Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rutegard
cientista sempre presente
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by Rutegard »

eu só sei que dos 7 meses em que fui bolseira de investigação entrava às 7:30/7:45 e estava a sair às 18:00/18:30 sensivelmente todos os dias. Cheguei a ter que ir trabalhar em pelo menos 4 sábados e 2 domingos. Havia dias em que acabava por sair mais tarde ainda! faltei um dia para ir ao banco, mas ainda fui à tardinha ao lab para tratar de uns overnights. faltei outro dia para ir a Lisboa tratar de me registar nos dadores de medula óssea. faltei outro dia para ir a uma consulta (de um familiar). nunca faltei por motivos de doença, mesmo tendo ficado doente.

ainda hj estou cansada!! ufa.
Ines_C
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: UC/CNC

Post by Ines_C »

A bolsa não é um emprego. Mas temos um contrato de exclusividade que nos impede de exercer qualquer outra profissão. Também não somos estudantes. Então, somos o que? E em alguns casos, o dito subsidio de manutenção mensal, mal dá para viver com dignidade...

Em relação aos concursos a BD e BPD, acho que deveríamos exigir que o prazo fosse menor e que os resultados fossem afixados num dia certo. Por exemplo, se na 2a fase as bolsas começam a partir de 1 de Janeiro, os resultados saem no dia 1 de Dezembro. Assim o pessoal fica descansado, sabe que tem 1 mês para arranjar casa, preparar mudanças, despedir-se de empregos, comprar viagens, etc e não xateia ninguém e não telefona para a FCT todos os dias, porque sabe quando é que as listas são afixadas.

Será que é pedir assim tanto?
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

Rutegard wrote:eu só sei que dos 7 meses em que fui bolseira de investigação entrava às 7:30/7:45 e estava a sair às 18:00/18:30 sensivelmente todos os dias. Cheguei a ter que ir trabalhar em pelo menos 4 sábados e 2 domingos. Havia dias em que acabava por sair mais tarde ainda! faltei um dia para ir ao banco, mas ainda fui à tardinha ao lab para tratar de uns overnights. faltei outro dia para ir a Lisboa tratar de me registar nos dadores de medula óssea. faltei outro dia para ir a uma consulta (de um familiar). nunca faltei por motivos de doença, mesmo tendo ficado doente.

ainda hj estou cansada!! ufa.
eu estou há um ano no local onde estou, com BI, a trabalhar pra caraças, com trabalho de campo, de laboratório, e de gabinete, com montes de trabalho prático e com aplicações práticas e com relatorios constantes. horários? isenta de horários o que é ainda pior, pois sabemos a hora a que entramos e nunca sabemos quando vamos sair!
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Olá a todos,

Depois ter lido alguns posts, acho que é importante esclarecer algumas questões:

1- Bolsa vs Emprego

É verdade que algures se nos estatutos do bolseiro ou nos regulamentos se diz que o bolseiro tem direito, entre outras coisas, "a um subsídio mensal". É verdade que um bolseiro, do ponto de vista legal não um trabalhor. Mas também é verdade que no regulamento existe uma clásula de exclusidade que impede o bolseiro de ter um emprego dito "normal", também é verdade que se diz que a bolsa "está isenta de IRS" e que os bolseiro devem aderir ao Seguro Social Voluntário. Concluisão: uma BD ou BDP não serem empregos é uma coisa muito relativa e ambígua. (Também há concursos públicos para os ditos empregos)

2- Como bolseiro desde há 5 anos, tendo passado por diversos tipo de bolsa e concorrido a diversos concursos, compreendo a ansiedade que alguns candidatos devem ter, especialmente aqueles que têm obrigações internacionais.

3- No entanto, os candidatos devem estar conscientes do país que temos e como as instituições ligadas ao Estado funcionam. Enquanto tiverem dentro do prazo legal vão arrastar processo. Tudo o que não é para amanhã, é deixado para depois até ser efectivamente para amanhã. Como tal, não vale a pena inundarem a FCT de mails, de telefonemas, pois apenas acabam por entupir os serviços e a consequência é nula! (Acreditem que já passei por uns bons "arrastamentos" de diferentes instituições públicas, de todas, a FCT mesmo assim não foi a pior...)

