Recursos: Manual de Como Fazer

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
João
cientista sempre presente
University/ Institute: University

Re: Recursos: Manual de Como Fazer

Post by João »

manecas wrote:o que é que isso quer dizer?

Tens a tua ficha de avaliação separada da tabela de área científica.
João
PhD
manecas
University/ Institute: EHESS

Post by manecas »

sim isso tenho (dividido em três partes mérito do candidato, etc...)
mas o que queria saber é onde posso encontrar os pontos que atribuem a um mestrado assim e licenciatura assado, a cartas de recomendaçao, a artigos, etc...
ou seja o detalhe do detalhe...
tinha visto isso algures mas jà nao consigo encontrar onde...
CARPE DIEM

o meu teclado é francês, por isso faço tantos "erros"...
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: WWU

Post by Rosinha »

manecas wrote:sim isso tenho (dividido em três partes mérito do candidato, etc...)
mas o que queria saber é onde posso encontrar os pontos que atribuem a um mestrado assim e licenciatura assado, a cartas de recomendaçao, a artigos, etc...
Acho que não tens acesso a isso. Aliás acho que as cartas de recomendação nao tem cotação nenhuma...
Rosinha
manecas

Post by manecas »

entao para que é que a fct as pede, matei-me todo para as arranjar...
e as linguas faladas? jà nao sei quem disse aqui no forum que podiam dar mais pontos...
:?: :?: :?: :?: :?:
CARPE DIEM

Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Rosinha »

manecas wrote:entao para que é que a fct as pede, matei-me todo para as arranjar...
e as linguas faladas? jà nao sei quem disse aqui no forum que podiam dar mais pontos...
:?: :?: :?: :?: :?:
Nao conta acho eu. Disses-te que falavas 4 linguas e meia. E agr eu portunto: português, francês, inglês, espanhol e mais?
Rosinha
João

Post by João »

manecas wrote:sim isso tenho (dividido em três partes mérito do candidato, etc...)

Manecas no fundo o mestrado independentemente da classificação que tenhas, seja aprovado, bom ou muito bom vale +1 valor a acrescentar à media de licenciatura. Por exemplo média de 13+mestrado é o mesmo que concorrer só com licenciatura com média de 14. Vê no guião de avaliação na página da FCT. Quanto às cartas de recomendação não atribuem valorização porque são de carácter facultativo.
João
PhD
manecas

Post by manecas »

Rosinha wrote:Nao conta acho eu. Disses-te que falavas 4 linguas e meia. E agr eu portunto: português, francês, inglês, espanhol e mais?
e italiano

João wrote:Manecas no fundo o mestrado independentemente da classificação que tenhas, seja aprovado, bom ou muito bom vale +1 valor a acrescentar à media de licenciatura. Por exemplo média de 13+mestrado é o mesmo que concorrer só com licenciatura com média de 14. Vê no guião de avaliação na página da FCT. Quanto às cartas de recomendação não atribuem valorização porque são de carácter facultativo.
se isso é verdade entao nao faço ideia da razao porque as pedem...
e repito, alguém aqui no forum evocou o facto de se dar valor às linguas...
isto nao faz sentido nenhum...
CARPE DIEM

João

Post by João »

Manecas,

Lembro-me perfeitamente de que quando estava a fazer a candidatura dizia lá que as cartas de recomendação tinham cáracter facultativo por isso não submeti nenhuma.
João
PhD
LuisPedro
investigador em formação
investigador em formação

Post by LuisPedro »

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ao2008.pdf
analuisa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UAA

Post by analuisa »

Olá a todos,

Parabéns a quem teve a sorte de ser contemplado com a bolsa!!!
Venho expor aqui o meu caso na esperança de alguem me poder “aliviar” um pouco o sentido de injustiça que estou a sentir...precisava de desabafar.

