Seguro de saúde

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Seguro de saúde

Post by oKiDoKi »

Olá a todos!

Encontro-me a fazer um período da bolsa de doutoramento fora do país e a instituição na qual me encontro pediu-me uma declaração onde conste que tenho seguro de saúde. Por acaso, alguém sabe a quem posso pedir essa declaração? E o que se deve apresentar quando nos pedem informações sobre o seguro de saúde? Da FCT tenho o nº da apólice contra acidentes pessoais. Depois, só tenho o meu nº da Segurança Social (faço o SSV) e o meu nº de utente...

Obrigada,
ascosta
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen

Re: Seguro de saúde

Post by ascosta »

Olá,

isso irá depender de em que país estás. Se for um país da UE (EEE e Suiça) poderá suficiente apresentares o Cartão Europeu de Seguro de Doença (que se pode requerer em PT) e cobre cuidados urgentes de saúde. Na Alemanha é comum uma das seguradores estatais atestar se o "seguro" (neste caso via Sistema Nacional Saúde português) é suficiente para estadia no país/inscrição da Universidade/etc. No entanto, mesmo em países da UE, por vezes, o Cartão Europeu não é suficiente, pois exigem à partida que os cidadãos estejam cobertos por outras apólices, isto é, não chega o "em caso de urgência". Se for uma estadia curta poderá ser suficiente, mas no caso de estadias mais prolongadas, e dependendo do país, pode ser contra producente pois não tens acesso a grande parte dos cuidados de saúde (e.g., ambulatório).

Noutros países penso que terás de ter um saúde de seguro privado. Ou uma apólice portuguesa que tenha cobertura também no estrangeiro, ou fazes mesmo um seguro no país em que estás. Dado que aparentemente a instituição te exige o seguro de saúde, a FCT pagará as mensalidades desde que envies um documento em que comprova que a instituição o exige e os recibos de pagamento.

Espero ter ajudado.
Ana
oKiDoKi
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by oKiDoKi »

Obrigada pela ajuda!

Estou na Alemanha e a instituicao onde me encontro exige que eu tenha um seguro de saude. Para já, eles tem os dados do meu cartao de saude europeu mas de facto, nao serve pois estou cá por 6 meses... vou perguntar à FCT como proceder, mas se dizes que eles pagam este seguro, ainda melhor.

Cumprimentos,
Sofia.
ascosta
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Universitätsklinikum RWTH Aachen

Post by ascosta »

No meu caso eles (Techniker Krankenkasse) até aceitaram o Cartão de Doença Europeu, mas claro que só o podia usar em caso de urgência e, por isso, preferi fazer um seguro de saúde porque ficando cá até 4 anos, não me parecia boa ideia não ter assistência em ambulatório caso tivesse, por exemplo, uma gripe. Mesmo que a FCT não pagasse iria optar por o fazer. Ainda não precisei do seguro para nada, mas também já tive más experiências com o cartão de doença europeu (só fui vista por um médico, porque por acaso até trabalho no hospital...).

Eu enviei para a FCT uma carta assinada pela orientador/director do departamento onde diz que o seguro de saúde é um requisito para inscrição nas Universidades alemães e permanência no país e anexei a apólice com os valores e eles aceitaram.

Existem várias seguradores por onde escolher (estatais, privadas; com prós e contras, nem todas aceitam bolseiros,...). Se precisares de mais alguma informação (que eu consiga dar) podes enviar-me um email.

Boa sorte e boa trabalho por terras germânicas,
Ana
Post Reply