Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
João Lisboa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UMINHO

Re: Concurso FCT - Bolsas Individuais 2011 - BD e BPD

Post by João Lisboa »

Já obtive o correto procedimento:
Tenho que pedir na universidade brasileira uma declaraçao onde conste a média final e a escala adotada. Então, ao abrigo do Despacho n.º 28145-A/2008 eles transformam a classificação estrageira a Portuguesa.
Então depois disto, seja o que Deus quiser.
Fica este feedback para que possa ajudar a mais alguém nesta situação.
Uma pergunda, quando faz a candidatura deve dizer as classificações de todas as disciplinas da licenciatura?
Cumprimentos,
Jucilene[/quote]

Jucilene, onde conseguiste esta informação, pois estou com este problema e não estou conseguindo resolver. Caso possamos conversar melhor meu email é investigadorbd@gmail.com

Desde já obrigado pela dica> :smt006
spca
cientista sempre presente

Post by spca »

Jucilene wrote:(...)
Muito obrigada pela ajuda.
Já obtive o correto procedimento:
Tenho que pedir na universidade brasileira uma declaraçao onde conste a média final e a escala adotada. Então, ao abrigo do Despacho n.º 28145-A/2008 eles transformam a classificação estrageira a Portuguesa.
Uma pergunda, quando faz a candidatura deve dizer as classificações de todas as disciplinas da licenciatura?
Cumprimentos,
Jucilene
Olá.
Pela legislação que apresentei, sim, deve apresentar a classificação de todas as disciplinas e a média final.
Mas se for complicado pra você pedir isso, contacte a FCT, pode ser que seja possível contornar isso.
Jucilene
cientista regular
cientista regular
University/ Institute: ISA

Post by Jucilene »

João Lisboa wrote:Já obtive o correto procedimento:
Cumprimentos,
Jucilene
Jucilene, onde conseguiste esta informação, pois estou com este problema e não estou conseguindo resolver. Caso possamos conversar melhor meu email é investigadorbd@gmail.com

Desde já obrigado pela dica> :smt006[/quote]

Qual a informação que voce quer saber? Sua linceciatura é do Brasil?
Jucilene
ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: King's College London

Post by ph.arruda »

João Filipe wrote:
ph.arruda wrote:Olá,

Alguém mais já adicionou os ficheiros dos documentos que faltavam e está a esperar a liberação do contrato? Ou já recebeu o pdf com o contrato? Quanto tempo demora para a FCT mandar a mensagem e liberar o contrato?

Quantas perguntas...

Cumprimentos a todos.
Lacrei a candidatura dia 26 mas ainda nao recebi nada
Cumprimentos

Eu já submeti todos os documentos adicionais, mas eu não vejo no ecrã onde "lacrar" a submissão. Há apenas "Guardar/Save". Tenho medo de estar a pensar que já lacrei mas não.

Fiz um PrintScreen do ecrã.

Eu já liguei para a FCT, mas não me puderam ajudar.

Alguém sabe o que fazer?

Abraço,
Attachments
PrintScreen do Ecrã
PrintScreen do Ecrã
PrintScreen do Ecrã.JPG (32 KiB) Viewed 19399 times
amavel
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Czech Technical University

Post by amavel »

ph.arruda wrote:
Eu já submeti todos os documentos adicionais, mas eu não vejo no ecrã onde "lacrar" a submissão. Há apenas "Guardar/Save". Tenho medo de estar a pensar que já lacrei mas não.

Alguém sabe o que fazer?

Abraço,
Se bem me lembro era mais abaixo, suponho que cortaste a imagem para não vermos o NIB, mas assim não ajuda também. Quando lacras, não consegues mudar a informação da data, portanto não lacraste ainda.
ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado

Post by ph.arruda »

amavel wrote:
ph.arruda wrote:

Alguém sabe o que fazer?

Abraço,
Se bem me lembro era mais abaixo, suponho que cortaste a imagem para não vermos o NIB, mas assim não ajuda também. Quando lacras, não consegues mudar a informação da data, portanto não lacraste ainda.