Eu concorri pela segunda vez a bolsa de doutoramento em bioquimica. No ano passado fiquei a 0,1 valores da linha de corte e entre os 5 abaixo da mesma (talvez fosse a linha cinzenta,nao sei bem). Meti recurso mas nada foi alterado. Este ano terminei o mestrado mas nada me cotaram a mais no meu mérito (mantive 4.0). No entanto, o projecto que foi considerado muito bom (4.7), este ano teve direito a menos pontuaçao (4.1), o que invalidou obter a bolsa, dado que me desceu imenso a nota final.
A minha revolta esta no facto de que TODAS as pessoas que no ano passado ficaram entre as 5 posiçoes abaixo da linha de água (assim como eu), conseguiram este ano a bolsa e alem do mais todas subiram de pontuaçao!!! Conheço algumas dessas pessoas e sei que nao publicaram mais artigos nem nada do genero. Fui verificar a lista e so penso: o que tem contra contra mim??? Porque de entre aqueles 5 ou mesmo 10 nomes, que se encontravam abaixo da linha, apenas o meu teve aquele tratamento?? Nao entendo...sinceramente nao entendo...estou desiludida, desapontada...alem do mais, antes de sairem as bolsas, aparecia na minha ficha particular a indicaçao a “conceder”, onde a minha pontuaçao ultrapassava a linha de corte e no dia 4 tambem tive aquela lenga lenga de “documentos a submeter e dados adicionais para a transferencia das verbas”. Nao entendo, nao entendo mesmo....alguem mais passou por algo similar????

E ja agora, acham que posso argumentar algo disto na audiencia previa ou so mesmo no recurso???

Obrigado a todos.
Ana
manecas

Post by manecas »

por mim, como diz o outro, tudo o que vai à rede é peixe...
:smt005 :smt005 :smt005 :smt005
por isso nao te prives, eu so argumentaria isso num tom de incompreensao, nada de rancor ou agressividades...
boa sorte
CARPE DIEM

analuisa
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: UAA

Post by analuisa »

manecas wrote:por mim, como diz o outro, tudo o que vai à rede é peixe...
:smt005 :smt005 :smt005 :smt005
por isso nao te prives, eu so argumentaria isso num tom de incompreensao, nada de rancor ou agressividades...
boa sorte
Ola Manecas,
Aqui escrevi mesmo como um desabafo...precisava de o fazer....
É claro que no recurso vou tentar agrupar as ideias e expor a situação com clareza e sem ser neste tom....pois sei que nao serve de nada!!! Mas o que me apetecia era mesmo dizer-lhes para...irem dar uma volta ao quarteirao e voltarem!!!! :smt005 :smt005 :smt005

Pelo que li creio que tambem nao conseguiste a bolsa...sinto muito. Muita sorte e força para o que se segue!!! :D
Cumprimentos,
Ana
Rosinha
cientista assíduo
cientista assíduo

Post by Rosinha »

analuisa wrote: A minha revolta esta no facto de que TODAS as pessoas que no ano passado ficaram entre as 5 posiçoes abaixo da linha de água (assim como eu), conseguiram este ano a bolsa e alem do mais todas subiram de pontuaçao!!! Conheço algumas dessas pessoas e sei que nao publicaram mais artigos nem nada do genero. Fui verificar a lista e so penso: o que tem contra contra mim??? Porque de entre aqueles 5 ou mesmo 10 nomes, que se encontravam abaixo da linha, apenas o meu teve aquele tratamento?? Nao entendo...sinceramente nao entendo...estou desiludida, desapontada...alem do mais, antes de sairem as bolsas, aparecia na minha ficha particular a indicaçao a “conceder”, onde a minha pontuaçao ultrapassava a linha de corte e no dia 4 tambem tive aquela lenga lenga de “documentos a submeter e dados adicionais para a transferencia das verbas”. Nao entendo, nao entendo mesmo....alguem mais passou por algo similar????

E ja agora, acham que posso argumentar algo disto na audiencia previa ou so mesmo no recurso???

Obrigado a todos.
Ana
Olá Ana. Bem, essa lenga lenga apareceu a toda a gente que tinha concorrido anteriormente. Acho que a anitapinky é a melhor pessoa para te falar disso.

Quanto a argumentares no recurso/audiencia previa (e vou ser ma :( ), esse tipo de factos, não me parece. Eles não tem culpa se o ano passado todos ficaram com bolsa e este ano não, muito menos se houve um bug que dava a entender que tinham bolsa e não tinhas, afinal era apenas um bug.

* * *

E não desistas. AVANçA
Rosinha
manecas

Post by manecas »

analuisa wrote:Pelo que li creio que tambem nao conseguiste a bolsa...sinto muito. Muita sorte e força para o que se segue!!!
obrigado pelo apoio, que te reenvio visto estares no mesmo barco!
Rosinha wrote:Olá Ana. Bem, essa lenga lenga apareceu a toda a gente que tinha concorrido anteriormente. Acho que a anitapinky é a melhor pessoa para te falar disso.

