Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
dnumb
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by dnumb »

Agora que o nosso pres. já teve o seu ultimo debate pode ser que finalmente tenha tempo para se dar a promulgação do Orçamento e depois a FCT possa carregar no botão GO/SEND...
E o pior é que segundo um comentador da rtp esse debate mais não foi que um REDON - REstos De ONtem :?

Daí surgir esta pergunta: Porque é que o que é ele ainda não o fez??
Para acalmar os ânimos envoltos da pressão financeira exterior não é!
Hummmm... À já sei... porquê fazer hoje o que se pode fazer amanhã... É que se ele têm até 31/12/2010 há que aproveitar ao máximo!
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Aveiro

Post by margarida oliveira »

dnumb wrote:Agora que o nosso pres. já teve o seu ultimo debate pode ser que finalmente tenha tempo para se dar a promulgação do Orçamento e depois a FCT possa carregar no botão GO/SEND...
E o pior é que segundo um comentador da rtp esse debate mais não foi que um REDON - REstos De ONtem :?

Daí surgir esta pergunta: Porque é que o que é ele ainda não o fez??
Para acalmar os ânimos envoltos da pressão financeira exterior não é!
Hummmm... À já sei... porquê fazer hoje o que se pode fazer amanhã... É que se ele têm até 31/12/2010 há que aproveitar ao máximo!
Se calhar é para mostrar ao país que não vai fazer ponte na tarde de 31...
dnumb
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Post by dnumb »

margarida oliveira wrote: Se calhar é para mostrar ao país que não vai fazer ponte na tarde de 31...
LIKE!!! Como disse alguém ontem, isto devia mesmo ter esse botão :lol:
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

dnumb wrote:
margarida oliveira wrote: Se calhar é para mostrar ao país que não vai fazer ponte na tarde de 31...
LIKE!!! Como disse alguém ontem, isto devia mesmo ter esse botão :lol:
Mas... a fundação deve fazer ponte, não? O que significaria que os resultados só saíram em Janeiro...
Rutegard
cientista sempre presente
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

ao país???

mas nós somos uns pobres que por aqui andamos, ning dá nada por nós, somos uns emocionais priveligiados em situação precária e sem reconhecimento social e ainda assim, para mostrar ao país, ele vai usar os bolseiros?!?

até estou emocionada com a parte que me toca :)
EmEspera
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Lisboa

Post by EmEspera »

Bom dia cientistas deste pais,

Devo dizer que ontem não consegui adormecer a pensar em alguns comentários que aqui foram deixados e que me deixam um pouco triste... Tenho muita pena que as pessoas, os próprios bolseiros menosprezem a importância que tem na sociedade e que achem que alguém nos esta a fazer um favor ou que a caixa de supermercado ou do centro de emprego e o nosso segundo destino! Pois digo que quem aqui afirmou tal disparate ou se não afirmou, o pensa, e porque se acha pouco capaz de trazer algo novo e trazer um aumento de conhecimento para a sociedade humana! Eu acredito em mim e no que posso vir a trazer para o futuro do conhecimento, não nasci para ser mártir nem para me achar uma sortuda por ter uma bolsa, porque caso contrário estaria no jumbo! Meus caros colegas, se vocês não confiam na vossa propriedade intelectual estarão abertos as mais perversas calunias! Tenho pena que assim seja e mais ainda quando vejo que esse sentimento e mais comum nas mulheres... Não vou comentar mais nada aqui acerca disto, causa-me um certo mau-estar...

Espero que os resultados sejam publicados o mais rapidamente possível, já estou farta desta *****!!!
Rutegard

Post by Rutegard »

EmEspera wrote:Bom dia cientistas deste pais,

Espero que os resultados sejam publicados o mais rapidamente possível, já estou farta desta *****!!!

eu sou mulher e concordo com o que dizes

espero que estejas um bocadinho melhor agr :)
Last edited by Rutegard on Thu Dec 30, 2010 11:10 am, edited 1 time in total.
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

Rutegard wrote:

ao país???

mas nós somos uns pobres que por aqui andamos, ning dá nada por nós, somos uns emocionais priveligiados em situação precária e sem reconhecimento social e ainda assim, para mostrar ao país, ele vai usar os bolseiros?!?

Eu precisei de uma caixa de kleenex... :smt005
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

margarida oliveira wrote:
Rutegard wrote:

ao país???

Eu precisei de uma caixa de kleenex... :smt005
Fora de brincadeiras...
A promulgação do orçamento não é uma questão que nos diga respeito, exclusivamente a nós... O presidente esteve 'ocupado' nestes dias com a sua campanha eleitoral. Apenas agora irá pegar no orçamento... Esperemos que o faça rapidamente!