4- Pelo descrito no ponto 3 e que fique de recomendação para futuros concursos e futuros candidatos. Quando se candidarem a um concurso deste tipo tenham sempre em consideração que até ao prazo legal acabar eles podem dar uma resposta, como tal, se o prazo é de 90 dias úteis, contém só com o resposta no 90º dia e não no 20º, no 50º ou no 70º dia.... Como tal, evitem ter que dar respostas até este período terminar ou saberem os resultados...

Boa sorte para os candidatos e bom trabalho para os escolhidos.

DC
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by ltrfilipe »

DC wrote:Olá a todos,

Depois ter lido alguns posts, acho que é importante esclarecer algumas questões:

1- Bolsa vs Emprego

É verdade que algures se nos estatutos do bolseiro ou nos regulamentos se diz que o bolseiro tem direito, entre outras coisas, "a um subsídio mensal". É verdade que um bolseiro, do ponto de vista legal não um trabalhor. Mas também é verdade que no regulamento existe uma clásula de exclusidade que impede o bolseiro de ter um emprego dito "normal", também é verdade que se diz que a bolsa "está isenta de IRS" e que os bolseiro devem aderir ao Seguro Social Voluntário. Concluisão: uma BD ou BDP não serem empregos é uma coisa muito relativa e ambígua. (Também há concursos públicos para os ditos empregos)

2- Como bolseiro desde há 5 anos, tendo passado por diversos tipo de bolsa e concorrido a diversos concursos, compreendo a ansiedade que alguns candidatos devem ter, especialmente aqueles que têm obrigações internacionais.

3- No entanto, os candidatos devem estar conscientes do país que temos e como as instituições ligadas ao Estado funcionam. Enquanto tiverem dentro do prazo legal vão arrastar processo. Tudo o que não é para amanhã, é deixado para depois até ser efectivamente para amanhã. Como tal, não vale a pena inundarem a FCT de mails, de telefonemas, pois apenas acabam por entupir os serviços e a consequência é nula! (Acreditem que já passei por uns bons "arrastamentos" de diferentes instituições públicas, de todas, a FCT mesmo assim não foi a pior...)

4- Pelo descrito no ponto 3 e que fique de recomendação para futuros concursos e futuros candidatos. Quando se candidarem a um concurso deste tipo tenham sempre em consideração que até ao prazo legal acabar eles podem dar uma resposta, como tal, se o prazo é de 90 dias úteis, contém só com o resposta no 90º dia e não no 20º, no 50º ou no 70º dia.... Como tal, evitem ter que dar respostas até este período terminar ou saberem os resultados...

Boa sorte para os candidatos e bom trabalho para os escolhidos.

DC

em relação ao que dizes sobre a divulgação dos resultados, ainda temos sorte de sermos avisados por mail, pois em concursos públicos é publicado em Diário da República e temos de andar em cima do acontecimento ou passa-nos ao lado!
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Post by Echuu »

1- Bolsa vs Emprego

DC
Não percebi se estás a enumerar vantagens de uma BD/BPD... Estás?
É que não vi aí nenhuma, na minha opinião...

Não acho nada relativo ou ambíguo. Uma bolsa não é um emprego, isso é bem claro. O problema é que isso só é claro para os bolseiros, para todos os outros da hierarquia (entenda-se que os bolseiros estão lá no fundo), somos trabalhadores para eles usarem e abusarem (salvo, felizmente, algumas excepções).
Luisousa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP

Post by Luisousa »

Boa noite a todos,

tal como a maior parte de vocês estou à espera dos resultados para definir a minha vida. Nunca comentei no forum, mas leio os comentários sempre que posso. Não concordo com alguns dos comentários feitos ao Unklefukka, é verdade que ele tem bolsa e está numa óptima posição para comentar...tal como dizem, mas apenas deu uma visão mais racional do assunto, que eu e muitos colegas meus também partilhamos. É verdade que dava imenso jeito os resultados terem saído logo em Outubro e todos nós definíamos de imediato a nossa vida...mas os prazos do concurso estão bem definidos, e ao concorrer já sabíamos o que nos podia acontecer. Só concorreu quem quis, só alugou casa/mudou de cidade/pediu empréstimos/... quem quis arriscar, e logo numa altura como esta...! Há uns tempos, numa troca de e-mails menos simpática com o presidente da FCT, ele disse-me duas coisas que me enfureceram mas que no fundo, não deixam de ser correctas:

1º. Somos uns privilegiados...estudamos e somos pagos para isso...(ao fim do dia estamos a aumentar o nosso CV, ganhamos relativamente bem, podemos conhecer novos laboratórios, pessoas da área de outros países, etc).

