Marinho wrote:nunodsousa wrote: Só te vou dar um exemplo (espero não aterrorizar ninguém).
A maioria dos concorrentes no painel de física não sabem que nesta segunda fase estão a concorrer 4 pessoas da école centrale para doutoramento com um curriculum capaz de fazer frente a qualquer pos-Doc. São pessoas já experientes, um pouco mais velhas, e que decidiram apostar num curriculum extraordinário para irem para fora. Por um motivo que não vem ao acaso, tiveram problemas e este ano estão-se a candidatar a financiamento Português. Conheço-os por acaso e são fortes candidatos à bolsa! Isto não é de ter medo?
Não estava à espera disso.
Espero que não haja mais gente dessa por aí... Eu tenho média de 18 de licenciatura e mestrado - apesar de não ter publicações, estava mais ou menos confiante... Agora com isso dito, já não sei se posso estar...

Em principio não tens razões para te preocupar!
Eu não tenho grande média de licenciatura, mas tenho 18 de mestrado numa universidade estrangeira bastante conhecida, que é um curso com o MCE (uma merdiola que a UE inventou para dar mais credibilidade aos mestrados). Notar que em portugal não existe nenhum que o tenha (em física)!
Tenho uma Physical Review B como 1º autor (já publicado), 1 Physical Review A e um Physical Review Letters submetidos (tudo 1º autor). Tenho aprox. 15 congressos, 10 posters, e 10 comunicações orais. 5 estâncias no estrangeiro. Neste momento trabalho com uma das pessoas mais relevantes do mundo na área.
Depois de tudo isso, ponho os meus lindos tintins como não vou ter financiamento! Por várias razões!
1º Sou um aluno de doutoramento numa outro pais já com financiamento, o que daqui dá para imaginar muitas coisas.
2º Não faço (nem o meu entorno óbvio) parte do circulo dourado, o que não ajuda nada.
Acho que no teu caso, está mesmo em jogo é a qualidade do projecto!
Boa sorte, e de certeza que um dia nos vamos conhecer!