Não, não por isso. Eu vi que não consegui fazer o upload completo da imagem, mas quando tentei novamente o ficheiro estava inválido.

Pois então. Deve haver algum problema, pois a última coisa que vejo diz apenas "Guardar/Salvar" e depois o apontador para a submissão dos documentos. Mas, em nenhum lugar diz "lacrar".

Amanhã, trato de ligar novamente para a FCT.

Alguém mais teve este mesmo problema e sabe o que fazer?

Abraços a todos,
tania_m_s
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Post by tania_m_s »

ph.arruda wrote:
amavel wrote:
ph.arruda wrote:

Alguém sabe o que fazer?

Abraço,

Não, não por isso. Eu vi que não consegui fazer o upload completo da imagem, mas quando tentei novamente o ficheiro estava inválido.

Pois então. Deve haver algum problema, pois a última coisa que vejo diz apenas "Guardar/Salvar" e depois o apontador para a submissão dos documentos. Mas, em nenhum lugar diz "lacrar".

Abraços a todos,

Eu não tive bolsa e por isso não sei como é com os documentos, mas quando submeti o meu comentario em audiencia previa primeiro tive de Guardar/salvar e só depois apareceu "lacrar", por isso acho que deve ser o mesmo. Experimenta fazer isso. Carrega em guardar e vê o que acontece.

Espero que tenha ajudado.
ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado

Post by ph.arruda »

tania_m_s wrote:
ph.arruda wrote:
.
.
.

Abraços a todos,

Eu não tive bolsa e por isso não sei como é com os documentos, mas quando submeti o meu comentario em audiencia previa primeiro tive de Guardar/salvar e só depois apareceu "lacrar", por isso acho que deve ser o mesmo. Experimenta fazer isso. Carrega em guardar e vê o que acontece.

Espero que tenha ajudado.
Ola, Tania.

Eu ja tentei. Carrego em "Guardar/Salvar" mas nada acontece. Pensei que depois aparecesse "Lacrar, mas nao.

Desejo-te sucesso!

PS: Por alguma razao nao consigo anexar o printscreen. Problemas tecnicos...
Cristie
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCSH-UNL

Post by Cristie »

ph.arruda wrote:
tania_m_s wrote:
ph.arruda wrote:
Eu ja tentei. Carrego em "Guardar/Salvar" mas nada acontece. Pensei que depois aparecesse "Lacrar, mas nao.

Desejo-te sucesso!

PS: Por alguma razao nao consigo anexar o printscreen. Problemas tecnicos...
Olá.
Já carreguei todos os docs e lacrei. A opção de lacrar só me apareceu depois de carregar todos os documentos necessários ao tipo de bolsa. Verifica se te falta algum documento. O botão para lacrar aparece antes da data de início da bolsa.
Cristina
João Lisboa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UMINHO

Post by João Lisboa »

Gostava de saber onde vemos o resultado da Audiência Previa, sai no mesmo lugar onde saiu o resultado da bolsa ou vai para o email?

Aproveito para perguntar se alguém tem uma previsão para a saída do resultado da audiência prévia.

:smt006
ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado

Post by ph.arruda »

Cristie wrote:
Olá.
Já carreguei todos os docs e lacrei. A opção de lacrar só me apareceu depois de carregar todos os documentos necessários ao tipo de bolsa. Verifica se te falta algum documento. O botão para lacrar aparece antes da data de início da bolsa.
Cristina

Olá,

Só agora percebi o que estava a acontecer. A página "exige" um NIB, embora diga que eu possa informá-lo noutro momento. Eu ainda não tenho uma conta num banco em Portugal, apenas no estrangeiro. Eu escrevi um NIB qualquer, pois calculava que fosse esse o problema e queria confirmá-lo e então, sim, apareceu o botão "Lacrar" bem onde disseste. Mas, agora, não consigo eliminar essa informação. É realmente um erro informático, pelo que me parece. Podes dizer se o contrato refere-se ao NIB em algum lugar? Estou a pensar que posso deixar como está, lacrar a submissão e depois informar o erro à FCT. Só terei um NIB quando voltar a Portugal ao final de Dezembro ou mesmo início de Janeiro.

