Caros colegas bolseiros,
Venho por este meio alertar-vos para uma situação que provavelmente muitos de vocês ainda não estão a par. Trata-se das alterações referentes ao pagamento do SSV. Como devem saber, o mesmo aumentou em Janeiro de 2011 (102.71 euros).
No entanto, se como eu, efectuaram o pagamento do SSV do mês de Janeiro nas caixas multibanco, o sistema apresentava como montante a pagar (pelo mês completo) o valor de 83.84 euros.
Por necessidade, tive de consultar na Segurança Social Directa o meu extracto e para meu espanto estava a “dever” 18.87 euros de contribuições (e também juros de mora) referentes ao mês de Janeiro de 2011. Para tentar saber o que se passava, dirigi-me a um balcão da Segurança Social onde me informaram do seguinte:
O SSV aumentou para 102.71 euros conforme o novo Código Contributivo.
Os pagamentos deverão ser efectuados até ao dia 20 do mês seguinte, passando-se a partir dessa data a serem devidos também juros de mora.
Peço o favor de passarem esta informação pelos colegas bolseiros e se alguém tiver mais informações sobre esta situação, por favor comuniquem!
Obrigada.
Novidades sobre o SSV
-
- investigador em formação
- University/ Institute: Aveiro
Re: Novidades sobre o SSV
Mas que grande chatice!!
Eu paguei os meses de Janeiro, Fevereiro e já de Março com os valores antigos. Foi o que me levaram na estação dos Correios! E ainda por cima, já mandei a carta à FCT para pedir o reembolso desses três meses!
Suponho que agora pago o montante em falta e depois peço o reembolso desse montante à FCT, certo?
Eu paguei os meses de Janeiro, Fevereiro e já de Março com os valores antigos. Foi o que me levaram na estação dos Correios! E ainda por cima, já mandei a carta à FCT para pedir o reembolso desses três meses!
Suponho que agora pago o montante em falta e depois peço o reembolso desse montante à FCT, certo?
-
- recém-chegado
- University/ Institute: Faculdade Ciências Socais e Humanas
SSV e IRS
Bom dia!
Como este é o primeiro ano em que recebo apenas a bolsa da FCT, e não tenho outros valores a declarar, gostaria de saber quais os anexos de IRS a entregar, juntamente com a folha de rosto, ou mais propriamente, como declarar os valores devidos ao SSV, uma vez que não declaro rendimentos...
Obrigada!
Como este é o primeiro ano em que recebo apenas a bolsa da FCT, e não tenho outros valores a declarar, gostaria de saber quais os anexos de IRS a entregar, juntamente com a folha de rosto, ou mais propriamente, como declarar os valores devidos ao SSV, uma vez que não declaro rendimentos...
Obrigada!
Re: SSV e IRS
Se não tiveste quaisquer outros rendimentos além da bolsa, não tens de entregar declaração de IRS (e creio que nem podes, pelo menos via internet).SóniaAfonso1977 wrote:Bom dia!
Obrigada!
Os recibos / comprovativos do pagamento do SSV à Seg Social devem ser remetidos à FCT para te reembolsarem. O IRS à partida nada tem a ver com isso.
Pessoal, tenho uma dúvida que espero que me possam ajudar!!
Comecei este mês a minha BD, e estou a tratar da inscrição na segurança social para o SSV.
Porém, ao preencher o formulário, tenho que seleccionar qual o "esquema de protecção" (minimo ou alargado) e qual o "escalão de remuneração estabelecido com base no IAS" (1,1.5, 2, 2.5, 3 e 4 IAS como opção).
Alguém me sabe indicar quais as opções para estas 2 perguntas, no caso de uma bolsa de doutoramento??
Obrigado!!
Comecei este mês a minha BD, e estou a tratar da inscrição na segurança social para o SSV.
Porém, ao preencher o formulário, tenho que seleccionar qual o "esquema de protecção" (minimo ou alargado) e qual o "escalão de remuneração estabelecido com base no IAS" (1,1.5, 2, 2.5, 3 e 4 IAS como opção).
Alguém me sabe indicar quais as opções para estas 2 perguntas, no caso de uma bolsa de doutoramento??
Obrigado!!
-
- investigador em formação
- University/ Institute: ___
O esquema penso que será o mínimo mas é melhor alguém confirmar. O escalão é simples: a FCT/MCTES paga-te só o escalão mínimo 1. Portanto se não queres pagar do teu bolso escolhes 1 caso contrário escolhes o que preferires, pagas a diferença e a FCT reembolsa-te o equivalente ao escalão 1 (102,71 euros no ano de 2011).dmoreno wrote:Pessoal, tenho uma dúvida que espero que me possam ajudar!!
Obrigado!!