Olá.
Pelo que contas, parece-me uma boa altura para falares com o orientador para se ver bem o que ainda há a fazer para se ter um trabalho condicente com o grau de doutor. Dessa forma, poderás estabelecer a tua estratégia para o executar (contando com a escrita da tese).
Quanto a financiamento, se for possível acabar até Novembro, tudo pacífico. Se realmente tiver mesmo de se ultrapassar essa altura, a FCT não atribui segunda bolsa de doutoramento. Aqui há duas hipóteses:
- tentar arranjar bolsa de um projecto do teu orientador;
- tentar arranjar bolsa de outra instituição, mas não conheço os regulamentos. Caso seja mesmo preciso ultrapassar Novembro, então será boa ideia ver os regulamentos para saber se é possível ter bolsa depois de já ter usufruido de outra bolsa de outra instituição e verificar o que é necessário e a altura do concurso (em alguns casos, será uma vez no ano...).
Relativamente a não acabar o doutoramento, parece-me sempre uma opção mais difícil, porque já houve bastante trabalho anterior. No entanto, compreendo perfeitamente que havendo despesas como as que referes (também tenho algumas), não se pode ficar a trabalhar de borla. Aliás, mesmo sem as despesas, trabalhar à borla é sempre mau. Assim, tendo de ir para esta última opção, a situação será avaliada pela FCT, mas julgo não haver nenhuma regra. Depende sempre dos casos, para se determinar se foi incumprimento ou não. Assim, tudo dependerá do caso em concreto. Por exemplo, mudar 3 vezes de orientador não me parece nada normal...
Espero ter ajudado e boa sorte para o futuro, esperando que Novembro de 2008 corresponda ao fim do Doutoramento
Tiago