qual o prazo em que tenho que terminar o mestrado?

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
JoanaF
recém-chegado
recém-chegado

qual o prazo em que tenho que terminar o mestrado?

Post by JoanaF »

Olá a todos!

É o seguinte: estou este ano a terminar o mestrado e gostaria de saber qual o prazo em que tenho que terminá-lo (entrega da tese escrita e/ou defesa da mesma) para que me possa candidatar a Bolsa de Doutoramento na 1ª fase de concurso de maneira a que o mestrado conte. Já andei à procura no regulamento mas não consigo encontrar esta informação.

Obrigada!
spca
cientista sempre presente
cientista sempre presente

Re: qual o prazo em que tenho que terminar o mestrado?

Post by spca »

Idealmente, seria terminares antes do encerramento do concurso - que neste momento ninguém sabe quando vai ser. Em anos anteriores havia 2 fases, uma em que as inscrições encerravam em Junho e outra em Setembro. Mas é possível que isto venha a mudar nos próximos anos, até porque há rumores de que este concurso vai deixar de ter 2 fases e passar a ter só uma.
Senão, concorres com o mestrado pendente, em teoria não és prejudicada por isso (mas se puderes ter mais publicações em revistas científicas as probabilidades de ter bolsa são obviamente maiores).

O que vem no regulamento sobre isto é, creio:
http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ento.phtml
Artigo 19º
Documentos de suporte do processo de bolsa
2. Para além de documentação específica que pode ser exigida no aviso de abertura do concurso e no formulário electrónico, os processos de bolsa devem integrar, consoante o tipo de bolsa, a documentação referida nos números seguintes, originais ou cópias autenticadas.
3. Para bolsas de tipo BD e BM, são necessários os seguintes documentos:
a. Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o respectivo tipo de bolsa, nomeadamente certificados de habilitações de todos os graus académicos obtidos, com média final e com as classificações em todas as disciplinas realizadas (por submissão electrónica e a entregar em suporte de papel, em caso de concessão de bolsa);
(...)
9. No caso de o candidato não conseguir obter os certificados mencionados nas alíneas a) do nº 3 até ao termo do prazo de candidatura, deve substituí-los por declarações da sua responsabilidade com o correspondente conteúdo, submetidas electronicamente e, em caso de concessão da bolsa, enviar à Fundação para a Ciência e a Tecnologia os certificados oficiais, logo que deles disponha.
10. Sem prejuízo do disposto no número anterior, as candidaturas podem ser, entretanto, avaliadas, mas as bolsas apenas serão concedidas após a recepção dos certificados comprovando as informações comunicadas nos termos do número anterior.
11. A não entrega da documentação, referida nos números anteriores, nas condições exigidas pelo presente regulamento, no prazo de seis meses a partir da data da comunicação da aprovação em sede de avaliação científica, implica a não concessão de bolsa e encerramento do processo.
(...)

Boa sorte.
cocci
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: CBA

Post by cocci »

Caso concorras com o mestrado pendente convém entregares (e discutires) mesmo antes do prazo estipulado na candidatura, costuma ser Setembro para a primeira fase e Dezembro para a 2ª fase.

No meu caso, por questões relacionadas com os dados, atrasei a entrega da tese e a bolsa de doutoramento, que tinha sido atribuída, foi cancelada e tive de submeter nova candidatura em ano seguinte...mesmo depois da entrega da tese não pude pedir nova avaliação da candidatura...por isso quanto mais depressa entregares melhor!
Jo :)s
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FMV_UTL

Post by Jo :)s »

Hallo cocci!

O teu tópico interessa-me.
Porque é que te cancelaram a bolsa?

Apesar do regulamento dizer que para a 2ª fase tens de ter o mestrado até final de DeZembro, conheço casos em que defenderam mais tarde mas tinham a declaração (imagina de Fevereiro) a dizer que tinham o grau de mestre e entregaram no prazo dos 6 meses que eles dão para entrega de toda a documentaçao e assinatura do contrato, e ficaram com bolsa. Ou seja, eles querem é que na altura da entrega dos documentos, tenhas os documentos com os graus e tudo e nestes casos, nem olharam para a data...

Que caso foi o teu? É que estou numa situação semelhante em ainda vou defender a tese e meti audiência prévia e tenho medo que anulem a concepção da bolsa (caso seja concedida!).

Obrigada,
Jo :)s
JoanaF
recém-chegado
recém-chegado

Post by JoanaF »

cocci wrote:Caso concorras com o mestrado pendente convém entregares (e discutires) mesmo antes do prazo estipulado na candidatura, costuma ser Setembro para a primeira fase e Dezembro para a 2ª fase.

No meu caso, por questões relacionadas com os dados, atrasei a entrega da tese e a bolsa de doutoramento, que tinha sido atribuída, foi cancelada e tive de submeter nova candidatura em ano seguinte...mesmo depois da entrega da tese não pude pedir nova avaliação da candidatura...por isso quanto mais depressa entregares melhor!
Obrigada. Era mesmo desta info que estava à procura. Já me tinham dito que teria que defender até ao final do mês de Setembro (porque tenciono concorrer a 1ª fase) para poder ficar com bolsa. De qualquer forma acho que vou mandar um email para a fct a perguntar para ter certeza :)

Obrigada a todos pelas respostas!
Post Reply