Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Rutegard
cientista sempre presente
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Re: Bolsas 2010 - Previsões de resultados da 2.ª fase

Post by Rutegard »

brito, tenho a dizer que às vezes dou por mim a olhar para o teu urso durante mais tempo do que qualquer pessoa normal faria.

n sei mto bem como interpretar isto! espero que n seja nd demoníaco ou algo assim....

BOAS ENTRADAS PESSOAL

(caso os resultados sejam conhecidos posso n me sentir com disposição para vir cá comentar mais)

bjinhos, adorei as receitas e as canções :)
perfeitoanormal
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: INESC

Post by perfeitoanormal »

O meu segundo bitaite...

Gerir sentimentos que muitas vezes são contraditórios é uma tarefa complicada até para a mais cerebral das pessoas. É algo inerente à condição humana e que no meu ponto de vista é impossível pôr de lado.

É óbvio que a espera por uma decisão que vai certamente influenciar a vida de todos nós cria ansiedade, principalmente quando é a espera por um resultado que foi alvo de uma avaliação em certa parte objectiva e sem data definida para surgir. Julgo que quem está de fora, ou quem já tem uma bolsa e apela à frieza e à postura mais calma na gestão desta situação dos que estão ainda à espera esquece-se por certo que numa situação idêntica cedeu também ao lado sentimental por muito pouco que tivesse sido. Não somos máquinas para esconder todo e qualquer sentimento de revolta, desespero, ansiedade, fúria, enfim, tudo o que envolve a espera de uma decisão.

Se uma bolsa é um emprego ou não, isso é discutível, mas irá ser a única fonte de rendimento durante 3 ou 4 anos, por isso é mais que legitimo que se pressione os responsáveis pela rapidez da decisão. E antes de sermos investigadores, estudantes, trabalhadores, cientistas, somos acima de tudo humanos, seres sociais que necessitam de estabilidade pessoal para seguir as suas actividades.

No caso de não sair a bolsa não irá ser o fim do mundo, existe vida para lá do doutoramento e o ócio sei que não é uma característica de um investigador, por isso há de se surgir outra coisa qualquer para fazer no momento imediatamente a seguir. Mas até lá, tudo fica suspenso na expectativa e até a mais fria das pessoas cede à ansiedade mesmo que diga e demonstre o contrário.

Boa sorte a todos
saragsilva
University/ Institute: porto

Post by saragsilva »

perfeitoanormal wrote:O meu segundo bitaite...

Gerir sentimentos que muitas vezes são contraditórios é uma tarefa complicada até para a mais cerebral das pessoas. É algo inerente à condição humana e que no meu ponto de vista é impossível pôr de lado.

É óbvio que a espera por uma decisão que vai certamente influenciar a vida de todos nós cria ansiedade, principalmente quando é a espera por um resultado que foi alvo de uma avaliação em certa parte objectiva e sem data definida para surgir. Julgo que quem está de fora, ou quem já tem uma bolsa e apela à frieza e à postura mais calma na gestão desta situação dos que estão ainda à espera esquece-se por certo que numa situação idêntica cedeu também ao lado sentimental por muito pouco que tivesse sido. Não somos máquinas para esconder todo e qualquer sentimento de revolta, desespero, ansiedade, fúria, enfim, tudo o que envolve a espera de uma decisão.

Se uma bolsa é um emprego ou não, isso é discutível, mas irá ser a única fonte de rendimento durante 3 ou 4 anos, por isso é mais que legitimo que se pressione os responsáveis pela rapidez da decisão. E antes de sermos investigadores, estudantes, trabalhadores, cientistas, somos acima de tudo humanos, seres sociais que necessitam de estabilidade pessoal para seguir as suas actividades.

No caso de não sair a bolsa não irá ser o fim do mundo, existe vida para lá do doutoramento e o ócio sei que não é uma característica de um investigador, por isso há de se surgir outra coisa qualquer para fazer no momento imediatamente a seguir. Mas até lá, tudo fica suspenso na expectativa e até a mais fria das pessoas cede à ansiedade mesmo que diga e demonstre o contrário.

