
Hoje ouvi o primeiro rumor em relação à abertura do novo concurso para bolsas individuais da FCT. Foi-me dito que em Abril o concurso abre.
Não é má data, mas assim sendo falharam o tão falado primeiro trimestre do ano...
Acho que não, pois era assim que funcionava nos outros anos. Talvez a única flexibilidade que exista, é quem defende teses até ao prazo do concurso, consiga uma declaracão da uni, a dizer que foi o aprovado, e só depois apresentar a certidão (coisa que pode levar algum tempo). Mas isto é um talvez, o melhor é mesmo confirmar junto da FCT.emekapa wrote:No comments..
O que me preocupa é o seguinte parametro de admissibilidade ao concurso:
- Fazer prova de conclusão do grau académico de doutor à data de candidatura (BPD);
Acham q haverá possível flexibilidade em relação a este ponto tal come tem havido (através duma declaração de honra)?
Excelente questãoLordAntony wrote:Boa Tarde.
Sou novo por aqui e tenho uma questão.
Pretendo, este ano, candidatar-me para uma Bolsa de Doutoramento.
O prazo de candidatura, no entanto, deixou-me algumas dúvidas.
Se o prazo de candidatura é apenas até 11 de Maio, como é que cumpro o seguinte requerimento: "Documento comprovativo de aceitação do candidato por parte da instituição que conferirá o grau académico, ou de aceitação do candidato no programa doutoral em que a candidatura se insira."
As inscrições para Doutoramento, normalmente, só se efectuam entre Junho/Setembro.
Alguém me pode ajudar a esclarecer?
Muito Obrigado.
Caro DC,DC wrote:Se lerem cuidadosamente o Regulamente, vêem que esse documento só exigido como parte dos documentos a entregar no caso de atribuicão de bolsa e não na candidatura. Ou seja, depois de saberem que têm bolsa, têm 6 meses para entregar esse documento.
Eu não sei como é no teu programa doutoral/universidade, mas quando me candidatei a doutoramento coloquei uma instituição de acolhimento, à qual só me candidatei depois de saber que entrei em doutoramento e não tive problema nenhum!MarioPereira wrote:Mas quando me candidatei no concurso de 2014 era necessário indicar qual a instituição que iria conferir o grau, ou seja, é logo preciso ter a noção se se está ou não aceite num programa doutoral.
Como os anteriores concursos terminavam no fim de Setembro, era sempre possível saber-se se tínhamos sido aceites como alunos de doutoramento. Mas para o concurso deste ano, como é que se pode dar a volta a esta situação?
Olá.M Castro wrote:Bom dia,
Telefonei agora para a FCT, pedindo esclarecimento sobre as bolsas Pós-Doutoramento, nomeadamente para perceber melhor o conteúdo dos tópicos que exigem à partida:
- "Ser autor de, pelo menos, um trabalho original com arbitragem por pares (...) ou possuir um indicador de realização equivalente"
- "ter pelo menos um indicador de produtividade científica por cada três anos após o grau de doutor"
As questões que coloquei foram:
1. O que é incluído em "trabalho original com arbitragem por pares"? Inclui comunicações em conferências com arbitragem por pares? Inclui atas em conferências com arbitragem por pares?
2. O que é considerado um "indicador de realização equivalente"?
3. O que é contemplado como "indicador de produtividade científica"? (de novo: inclui conferências, capítulos de livro, etc?)
Responderam-me que o artigo com DOI é sem dúvida contemplado. Relativamente aos outros, depende do juri... Ora, se são aspetos de exclusão à partida, acho incrível deixarem margem de ambiguidade - não tenho nenhum artigo com DOI e estou francamente na dúvida se vale a pena concorrer. É um tiro no escuro.
Também me disseram que em 2014 estes critérios já estavam ativos (não concorri em 2014). Alguém tem mais alguma informação sobre isto? Sabem o que foi contemplado em 2014 para a área das artes?
Obrigada!
ReadS wrote:Relativamente ao pos doc, eles o ano passado retiraram o requisito de ter o grau de doutor à data de submissão de candidatura. Será que vão tirar este ano?
Acho muito injusto este requisito, ainda para mais que os contratos para as novas bolsas apenas poderão começar em janeiro de 2016! Ou seja posso perfeitamente terminar o meu grau em setembro e começar uma bolsa pos doc em 2016... Agora como está o concurso nem sequer posso concorrer