Até eu, mesmo sem ter esperança de consguir bolsa, estou ansiosa para receber os resultados!
EmEspera
cientista regular
cientista regular

Post by EmEspera »

Será que eles estão mesmo a espera que o sr presidente promulgue o OE? Não será outra coisa? E o ano passado alguém se lembra quando e que o sr presidente promulgou o orçamento? Uuiuurrrrrrrrrrhhhhh que esta indecisão deixa-me com hipertensão!! :D

Assine lá o papel caríssimo Sr. antes que tenhamos um piripack!!!
EmEspera
cientista regular
cientista regular

Post by EmEspera »

Rute obrigada pelo apoio! Depois de ter estado na fase da tristeza entrei agora na fase da repulsa!!! :p
Rutegard

Post by Rutegard »

EmEspera wrote:Será que eles estão mesmo a espera que o sr presidente promulgue o OE? Não será outra coisa? E o ano passado alguém se lembra quando e que o sr presidente promulgou o orçamento? Uuiuurrrrrrrrrrhhhhh que esta indecisão deixa-me com hipertensão!! :D

Assine lá o papel caríssimo Sr. antes que tenhamos um piripack!!!

eu acho que eles n estão à espera disso. toda a gente sabe que o PR n vai vetar o OE e que o vai promulgar, portanto, estar à espera de uma coisa que é mais do que certa n faz mto sentido....só se for preciso a assinatura mágica no papel! lol

EmEspera n há qualquer prob, smpr às ordens :)
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCT

Post by paciencia »

EmEspera wrote:Rute obrigada pelo apoio! Depois de ter estado na fase da tristeza entrei agora na fase da repulsa!!! :p
Não vale a pena. já estive nessa fase...agora é um dia de cada vez e esperar pelo dia 15 de janeiro. Vou-me despedir de 2010 e de vocês todos. muito boa sorte para todos.

Gostaria apenas de fazer dois reparos na minha prestação aqui no fórum:

- peço desculpa se alguma vez feri os sentimentos emocionais de alguns expirantes a bolseiros da FCT com a minha boa disposição: com as minhas piadas popóticos e perús e receitas de culinárias. ´Penso que este fórum é sério e agradeço desde já a iniciativa. Vou ponderar entrar na ABIC como sócio. Devo tb indicar que a minha boa disposição, partilhada pelo núcleo original deste tópico, que já vem desde Setembro, ajudou-me a
aguentar esta espera insuportável. Consciente dos 90 dias úteis ...infelizmente estou. Consciente que nos anos anteriores os resultados têm saído a Novembro e início de Dezembro...é deveras que estou consciente. Mas aceito muitas das críticas aqui postadas!

- à FCT...durante os meus telefonemas ...alguns por sinal...foram todos realizados com o objectivo de clarificar a informação contraditória. Encontrei pessoas 5 estrelas que se riram com as minhas ofertas natalícias :) (portanto ao Sr. ou Sr.ª que criou um tópico exclusivo no fórum a atacar as mensagens sobre a culinária e blbla...peço desculpa, só demonstra que tem a sensibilidade de um cavalo, mas está no seu direito);

Relembro que este tópico é mesmo simplesmente e unicamente um tópico ...toda a gente goza de liberdadepara expressar o que vai na alma, com peso e medida.

Os resultados não vão sair hoje. Esta é a minha última informação que posto aqui.

Obrigado a todos.

Boa sorte
RitaM
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCUL

Post by RitaM »

paciencia wrote:
Esta é a minha última informação que posto aqui.

Obrigado a todos.

Boa sorte
Oh paciencia... tem lá mais um pouquinho de paciencia!
Isso parece-me um adeus muito afanado... :? Mantem-te por aqui mais um 'cadinho... quem sabe não sairá mesmo hoje????

El presidente assina hoje o OE e lá para a tardinha temos nobidades, tu queres ber??? :wink:
nunodsousa
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UAM

Post by nunodsousa »

Só para meter um pouquinho mais de ansiedade, o site da fctsig esteve parado entre as 4 e as 6 da manhã.
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCT

Post by paciencia »

RitaM wrote:
paciencia wrote:
Esta é a minha última informação que posto aqui.

Obrigado a todos.

Boa sorte
Oh paciencia... tem lá mais um pouquinho de paciencia!
Isso parece-me um adeus muito afanado... :? Mantem-te por aqui mais um 'cadinho... quem sabe não sairá mesmo hoje????