Boa sorte a todos
E quem fala assim não é um perfeito anormal 8) !!
Eu ando aqui escondida a ver se sai porque se sair e for shit, apesar de saber que life goes on, posso ter de gerir o melão por uns dias sozinha, por isso se não aparecer e sair não estranhem: ou não consegui, ou consegui e ao saltar bati com a cabeça no tecto e fiquei inconsciente. A melhor das sortes para todos.
ps-comentário ridículo do dia: sim, o urso do edbrito faz-me lembrar o Teddy do A.I., ou uma cria do Chewbacca. Nós temos de olhar para ele porque ele está a fazer olhinhos.
taipan
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UNO

Post by taipan »

Um grande viva a todos,

Também esta é a minha primeira intervenção neste fórum que tenho acompanhado e que julgo estar a ficar cada vez mais interessante.

Eu queria contribuir para a recente discussão, deixando no ar dois pontos que pressupõem uma mudança de perspectiva, isto é, a de nos colocarmos na posição dos responsáveis políticos deste país e da FCT. Não temos de o fazer, mas façamo-lo apenas como exercício intelectual.

1. A minha teoria quanto ao atraso na divulgação dos resultados é esta: quanto mais tarde forem divulgados, mais tarde o processo de enviar todos os documentos, assinar contrato, etc., fica concluído, e em consequência, mais tarde será feita a transferência do primeiro pagamento. Isto significa que a tutela ficará com mais alguns milhares de euros provenientes dos juros dos vários milhões que descansam no banco preparados para essa primeira gorda (porque inclui o pagamento de vários meses) transferência da bolsa. Que seja um mês a mais de juros, não será com certeza assim tão pouco, e o pouco é importante para um país como Portugal. Tal parece-me sinónimo de... boa gestão. O grande erro da FCT foi ter criado um histórico errante para a data da divulgação dos resultados ao longo dos tempos. Uma sociedade não pode correr o risco de dar/habituar e depois retirar sem explicação, e por isso teria sido mais sensato que desde o início os resultados tivessem sido divulgados sempre no último dos 90 dias úteis depois da data limite de concurso. Todos saberiam a data e o sistema seria mais justo e bem gerido, e até podia ser que não viesse um dia a acabar, como, não duvidem, vai um dia acabar, porque a sua falência não é somente o dinheiro.

2. Vai um dia acabar porque este modelo de financiamento da FCT, de Portugal à investigação, é tudo menos inteligente. É até estúpido. Não só está dependente de dinheiros europeus que não duram para sempre (mais um hábito criado que vai ser difícil eliminar), como foi pensado, ao que parece, por responsáveis que só viram no país a obrigação de apoiar a investigação, mas não viram neles a responsabilidade de retribuírem algo para o país. De outra forma teriam criado um sistema que previsse uma contrapartida palpável para a sociedade portuguesa do elevado investimento feito nos bolseiros. Tudo o que se disse aqui sobre a contrapartida positiva para o país que o bolseiro vem a representar é, para ser simpático, subjectiva, e apoia-se apenas no patriotismo (elevado é verdade) que todos sentimos, quanto mais não seja pelas condições climatéricas de Portugal, que apetecem. A verdade é que a inexistência de uma estratégia quer para a atribuição de bolsas, quer para o retorno do conhecimento alcançado, condena este modelo a curto prazo e não evita que Portugal esteja a investir, a fundo maioritariamente perdido, consideráveis quantidades de dinheiro num indivíduo, as quais, em alguns casos - por exemplo, nos 4 anos de bolsa para bolseiros em instituições estrangeiras, pode ultrapassar os 85 000 euros. Eu não sei o que vocês fariam. Eu não faria exactamente o que faz o governo do Chipre, o qual, por exemplo, obriga os bolseiros a trabalhar durante um ano no país (e concede apenas 1 ano de bolsa), mas certamente “obrigaria” os bolseiros a, pelo menos – é o mínimo, apresentar nas faculdades portuguesas as conclusões do seu trabalho, bem como a algumas horas de ensino. O ideal seria criar instituições que acolhessem os investigadores que concluíram o seu projecto, e que fossem criadas equipas em ligação directa com o governo para que estes participassem no desenvolvimento global do país nas suas áreas.
Mais ainda, julgo que, apesar de se poder continuar a permitir o concurso livre às bolsas de investigação, se deveria colocar a ênfase do financiamento em bolsas específicas de investigação criadas em conjunto com as faculdades e em função das necessidades e ambições sócio-culturais do país. Não havendo estratégia, todas as decisões são subjectivas e herméticas, dependendo de vários grupos de elite em áreas tão diversas que têm, sem dúvida, perspectivas diferentes umas das outras sobre os impactos de determinado programa de investigação na sociedade. É o granel. Financia-se um indivíduo com um sim sem perspectiva. Assim, o sistema está condenado, porque aos olhos dos demais ele é privilegiador. Por isso também, em alguns casos, depois da bolsa, o vazio (ou o estrangeiro).
dnumb
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: Universidade de Edimburgo

