unklefukka wrote:
1) Não se pode ficar aborrecido com as instituições que atribuem o financiamento porque o prazo máximo de divulgação de resultados "não dá jeito, para que começar a trabalhar em data X ou Y". Não se pode começar a destilar ódio e frustrações que não estão relacionadas com o concurso, só porque apetece. Resumindo: é um concurso, tem datas definidas, e quem concorre tem que se sujeitar.
2º - É que até aposto que a maior parte dos caros colegas, quando tinham um trabalho na Faculdade para entregar com uma data limite, não o entregavam mais cedo, mas sim no último dia.
3º - E em que é que sustentam a vossa indignação? No facto de uma instituição pública não estar em incumprimento?
4º - A minha opinião é de que se exige um bocado mais de racionalidade, elevação e solidariedade a pessoas que querem fazer um doutoramento/pós-doutoramento. Houve também alguns corajosos membros do fórum que ressalvaram mais do que uma vez que NÃO HÁ INCUMPRIMENTO POR PARTE DA FCT, até ao final do prazo.
Espero que tenham entendido a mensagem que queria passar. E espero que os resultados vos sejam favoráveis. E se não forem, não acaba o mundo, acreditem. Há muitos programas doutorais, muitas formas de financiamento e muitos grupos de investigação por esse mundo fora onde certamente poderão ter sucesso e onde as vossas capacidades serão valorizadas.
Um abraço
Caro unklefukka,
obrigada pela mensagem. Vê-se que pensou no assunto, e não estou, de todo a ser irónica, mas gostava agora de comentar algumas das suas considerações:
1 - O problema que tem vindo a ser discutido aqui não é o "não dar jeito" mas sim o pouco racional que é permitir o início dos trabalhos numa data anterior àquela que determina o prazo máximo de publicação dos resultados. Temos aqui colegas nossos comprometidos com instituições e investigadores estrangeiros, e pior ainda com empresas para as quais trabalham, que muito provavelmente aguardam decisões/resoluções que se esperavam mais cedo.
2 - Parece-me a mim que este argumento é demasiado demagógico para doutorandos e pós-doutorandos, como refere algures, não vale a pena generalizar o que não é generalizável.
3 - Dou-lhe toda a razão neste ponto: não há qualquer incumprimento formal. De facto, os 90 dias úteis estão longe de terminar, mas concordará que este atraso sem qualquer explicação, mesmo após o email oficial da FCT para a ABIC (que pode ler na página 113 deste forum) se torna absolutamente desgastante para quem aguarda por ver o seu futuro decidido. Tendo lido este fórum, ainda que silenciosamente, deverá relembrar-se de quantos colegas não têm as suas vidas em suspenso à espera destas informações, alguns em situações bastante complicadas.
Por fim, diz o senhor que "E espero que os resultados vos sejam favoráveis. E se não forem, não acaba o mundo, acreditem". Eu também espero que sim, e por mim, o mundo não acabará mesmo, de todo... Mas, mais uma vez, desconhecemos as situações individuais de cada colega, não podemos generalizar.
Parabéns pela sua bolsa e espero que faça um óptimo trabalho! Eu espero também ganahar a minha e fazer um trabalho igualmente bom
Este meu texto foi escrito com a maior seriedade pelos seus comentários, para que nem por um segundo julgue a minha resposta como um ataque (que não me parece sequer que tenha esse tom).
RitaM