2º. Estamos nesta posição porque queremos, porque podemos sempre ir para a fila do centro de emprego como muitas dezenas de milhares de jovens, e ficar em casa à espera, não 2-3 meses, mas 6-12 meses por um lugar numa caixa de um hipermercado.

Estive a trabalhar em investigação 1 ano sem receber..falaram aqui em 4 Sábados de trabalho...eu falo em todos os dias durante um ano, cheguei a dormir muitas vezes no carro, no parque de estacionamento da faculdade em questão. Depois disso, tive uma bolsa de técnico...! Falam aqui do imenso tempo que demoram a sair as bolsas...tenho colegas espanhóis que esperaram um ano, outros com bolsas Marie Curie que ficaram mais de meio ano, colegas austríacos que estão desde Junho... ahh, com valores de bolsa bem semelhantes (ou até um pouco abaixo) aos nossos se tivermos em conta o nível de vida nesses países.

Há que ter um pouco mais de calma, apesar de saber o quanto é difícil. Não desanimem mas também não se "passem" com as opiniões diferentes que vos surjam por aqui.

Quanto às bolsas...estão a demorar porque estão a orçamentar não para 1 mas para 2 anos...os 2 anos que restam dado que em 2013 acaba a ajuda da UE... :(

Um abraço a todos e muito boa sorte
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by ltrfilipe »

Luisousa wrote:Boa noite a todos,

tal como a maior parte de vocês estou à espera dos resultados para definir a minha vida. Nunca comentei no forum, mas leio os comentários sempre que posso. Não concordo com alguns dos comentários feitos ao Unklefukka, é verdade que ele tem bolsa e está numa óptima posição para comentar...tal como dizem, mas apenas deu uma visão mais racional do assunto, que eu e muitos colegas meus também partilhamos. É verdade que dava imenso jeito os resultados terem saído logo em Outubro e todos nós definíamos de imediato a nossa vida...mas os prazos do concurso estão bem definidos, e ao concorrer já sabíamos o que nos podia acontecer. Só concorreu quem quis, só alugou casa/mudou de cidade/pediu empréstimos/... quem quis arriscar, e logo numa altura como esta...! Há uns tempos, numa troca de e-mails menos simpática com o presidente da FCT, ele disse-me duas coisas que me enfureceram mas que no fundo, não deixam de ser correctas:

1º. Somos uns privilegiados...estudamos e somos pagos para isso...(ao fim do dia estamos a aumentar o nosso CV, ganhamos relativamente bem, podemos conhecer novos laboratórios, pessoas da área de outros países, etc).

2º. Estamos nesta posição porque queremos, porque podemos sempre ir para a fila do centro de emprego como muitas dezenas de milhares de jovens, e ficar em casa à espera, não 2-3 meses, mas 6-12 meses por um lugar numa caixa de um hipermercado.

Estive a trabalhar em investigação 1 ano sem receber..falaram aqui em 4 Sábados de trabalho...eu falo em todos os dias durante um ano, cheguei a dormir muitas vezes no carro, no parque de estacionamento da faculdade em questão. Depois disso, tive uma bolsa de técnico...! Falam aqui do imenso tempo que demoram a sair as bolsas...tenho colegas espanhóis que esperaram um ano, outros com bolsas Marie Curie que ficaram mais de meio ano, colegas austríacos que estão desde Junho... ahh, com valores de bolsa bem semelhantes (ou até um pouco abaixo) aos nossos se tivermos em conta o nível de vida nesses países.

Há que ter um pouco mais de calma, apesar de saber o quanto é difícil. Não desanimem mas também não se "passem" com as opiniões diferentes que vos surjam por aqui.