Post by dnumb »

Tenho visto aqui comentários muito pertinentes e bem pensados, outros nem por isso mas de todas as formas a todos vós o meu muito obrigado pela camaradagem. Desejo-vos umas boas saídas, umas melhores entradas e que o próximo ano seja MT MELHOR que este, i.e. traga as respostas que tanto aguardamos!

E já só faltam ~250 posts para termos os resultados, por isso toca a postar :wink:

P.S: http://www.youtube.com/watch?v=qHbxRbKOgeo
"Give me paposecos, give me cheese... That's what makes me Portuguese"
edbrito
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by edbrito »

Rutegard wrote:brito, tenho a dizer que às vezes dou por mim a olhar para o teu urso durante mais tempo do que qualquer pessoa normal faria.

n sei mto bem como interpretar isto! espero que n seja nd demoníaco ou algo assim....
Bem, há várias formas de encarar isso.

1) Já estamos todos tão fartos que ao mínimo de movimento no ecrã já nos ficamos a babar e com o cérebro congelado (que é o que me costuma acontecer);

2) Achas que a imagem é gira e gostas da animação;

3) Costumas andar pelo /b/ e aprecias a ironia do significado da imagem;

4) GOD, NO!!!! ENTREGA-TE À POLÍCIA, JÁ! (Isto caso aprecies a imagem por outras razões.)
Oh hai Image
SofiaFernandes
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by SofiaFernandes »

Não sei se é bom ou mau sinal, mas o telefone para a FCT na área das bolsas tem estado o dia todo impedido...

Tentei ligar para a informática e atendeu-me aquela senhora super simpática que só sabe dizer que não sabe nada, um não de superioridade como se nós estivessemos a mendigar algo que não merecemos... A resposta dela vem contradizer o que já foi dito a mim a alguns de vós de que os resultados já estariam no departamento de informática e só estariam à espera do sinal verde da Direcção e do Ministério.

Já não sei o que pensar... mas sinceramente acho que as funcionárias (sim porque os homens têm sido bastante mais simpáticos) estão a precisar de uma formação de atendimento ao público para conhecerem as boas maneiras e terem um bocadinho de respeito e ética profissional.Votos de um 2011 cheio de coisas boas... com a bolsa de preferência! :D
SofiaFernandes
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade de Coimbra

Post by SofiaFernandes »

Olha fui promovida a investigadora em formação :)

Bora lá malta, vamos chegar às 3000 mensagens e levar isto à TV...

Sim, porque se nos mantemos no silêncio, estamos a pactuar com a política incorrecta deste país...

Às vezes só quero dormir para esquecer que vivo em Portugal...
Rafi
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Rafi »

Como é que sabem que os resultados já estão no departamento de informática?
saragsilva

Post by saragsilva »

SofiaFernandes wrote: Tentei ligar para a informática e atendeu-me aquela senhora super simpática que só sabe dizer que não sabe nada, um não de superioridade como se nós estivessemos a mendigar algo que não merecemos... A resposta dela vem contradizer o que já foi dito a mim a alguns de vós de que os resultados já estariam no departamento de informática e só estariam à espera do sinal verde da Direcção e do Ministério.
uhm...sim, foi a mim que foi dito, quando telefonei para a informática há seculos atrás, por um senhor, que já estava tudo lá carregado há muito tempo, e que só faltava o sinal verde dos superiores, e que se fosse por ele lançava aquilo naquele dia e ble blé blé.
Olha, vá-se lá saber....
RitaM
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCUL

Post by RitaM »

Não tenho filingue que saem hoje, não tenho filingue que saem hoje, não tenho filingue que saem hoje..