Um grande abraço,
spca

Post by spca »

ph.arruda wrote:(...)
Olá,

Só agora percebi o que estava a acontecer. A página "exige" um NIB, embora diga que eu possa informá-lo noutro momento. Eu ainda não tenho uma conta num banco em Portugal, apenas no estrangeiro. Eu escrevi um NIB qualquer, pois calculava que fosse esse o problema e queria confirmá-lo e então, sim, apareceu o botão "Lacrar" bem onde disseste. Mas, agora, não consigo eliminar essa informação. É realmente um erro informático, pelo que me parece. Podes dizer se o contrato refere-se ao NIB em algum lugar? Estou a pensar que posso deixar como está, lacrar a submissão e depois informar o erro à FCT. Só terei um NIB quando voltar a Portugal ao final de Dezembro ou mesmo início de Janeiro.

Um grande abraço,
Meu caro, algo que eu certamente não faria, salvo em caso de absoluta emergência, é colocar propositadamente um NIB errado. Imagina que eles não corrigem posteriormente, ou corrigem tarde demais, e transferem-te o dinheiro para essa conta, ficando perdido? Acho preferível contactares desde já a FCT e colocares-lhes a situação para que digam o que deves fazer (id.bolsas@fct.mctes.pt colocando a referência da tua bolsa no assunto e no corpo do mail)
N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Coimbra University
Location: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.

Post by N_C_P_de_Gloucester »

Maria F Neutel wrote:"... E o valor final que me dá nessas contas não é o mesmo que o que lhes dá a eles.. Alguém me pode ajudar e esclarecer como se chega ao valor final deles?

..."
The Classificação Final is based on
(5x(Mérito do Candidato) +3x(Mérito do programa de trabalhos a desenvolver) +2x(Mérito das condições de acolhimento))/10
N_C_P_de_Gloucester
investigador em formação
investigador em formação
University/ Institute: Coimbra University
Location: Departamento de Física, Universidade de Coimbra,, Rua Larga, 3004-516 Coimbra.

Post by N_C_P_de_Gloucester »

Mike42 wrote:"...

Obrigado pela resposta Souki. Eu não me candidatei com Mestrado visto que ainda não o terminei. Só coloquei lá um certificado com algumas notas, mas de qualquer maneira também dava uma média de 17, pelo que penso que não tenha sido disso. O que diz mesmo na ficha de avaliação é o seguinte: "Licenciatura (3 anos) com média de 17 valores (3.5 pontos)"

Vou pedir recurso e espero que rectifiquem a situação, no caso de ser mesmo engano."
In 2008 I applied to FCT for a scholarship. FCT pretended that my primary degree was worth much less than it is.

FCT acted illegally against me depriving me of a scholarship which I was entitled to. I enrolled in a university in Portugal anyway. I am very poor. Eventually I learnt that I could get a gratis lawyer so I successfully applied for one.

You might get some idea of getting a gratis lawyer from
HTTP://WWW2.Seg-Social.Pt/ingles/app/ProcJuridica/

To get a gratis lawyer I used a form which had:
" SEGURANÇA SOCIAL

REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA
Pessoa Singular"
near the top of the first page. Such a form was available from
HTTP://WWW2.Seg-Social.Pt/preview_formu ... 7569&m=PDF
(and extra information on
HTTP://WWW2.Seg-Social.Pt/do_formulario ... Action=Ver
).

You probably would not have a case if you did not persist with the appeal before trying to get a lawyer. When you get the decision of the appeal from FCT, if you were to sue, then you would need to begin suing within approximately 15 days. The form for "REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA" would probably not result in granting you a lawyer before circa 30 days. If you did begin suing on time, then the people who process the form for "REQUERIMENTO DE PROTECÇÃO JURÍDICA" might decide that you can afford a lawyer so do not need a gratis lawyer. Life is not fair.