Quanto às bolsas...estão a demorar porque estão a orçamentar não para 1 mas para 2 anos...os 2 anos que restam dado que em 2013 acaba a ajuda da UE... :(

Um abraço a todos e muito boa sorte
sim, somos privilegiados sim por receber para estudar e melhorarmos o nosso CV, isso é verdade. É injusto quando em sitios como já estive, e como eu há tantos casos, em que queriam que as pessoas ficassem a trabalhar semana e fim de semana com deslocações e alimentação mas sem remuneração alguma!
Marinho
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Aveiro

Post by Marinho »

Luisousa wrote:Quanto às bolsas...estão a demorar porque estão a orçamentar não para 1 mas para 2 anos...os 2 anos que restam dado que em 2013 acaba a ajuda da UE... :(
Estão? Eu pensei que o governo traçava todos os seus objectivos a visar 2013 a contar que no final de 2012 o mundo acabava.
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Echuu wrote:
1- Bolsa vs Emprego

DC
Não percebi se estás a enumerar vantagens de uma BD/BPD... Estás?
É que não vi aí nenhuma, na minha opinião...

Não acho nada relativo ou ambíguo. Uma bolsa não é um emprego, isso é bem claro. O problema é que isso só é claro para os bolseiros, para todos os outros da hierarquia (entenda-se que os bolseiros estão lá no fundo), somos trabalhadores para eles usarem e abusarem (salvo, felizmente, algumas excepções).
Não estava a enumerar vantanges mas sim factos...

Factos esses que não me parecem que deixem assim tão claro que ter uma BD ou uma BPD é equivalente a ter ou não emprego/trabalho... Um actividade paga (mensalmente) com exclusividade, se isto não é emprego/trabalho então é o quê? Não estou a discutir os bolseiros têm ou não mesmas condições que um regular trabalhor, que isso é óbvio que não têm, agora que não deixam de exercer uma actividade renumarada e pela qual não podem exercer qualquer outro tipo de actividade (na generalidade), lá isso não deixam...
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Echuu »

Luisousa wrote: 1º. Somos uns privilegiados...estudamos e somos pagos para isso...(ao fim do dia estamos a aumentar o nosso CV, ganhamos relativamente bem, podemos conhecer novos laboratórios, pessoas da área de outros países, etc).
Claro. Porque nem concorremos a um concurso no qual fomos avaliados nem nada. Fomos lá, eles gostaram da nossa cara e deram-nos bolsa. Daí o privilégio. Nem precisámos de passar, no mínimo, 17 anos a estudar para ter a bolsa. E se calhar nem tivémos que fazer ciência sem sequer sermos pagos para isso antes de termos bolsa.
É verdade, uns privilegiados. Por isso é que o presidente da FCT ganha tanto quanto um estudante de Doutoramento ou um pós-doc, e tem um estatuto de bolseiro, não? É por sermos uns privilegiados.

Isso para mim é pura demagogia. Nós não estudamos, nós trabalhamos. É trabalho científico. Conduz a um grau? Em alguns casos, sim - doutoramento. Mas há muito mais bolseiros para além dos de doutoramento. Se eu for trabalhar para um hipermercado também aumento o meu CV, depende apenas da vertente do mesmo que me interessa aumentar. E como sei de muita gente que precisou de mentir e esconder o facto de ter um mestrado para arranjar emprego, isso de ao fim do dia melhorar o CV é relativo...
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Echuu »

DC wrote: Não estava a enumerar vantanges mas sim factos...

Factos esses que não me parecem que deixem assim tão claro que ter uma BD ou uma BPD é equivalente a ter ou não emprego/trabalho... Um actividade paga (mensalmente) com exclusividade, se isto não é emprego/trabalho então é o quê? Não estou a discutir os bolseiros têm ou não mesmas condições que um regular trabalhor, que isso é óbvio que não têm, agora que não deixam de exercer uma actividade renumarada e pela qual não podem exercer qualquer outro tipo de actividade (na generalidade), lá isso não deixam...
Sei que há profissões que exigem exclusividade, mas não são assim tantas. Não são a generalidade.
Mas ainda não percebi a razão pela qual não posso fazer ciência e, cumprindo tudo aquilo a que me propus, ser padeiro nas horas vagas. Por exemplo. Ou não posso ter horas vagas?

DC: não te estou a atacar, espero que não interpretes como tal. Só gostava de ver esclarecido o teu ponto de vista, que respeito. E gosto de uma boa "discussão" :lol:
DC
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by DC »

Echuu wrote:
Sei que há profissões que exigem exclusividade, mas não são assim tantas. Não são a generalidade.
Mas ainda não percebi a razão pela qual não posso fazer ciência e, cumprindo tudo aquilo a que me propus, ser padeiro nas horas vagas. Por exemplo. Ou não posso ter horas vagas?