El presidente assina hoje o OE e lá para a tardinha temos nobidades, tu queres ber??? :wink:

Deus te oiça RitaM .... que saíssem hje. Poxa Nuno entre as 4-6h da matina...tavas acordado? Bem posso dizer que isso n é privilégio nenhum ... obrig. pela informação. será uma esperança? não sei
margarida oliveira
investigador em formação
investigador em formação

nunodsousa wrote:Só para meter um pouquinho mais de ansiedade, o site da fctsig esteve parado entre as 4 e as 6 da manhã.
Esperança!
Wolfie
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UTL

Post by Wolfie »

Olá a todos

Como muitos outros tenho acompanhado este tópico sem intervir, mas os comentários dos últimos dois dias levaram-me a querer entrar na discussão.

(1) Foi dito/insinuado que nós somos uns privilegiados que são/esperam vir a ser pagos para estudar.

A atribuição de bolsas de doutoramento não é um privilégio atribuído pelo estado, semelhante ao abono de família, à folga na véspera de Natal ou aos 25 dias de férias pagas por ano de que muita gente beneficia.

Quem sem candidata a uma bolsa tem de ter um currículo académico meritório, tem de merecer a confiança de um conjunto de orientadores com craveira científica, tem de ser aceite por uma unidade de investigação científica e por uma instituição de ensino superior. Isto não se faz sem anos de trabalho e sem mérito. E isto está, com todo o respeito, muito muito longe do que é necessário para se ser caixa de supermercado.

Os estados e as empresas não financiam doutoramentos pela bondade dos seus corações. As bolsas são ferramentas para formar quadros superiores capazes de contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do país. Os bolseiros recebem agora para mais tarde retribuírem. É assim que as coisas funcionam.

Para além disto, a presença de estudantes de doutoramento em universidades trás uma coisa chamada "dinâmica científica", que é algo que não abunda por aí. Trazem vontade, novos métodos, novas abordagens e novas perspectivas. Isto traduz-se em produção científica (papers, posters e congressos) numa primeira fase e posteriormente em progresso.

Ao contrário do que muitos monos que se fazem passar por professores/investigadores (que não publicam nada à anos e se limitam a parasitar outros), nós não beneficiamos de nenhum especial favor. Uma bolsa de doutoramento é uma coisa que conquista e se merece.

(2) Tem-se falado muito na questão de um prazo legal não ter sido violado e de nós sabermos ao que vamos desde o princípio.

Eu candidatei-me em Junho e em Setembro fiquei a saber que fiquei a centésimos da linha de corte e que em resultado disso teria de esperar ad infinitum até saber o resultado final. Para somar a isto, na avaliação do meu plano de trabalhos são-me criticadas coisas que eu EM LADO NENHUM afirmo que quero fazer. Como se pode perceber isto deixa-me muito satisfeito.

Ora bem, eu decidi, à semelhança de todos vocês, utilizar a minha considerável inteligência e preparação científica, para produzir um trabalho científico original que expanda as fronteiras do domínio científico que escolhi. Isto com a perspectiva de este vir a ser importante para o desenvolvimento do país.

Ao escolher este caminho coloquei de parte outros, como por exemplo: (1) trabalhar num fundo de investimento tóxico, (2) desenvolver formas eficazes de "evitar" impostos numa empresa qualquer, (3) trabalhar para uma consultora internacional, daquelas a que estado paga milhões para obter pareceres e enriquecer de forma indecente à custa do dinheiro dos contribuintes, (4) trabalhar para uma multinacional e cortar todos os laços profissionais com Portugal e fazer um percurso que em nada beneficia o meu país.

Ao escolher um caminho diferentes destes que referi, o que é que eu ganhei?: (1) 6 ou mais (quem sabe?) meses de vida em suspenso, (2) ser acusado de ser privilegiado que é pago para estudar umas coisas sem importância, (3) não fazer a mínima ideia de quando vou ter a minha situação resolvida, (4) não poder aceitar vínculos contratuais porque ninguém no mercado de trabalho acredita que a FCT diga de sua justiça any time soon, (5) passar os dias à espera dos resultados, sem conseguir fazer nada de jeito e a responder à pessoas que gostam de mim "não sei como vai ser o meu futuro".

E pronto é isto que eu acho desta palhaçada toda.

Já agora obrigado a todos vocês que comentam neste forum, tem sido óptimo poder partilhar das vossas angústias e incertezas!
Rutegard

Post by Rutegard »

bem eu n tinha a ideia de que havia tanta gente a ler isto...

mas só ganham em se registar e vir para aqui, junto da malta!
edbrito
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by edbrito »

Apoio o Wolfie a 100%!
Oh hai Image
Locked