho isto mesmo indecente, demoram séculos a decidir, e andamos todos aqui à espera feitos parvos... para além disso, os critérios de avaliação são completamente ambíguos e não fazemos ideia do quanto será a nota final... Enfim, só resta aguardar...
paciencia wrote:Eu bem gostaria de ir para fora. Mas não sei como, porque devem ser uns mil ao osso.
Bem pelo menos terça de manhã já se passou, e a tarde mal começou. No entanto, os resultados devem sair apenas ao final da tarde e os mails amanhã. Esta é a minha visão optimista da coisa.
Fart desta espera. Cansad da situação. Telefonar para a FCT não vale a pena, por experiencia própria. A informática...bem ontem a mulher que me atendeu foi muito antipática... sinceramente esperar é a única opção. mas não consigo estar concentr. no trabalho...que termina no dia 31 de Dezembro. Posteriormente serei mais um desempregado para a estatística...
Triste
Tareca (que giro!) devo te dizer que em Portugal é mto complicado entrar no mundo empresarial. Mas concordo ctgo. estar uns tempos fora de Portugal faz bem...mas qq um mais dia ou menos dia quer voltar ao país de origem...
Pois é, da experiência que tenho para se ir para o estrangeiro convém ter um orientador (ou alguém com conhecimentos) que conheça pessoas lá fora (foi o meu caso). Mas, lá está, é preciso conhecer alguém que te indique ou que saiba de concursos abertos para bolsas.
Eu gostei de ter estado fora, das pessoas que conheci e de viajar. Mas chega a uma altura que as saudades falam mais alto!
Hoje de manhã andava eu num shopping à procura de uma prenda para aniversário do meu sobrinho quando de repente, faço uma curva e dou por mim a ver-me num espelho gigante, olhei-me olhos nos olhos e fiquei ainda mais triste! Sinceramente a FCT fez com que eu ficasse mais velho uns anos e aquele olhar triste que me fez ficar triste era mesmo eu...
Há quem diga que, quem espera sempre alcança...eu digo, quem espera perde a esperança!
Beijinhos e abraços a todos!!
PS: Cá para mim eles andam a estudar a justificação para não dar bolsas a ninguém, ou então para as reduzir drasticamente!
Malta, acho que sei a causa da nossa azia por isso aconselho-vos a juntarem-se a mim bebendo agua das Lombadas... E mais, vejam o BRUTAL vídeo educativo para perceber
dnumb wrote:Malta, acho que sei a causa da nossa azia por isso aconselho-vos a juntarem-se a mim bebendo agua das Lombadas... E mais, vejam o BRUTAL vídeo educativo para perceber
Bem...pelos vistos hoje já não vamos ter resultados!! Dia 29, será este o dia??
Eu até fico admirado a betclic não pegar nisto para o povo fazer apostas!!!
Também fui para fora tirar o Ph.D. e nessa altura onde procurava e acabei por encontrar a minha bolsa foi através dos seguintes sites. Note-se que não conhecia ninguém onde fui parar muito menos os meus orientadores
* http://www.newscientistjobs.com/jobs/default.aspx
* www.google.com pesquisando por Ph.D. grants ou Ph.D. scholarships
dnumb wrote:Também fui para fora tirar o Ph.D. e nessa altura onde procurava e acabei por encontrar a minha bolsa foi através dos seguintes sites. Note-se que não conhecia ninguém onde fui parar muito menos os meus orientadores
* http://www.newscientistjobs.com/jobs/default.aspx
* http://www.google.com pesquisando por Ph.D. grants ou Ph.D. scholarships