DC: não te estou a atacar, espero que não interpretes como tal. Só gostava de ver esclarecido o teu ponto de vista, que respeito. E gosto de uma boa "discussão" :lol:
É a comunicar que nos entendemos :-)

A questão da exclusividade é a seguinte... Se ser "bolseiro" não fôr um emprego/trabalho e dado que somos maiores e vacinados, resta-nos a arranjar o dito emprego/trabalho, e.g. padeiro, e fazer a investigação nas "horas vagas"... Pois é, mas assinamos um contrato que nos impede de ter um emprego/trabalho e a nos passa a remunerar investigação mensalmente (com valores que passam 2x o ordenado mínimo)... Hum... Parece-me que afinal a nossa investigação das "horas vagas" passou a ser um emprego/trabalho que lá vai dando para pagar casa e alimentação....
Last edited by DC on Thu Dec 30, 2010 12:36 am, edited 1 time in total.
edbrito
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by edbrito »

Bem, isso de sermos privilegiados... Ainda por cima num mail do presidente da FCT... Dá mesmo uma boa "luz" sobre a forma como eles nos encaram. Enfim, mais gente já disse o que acho. Somos bué privilegiados, realmente... WHAT THE F***********? I'm gonna go all ghetto on yo asses, fo' sho'.
Echuu wrote: Mas ainda não percebi a razão pela qual não posso fazer ciência e, cumprindo tudo aquilo a que me propus, ser padeiro nas horas vagas. Por exemplo. Ou não posso ter horas vagas?
O Professor Smith responde-te a isso.
Image
Oh hai Image
Filipe Paccetti
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U. Porto

Post by Filipe Paccetti »

Terá afirmado o Exmo. Sr. Prof. Dr. Sentieiro que nós, os bolseiros

Acho interessantes estas afirmações, que pouco ou nada dizem, por demonstrarem o pouco respeito que os bolseiros inspiram ao presidente da FCT... É assim que ele nos vê: como putos mimados a quem o estado, em parte com dinheiros europeus, salva do desemprego com bolsas de doutoramento ou de pós-doutoramento.

Talvez alguns dos bolseiros também tenha esta visão sobre sí próprio. Eu não.

1) Eu gostaria antes de ter o privilégio de fazer como o Sr. presidente da FCT: doutorar-me aos 41 anos e ainda assim ter a oportunidade de fazer a carreira docente no IST que o Sr. fez.

2) Eu e todos os outros pos-docs deixámos de ser "estudantes" no dia em que terminamos o doutoramento. O nosso "estudo" agora é aquele que devia ser também o dos Srs. docentes que leccionam nas nossa Universidades: a investigação cientifica original e autónoma. Muitos de nós leccionamos, dirigimos projectos, enfim, somos aquilo que muitos desses docentes não são mas deviam ser. Esses sim são os verdadeiros privilegiados!

3) Muitos de nós viemos para Portugal seguindo um chamamento que o Sr. Ministro não se cansava aqui há uns anos de propagandear: Éramos chamados a voltar a Portugal para contribuir para o progresso científico do nosso País. Voltei por este e muitos outros motivos, claro. Não sabia era que o risco que corria ao vir para Portugal seria apelidado de privilegio, enriquecimento de CV, e fuga à caixa do hipermercado.

4) Quem quer que nós estejamos nesta posição é o Sr. Ministro Gago, que considera que é possível colocar quase toda a Ciência em Portugal nos ombros de bolseiros e não criou uma verdadeira carreira científica/docente durante os mais de 10 anos em que esteve à frente da ciência em Portugal.

