Olá!
Vou concluir o mestrado este ano.
Tenho neste momento várias dúvidas, que provavelmente são básicas.
Vi no site FCT que as bolsas 2011 para BD tem um valor de 980€ este valor é líquido, e para além deste valor pagam as propinas e outros custos relacionados?
Sendo em exclusividade, para quem já está inscrito nas finanças, pode continuar a passar recibos verdes para serviços de formação e consultoria?
Pode constituir uma empresa no decorrer do curso?
Deduzo que as probabilidades de atribuição de bolsa sejam muito baixas, quais são os critérios que favorecem a sua atribuição? E quais as áreas mais financiadas? Tenho interesse em áreas relacionadas com e-Business.
Se a bolsa for atribuída o doutoramento pode ser feito em qualquer universidade?
Quem está a contrato, mas não quiser renovar, para poder fazer o doutoramento é elegível?
Desculpem tantas perguntas e tão básicas, mas preciso de orientação para saber se hei-de optar por doutoramento, caso consiga uma bolsa, ou se devo pensar noutros rumos profissionais.
obrigado
Perguntas de iniciante
-
- recém-chegado
- Posts: 1
- Joined: Tue May 24, 2011 11:17 pm
- University/ Institute: a definir
Re: Perguntas de iniciante
Numa bolsa no país, pagam um subsídio de 980 euros líquidos, isentos de impostos, as propinas (2750 euros), e reembolsam pagamentos que faças à segurança social em regime de Seguro Social Voluntário pelo ordenado mínimo - podes "descontar" mais, mas só devolvem o correspondente ao salário mínimo.unformatted wrote:Vi no site FCT que as bolsas 2011 para BD tem um valor de 980€ este valor é líquido, e para além deste valor pagam as propinas e outros custos relacionados?
Devido à exclusividade, não. Podes consultar o Regulamento (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt, Secção II, art 25) e Estatuto do Bolseiro (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt, art 5) para veres o que podes fazer compatível com a Exclusividade. Tradicionalmente tem sido dar aulas um número reduzido de horas, mas é possível que mesmo isso venha a ser mais dificultado.Sendo em exclusividade, para quem já está inscrito nas finanças, pode continuar a passar recibos verdes para serviços de formação e consultoria?
Por causa da exclusividade, não podes em teoria gastar tempo na empresa nem obter dinheiro desta. Mas aqui já tenho dúvidas, se calhar não é impossível.Pode constituir uma empresa no decorrer do curso?
Sobretudo a média de licenciatura e um pouco de mestrado. Eventualmente publicações científicas, se as tiveres, ou outros aspectos relevantes do CV. Vê o Guião de Avaliação, http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... 1.phtml.pt, tópico "Procedimento Específico para Bolsas de Doutoramento (BD)"Deduzo que as probabilidades de atribuição de bolsa sejam muito baixas, quais são os critérios que favorecem a sua atribuição? E quais as áreas mais financiadas? Tenho interesse em áreas relacionadas com e-Business.
Em teoria sim. Mas uma vez que as instituições de acolhimento não têm todas a mesma classificação, tens uma probabilidade ligeiramente maior se tiveres uma inst. acolhimento bem classificada (vê links do tópico do Guião de Avaliação que indiquei).Se a bolsa for atribuída o doutoramento pode ser feito em qualquer universidade?
Nota que só podes concorrer associado a um projecto, orientador e instituição de acolhimento.
Terás de declarar que irás deixar esse contrato, e deixá-lo se te for atribuída a bolsa (e entregar comprovativo disso), mas é possível, ainda que possas ter complicações burocráticas. Mais uma vez por causa da exclusividade.Quem está a contrato, mas não quiser renovar, para poder fazer o doutoramento é elegível?
Boa sorte.