Formulário de candidatura
Abro o formuário para uma nova candidatura. Mas o formulário para candidatura abre-se automaticamente iniciando-se com o currículo do candidato (já preenchido), e vai só até às habilitações e à situação actual do candidato, ou seja : trabalhos publicados, e outras experiências não consta. De nada vale ter posto tudo isso ? Não conta ? pelo menos, não aparece.
Re: Formulário de candidatura
Não aparece nesse formulário, mas no momento em que lacrares a tua candidatura vai ser feito, em simultâneo, uma copia integral do CV e que, posteriormente, vai ser anexada à página da candidatura.
Tem que se optar pela apresentação do currículo na página SIG da FCT, ou em De Góis. Qual a diferença ? vantagens e desvantagens ? ou é igual ? tem algum peso na candidatura a escolha de um sistema ou de outro ?
Obviamente não tem peso na candidatura um ou o outro - ou então toda a gente usaria o que contasse mais...Rotiv wrote:Tem que se optar pela apresentação do currículo na página SIG da FCT, ou em De Góis. Qual a diferença ? vantagens e desvantagens ? ou é igual ? tem algum peso na candidatura a escolha de um sistema ou de outro ?
O DeGois é basicamente um sistema público de CVs de investigadores, que qualquer pessoa pode pesquisar, e que pode e deve continuar a actualizar e utilizar depois do concurso.
O do FCT-SIG apenas serve para efeitos deste concurso ou eventualmente de outros concursos da FCT.
O DeGois é (ou pelo menos era) bastante mais trabalhoso de construir que o do FCT-SIG.
Quando falo em "ter peso na canditatura" refiro-me a ter peso indirectamente, pois no inicio do formulário de candidatura somos informados de que o sistema de preenchimento do curriculo De Góis é mais pormenorizado, e por isso, podemos pormenorizar alguma coisa para a qual o outro formulário não dá. Por outro lado, ao abrir o formulário para uma nova candidatura só aparece as habilitações e a actividade actual do candidato. Mas ao que parece, segundo os esclarecimentos gentilmente aqui prestados pela Inês, no momento de lacrar a candidatura todo o curriculo aparece atomaticamente associado no sistema de curriculos FCT SIG.
De toda a maneira, seria interessante saber qual o sistema que os bolseiros mais utilizam : o curriculo De Góis, ou o curriculo FCT SIG.
Victor
De toda a maneira, seria interessante saber qual o sistema que os bolseiros mais utilizam : o curriculo De Góis, ou o curriculo FCT SIG.
Victor
Eu fiz os 2 currículos, mas pessoalmente prefiro o De Góis. Apesar de mais trabalho, é mais do que um simples formulário. E se a intenção é usar mais vezes, para concorrer a outros financiamentos por parte da FCT (quer bolsas individuais, quer projectos) é um investimento para o futuro.
E qual deles usaste concretamente para a tua candidatura a bolsa ? já depois de aqui ter exposto as minhas dúvidas,fui ver melhor o sistema De Góis, e como o comentador anterior afirma, é mais trabalhoso, e pede indirectamente muita coisa que acaba por não se preencher, pois geralmente não se tem assim tanta coisa no curriculo, enquanto que o sistema de curriculos FCT SIG se contenta com menos. Mais há painéi de avaliação que podem ser exigentes, quanto a pormenores, por isso fico sem saber com qual sistema de curriculo concorrer na minha candidatura. Alguém pode responder, por favor ?
Obrigado.
Victor
Obrigado.
Victor
Creio que a vantagem do DeGois será mais em termos de investimento para o futuro, seja para futuros concursos (se bem que diziam que o CV do FCT-SIG ia acabar mas pelos vistos ainda não acabou) ou como forma de publicitar o seu CV numa plataforma de CVs de investigadores.Rotiv wrote:E qual deles usaste concretamente para a tua candidatura a bolsa ? já depois de aqui ter exposto as minhas dúvidas,fui ver melhor o sistema De Góis, e como o comentador anterior afirma, é mais trabalhoso, e pede indirectamente muita coisa que acaba por não se preencher, pois geralmente não se tem assim tanta coisa no curriculo, enquanto que o sistema de curriculos FCT SIG se contenta com menos. Mais há painéi de avaliação que podem ser exigentes, quanto a pormenores, por isso fico sem saber com qual sistema de curriculo concorrer na minha candidatura. Alguém pode responder, por favor ?
Obrigado.
Victor
Cuidado que uma das desvantagens do DeGois é que no meio de tanta complexidade e pormenor é muito fácil cometer erros. Para além do tempo que se "perde" (investe?) a fazer.
Se o incomoda ter o CV on-line num local público, então deve usar o do FCT-SIG (se bem que o DeGois pode ser apagado em qualquer momento).
Last edited by spca on Wed May 04, 2011 1:36 am, edited 1 time in total.
Talvez uma vantagem do DeGois seja que o da FCT-SIG era um pouco estrito naquilo que se podia incluir, por isso talvez o DeGois possa descrever melhor as coisas se vir que o da FCT-SIG não consegue descrever bem o seu CV.Rotiv wrote:E qual deles usaste concretamente para a tua candidatura a bolsa ? já depois de aqui ter exposto as minhas dúvidas,fui ver melhor o sistema De Góis, e como o comentador anterior afirma, é mais trabalhoso, e pede indirectamente muita coisa que acaba por não se preencher, pois geralmente não se tem assim tanta coisa no curriculo, enquanto que o sistema de curriculos FCT SIG se contenta com menos. Mais há painéi de avaliação que podem ser exigentes, quanto a pormenores, por isso fico sem saber com qual sistema de curriculo concorrer na minha candidatura. Alguém pode responder, por favor ?
Obrigado.
Victor
Eu usei o DeGois na candidatura que fiz o ano passado.
Francamente tenho dúvidas que os painéis de avaliação em geral olhem muito em pormenor para os CVs dos candidatos, até porque os critérios costumam ser um bocado estritos naquilo que conta para a classificação - publicações/trabalho científico, adequação do candidato à área, eventualmente alguma média de curso ou mestrado, talvez nalguns casos a carreira profissional, e creio que raramente irá além disso. (note-se que estou a falar de BPD, no caso da BD as médias de lic e mestrado são o que conta mais)