(será que se eu repetir assim muitas vezes, a FCT acredita mesmo e manda os resultados cá pra fora???????) :smt003
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

brito, é só rir ctg :D
saragsilva

Post by saragsilva »

RitaM wrote:Não tenho filingue que saem hoje, não tenho filingue que saem hoje, não tenho filingue que saem hoje..

(será que se eu repetir assim muitas vezes, a FCT acredita mesmo e manda os resultados cá pra fora???????) :smt003
Não sei Rita...estou aqui a ver a vida mal parada...só sei que são 4h da tarde e amanhã às 23h59 ainda vamos andar a fazer refresh, se o fórum não tiver ido abaixo entretanto... :( (xi...isto é considerado uma lamentação?)
ltrfilipe
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: UC/DEQ

Post by ltrfilipe »

eu ate ja cheguei ao ponto de arrancar cabeça a larvas... (o nque nao era suposto acontecer :S)
isto vai de mal a pior
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCT

Post by paciencia »

disse que n dava mais informações...aqui vai uma(n é bem...mas):

os resultados estão na informática...a mesma Sr.ª simpática (ou sosia) indicou-me na segunda que ainda n há ordens para publicar os resultados. os mesmos ja estão no sistema; os homens são mais simpáticos...hje um até me disse para n deixar de festejar amanhã o fim de ano ou para não estar amanhã com os q mais amo do tipo triste/ ansiedade, porque as coisas podem n sair e cá para mim não vão sair...fiquei com essa sensação. Depois tb tenho que dar mérito e o meu muito obrigado, mas o senhor da FCT disse que percebia a nossa situação e que não era preciso estar a pedir sempre desculpa (sim pq para ter alguma informação eu estava sempre a pedir desculpa). Como disse e confirmo há pessoas 5 estrelas na FCT´...é preciso ter sorte... como tudo na vida.
bloureiro
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FEUP

Post by bloureiro »

Pelo andar da carruagem o filme vai se arrastar para 2011, a indecisão sobre o que fazer a nossa vida, já nos acompanhou no natal e provavelmente vai nos acompanhar também nesta passagem de ano.

Votos de um bom ano cientifico.
de_volta_a_pt
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: U_LX

Post by de_volta_a_pt »

Caros colegas,

acabo de receber um email a avisar que a FCT abriu uma nova call para projectos em todos os domínios (deadline: 24 Fev 2011)

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/project ... x.phtml.pt

De referir que o orçamento para este concurso é de 6.5 milhoes.
Em 2009 o orçamento era de 40 milhões e em 2008 o orçamento era de 50 milhões.

Tal como voces estou a espera do resultado das bolsas.
Bom ano
Last edited by de_volta_a_pt on Thu Dec 30, 2010 5:18 pm, edited 1 time in total.
MartaCristina
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Porto

Post by MartaCristina »

Olá a todos.

Não estou à espera de resultados mas conheço imensa gente que está. Uma colega minha conseguiu falar com a FCT e , além de terem sido extremamente mal educados, disseram-lhe que os resultados só sairiam em Janeiro, com grande possibilidade de sairem apenas no final do mês.

Lamento, mas parece que este ano resolveram brincar (ainda mais) com o pessoal.

Boa sorte a todos,
Marta
nunodsousa
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: UAM

Post by nunodsousa »

Bem, se saísse no final do mês de Janeiro a FCT estava em incumprimento. Alguém sabe quais são as consequências?

Cumprimentos
paciencia
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: FCT

Post by paciencia »

de_volta_a_pt wrote:Caros colegas,

acabo de receber um email a avisar que a FCT abriu uma nova call para projectos em todos os domínios (deadline: 24 Fev 2011)

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/project ... x.phtml.pt

Tal como voces estou a espera dos resultado das bolsas.
Esta informação, para mim, significa que há vida na FCT e que eles estão a trabalhar.

Bom ano
que engraçado esta vida....
Locked