Para o Sr. Dr. Sentieiro é certamente mais fácil atacar os bolseiros - garantes precários da ciência em Portugal - do que responder pela falta de planeamento a médio prazo da política científica e a crónica desorganização da FCT, pelas quais é co-responsável. Lamento este tipo de "liderança".
kaolha
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: URochester

Post by kaolha »

Nesta questão de considerar os doutorandos como alunos ou trabalhadores, como priveligiados ou sacrificados, etc., talvez valha a pena comparar outras prácticas, nomeadamente nos EUA. Aqui o financiamento não é centralizado ou federal, mas sim local concedido pela Universidade e/ou laboratório onde o indivíduo é admitido a doutoramento. Este finaciamento, sob a forma de "stipend" ou "scholarship" ou "fellowship," suporta parcialmente ou integralmente os programas doutorais que tem uma componente curricular (1-3 anos, onde o custo das propinas não é nada negligenciavel) e outra de investigação (research residence, until....), e frequentemente um montante para "living expenses." Em troca, o aluno de doutoramento faz trabalho de "graduate" ou "teaching assistant," (com trabalho no laboratório e/ou aulas). Este trabalho é na realidade trabalho essencialmente para valorização profissional do aluno "in traning", embora haja também óbvias vantagens financeiras para a instituição em ter trabalho potencialmente qualificado a custos relativamente baixos.
Os alunos a fazer doutoramento nos EUA, consideram-se isso mesmo como alunos (a forte componente curricular dos doutoramentos americanos ajuda a esse estado de espírito). O mercado de trabalho começa só depois de finalizado o doutoramento (como Assistnat Professor, ou Post-doc, ou no mercado, Indústria, Banca, etc.). Não passa muito pela cabeça de alunos de doutoramento nos EUA comprarem casa enquanto estudantes (conheci só um colega que optou por comprar casa que consegui vender qundo encontrou um emprego depois do doutoramento).
A questão sobre se o doutoramento é um previlégio ou sacrifício ou trabalho é no fundo uma consideração pessoal. Há um "trade off" óbvio, o País ganha com uma intelectualidade (ciência, humanidades, artes, etc.) de qualidade e o indivíduo procura fazer auilo que o realiza e torna supostamente feliz.
Para além disto, era bom que os resultados da segunda fase saíssem!
edbrito
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by edbrito »

kaolha wrote:Para além disto, era bom que os resultados da segunda fase saíssem!
E heis o cerne da questão.

EDIT: Daqui a cerca de 26 horas eles estarão em falta, segundo o comunicado à ABIC, se não publicarem os resultados. Já faltou mais!
Oh hai Image
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Aveiro

Post by margarida oliveira »

Bom dia

Será hoje?
Alguém tem novidades?
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

margarida oliveira wrote:Bom dia

Será hoje?
Alguém tem novidades?

não...está tudo em modo de espera
aafonso
recém-chegado
recém-chegado

Post by aafonso »

Ainda sobre bolsas/trabalho/emprego/privilégio:

Todos os investigadores que seguem uma carreira de investigação devem ser reconhecidos como profissionais e tratados como tal. Este reconhecimento deve começar no início da sua carreira, nomeadamente a nível pós graduado, e incluir todos os níveis. in "Pela Valorização dos Recursos Humanos em Ciência, Tecnologia e Investigação: 7 Medidas Urgentes (medida 2: Contratos de Trabalho - Fim das “falsas bolsas” e das bolsas de projecto)" http://www.bolseiros.org/pdfs/7medidasNov2005.pdf

Entendemos que um investigador, em qualquer fase da sua carreira, produz trabalho (científico). Logo, deve ser considerado um trabalhador. Deste modo, um investigador profissional, mesmo quando se encontra em início de carreira, deverá ter a sua actividade formalizada num contrato de trabalho. Mesmo um investigador a desenvolver actividades conducentes à obtenção de um grau académico fá-lo através do seu trabalho, não deixando assim de ser um trabalhador. in "PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DOS BOLSEIROS DE INVESTIGAÇÃO" http://www.abic-online.org/documentos/d ... /PAEBI.pdf

...esta prática (recurso a bolseiros de investigação para prestação de serviço docente não remunerado), que aproveita a precariedade dos bolseiros de investigação e o seu interesse em fortalecer o seu curriculum e as suas possibilidades de um futuro mais estável, constituiu uma forma de exploração da competência intelectual dos bolseiros ao prever trabalho qualificado não remunerado. in "comunicado docentes não remunerados" http://www.abic-online.org/documentos/c ... cencia.pdf e respectivo abaixo assinado http://www.petitiononline.com/trabpago/petition.html
Last edited by aafonso on Thu Dec 30, 2010 10:52 am, edited 1 time in total.
Locked