The lawyer told me that appeals in every country are just a formality forced upon the evil-doers by laws, and that the evil-doers basically ignore the appeals and they cannot be sued for ignoring the appeals. This seems to be the case with FCT.

The lawyer also told me that everything in Portugal takes a very long time and that the court case (if it ever gets started) could take years. I applied for the lawyer on March 3rd, 2010. I was first informed that the lawyer was assigned to me in a letter dated March 31st, 2010.

After more than three years I still do not have a scholarship from FCT. Good luck to Mike. If someone can help me, then please do.
ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado

Post by ph.arruda »

spca wrote:
Olá,

Um grande abraço,
Meu caro, algo que eu certamente não faria, salvo em caso de absoluta emergência, é colocar propositadamente um NIB errado. Imagina que eles não corrigem posteriormente, ou corrigem tarde demais, e transferem-te o dinheiro para essa conta, ficando perdido? Acho preferível contactares desde já a FCT e colocares-lhes a situação para que digam o que deves fazer (id.bolsas@fct.mctes.pt colocando a referência da tua bolsa no assunto e no corpo do mail)
Meu caro,

Já fiz o que sugeres. Já contactei a FCT através desse mail.

Por "um NIB qualquer", quis dizer um que não é meu, mas de alguém da família. Não é um NIB errado. Não é tão grave assim, mas agradeço por te preocupares.

Obrigado pela ajuda.
ph.arruda
recém-chegado
recém-chegado

Post by ph.arruda »

ph.arruda wrote:
spca wrote:
Olá,

Um grande abraço,
Meu caro,

Já fiz o que sugeres. Já contactei a FCT através desse mail.

Por "um NIB qualquer", quis dizer um que não é meu, mas de alguém da família. Não é um NIB errado. Não é tão grave assim, mas agradeço por te preocupares.

Obrigado pela ajuda.

E acabo agora de saber do apoio informático que era mesmo um erro na página. Espero que isto ajude qualquer outro português que mora no estrangeiro ou alguém de outra nacionalidade, que tenha recebido a bolsa, mas que não tem ainda um NIB em Portugal.
Vieira
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: Avieiro

Post by Vieira »

Ola pessoal,

Tal como muitos de vocês estou à espera que a FCT diga alguma coisa, entretanto precisava de um documento a dizer que concorri à bolsa e que estou à espera deles. Alguém sabe onde posso arranjar isso?

Agradeço que me ajudem.
spca

Post by spca »

Vieira wrote:Ola pessoal,

Tal como muitos de vocês estou à espera que a FCT diga alguma coisa, entretanto precisava de um documento a dizer que concorri à bolsa e que estou à espera deles. Alguém sabe onde posso arranjar isso?

Agradeço que me ajudem.
Se for algo não muito oficial, deves poder imprimir algum género de resumo da tua candidatura lacrada na tua área.
Se tiver mesmo de ser uma declaração oficial e carimbada, creio que o melhor é contactares a FCT, pois só eles te poderão arranjar isso. id.bolsas@fct.mctes.pt indicando a referência da candidatura no assunto, ou se for urgente, pelo telefone (10 às 17h, dias úteis): +351 21 392 43 10
mariafneutel
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: ISCTE - IUL

Post by mariafneutel »

N_C_P_de_Gloucester wrote:
Maria F Neutel wrote:"... E o valor final que me dá nessas contas não é o mesmo que o que lhes dá a eles.. Alguém me pode ajudar e esclarecer como se chega ao valor final deles?

..."
The Classificação Final is based on
(5x(Mérito do Candidato) +3x(Mérito do programa de trabalhos a desenvolver) +2x(Mérito das condições de acolhimento))/10

Obrigado, eu depois de ter perguntado aqui encontrei.. Penso que foi da ansiedade com o choque de ter ficado tão perto e não ter conseguido.
Mas agradeço a sua ajuda.

Cumprimentos
Rutegard
University/ Institute: Faculdade de Ciências

Post by Rutegard »

Vieira wrote:Ola pessoal,

Agradeço que me ajudem.

Tb!! E acho que sinceramente estão a demorar muito tempo.....
Post Reply