Quanto a argumentares no recurso/audiencia previa (e vou ser ma ), esse tipo de factos, não me parece. Eles não tem culpa se o ano passado todos ficaram com bolsa e este ano não, muito menos se houve um bug que dava a entender que tinham bolsa e não tinhas, afinal era apenas um bug.
de facto, estou de acordo, a nao ser, como disse que encontres uma muito boa maneira de o dizer sem acusar... um pouco como se fizesses um historico da tua situaçao para permitires que vejam a evoluçao, e que pela mesma ocasiao tenham pena de ti...
enfim vale a pena tentar mas é verdade que se nao estiver bem construido pode-se virar contra ti!
cuidado e coragem!
CARPE DIEM

pedromar
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Minho

Post by pedromar »

manecas wrote:
analuisa wrote:Pelo que li creio que tambem nao conseguiste a bolsa...sinto muito. Muita sorte e força para o que se segue!!!
obrigado pelo apoio, que te reenvio visto estares no mesmo barco!
Rosinha wrote:Olá Ana. Bem, essa lenga lenga apareceu a toda a gente que tinha concorrido anteriormente. Acho que a anitapinky é a melhor pessoa para te falar disso.

Quanto a argumentares no recurso/audiencia previa (e vou ser ma ), esse tipo de factos, não me parece. Eles não tem culpa se o ano passado todos ficaram com bolsa e este ano não, muito menos se houve um bug que dava a entender que tinham bolsa e não tinhas, afinal era apenas um bug.
de facto, estou de acordo, a nao ser, como disse que encontres uma muito boa maneira de o dizer sem acusar... um pouco como se fizesses um historico da tua situaçao para permitires que vejam a evoluçao, e que pela mesma ocasiao tenham pena de ti...
enfim vale a pena tentar mas é verdade que se nao estiver bem construido pode-se virar contra ti!
cuidado e coragem!
Bom dia.
A quem está a preparar o recurso força nisso.
Na audiencia prévia, só são aceites argumentos de erros flagrantes. Tipo, não contarem um mestrado, errarem na nota de licenciatura, etc

Abraço;

Pedro
Bitter Sweet Girl
University/ Institute: FCUL

Post by Bitter Sweet Girl »

pedromar wrote: Bom dia.
A quem está a preparar o recurso força nisso.
Na audiencia prévia, só são aceites argumentos de erros flagrantes. Tipo, não contarem um mestrado, errarem na nota de licenciatura, etc

Abraço;

Pedro
por acaso quando eu fiz comentários em sede de audiência prévia, há um ano, por se terem enganado na minha média de licenciatura e depois de nada se ter alterado quando sairam os resultados, disseram-me que isso não era alteração para fazer ali e que tinha de ir de novo ao painel de avaliação, sendo portanto para ir a recurso.
daí eu não perceber para que é que esta audiência prévia serve realmente.
manecas

Post by manecas »

de facto esta audiênca prévia parece um bocado puxada pelos cabelos como se diz nestas terras francas...
o que me parece é que nesta audência prévia eles avaliam os dossiers fronteiriços deixando os mais sérios para depois...
CARPE DIEM

Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Olá a todos.

Realmente, todos os concursos de bolsas falamos do período de Audiência Prévia e acho que nunca percebemos muito bem o que é... Por um lado dizem-nos que é um período para comentar apenas questões do processo de candidatura e reclamar de erros relacionados com esse processo. Por outro lado, ouvimos falar de colegas que conseguiram ter bolsa neste período (e que normalmente estavam muito próximo da linha de corte...). Afinal o que se passa? Será que houve erro nesses processos.
Estive a pensar nisto e deixo aqui mais uma opinião (que não passa disso mesmo...). Para enquadrar o período de Audiência Prévia, referem uns artigos do Código do Procedimento Administrativo (CPA), que pelo que tenho ouvido é uma espécie de manual (mas daqueles que só serve para quem já conhece o processo :) ) para todos os procedimentos administrativos nas instituições públicas. Assim, este concurso de bolsas também estará abrangido pelo CPA. Assim, o pessoal candidata-se, eles avaliam e divulgam os resultados, que serão provisórios. Depois os candidatos comentam relativamente ao processo e após a análise destes comentários, os resultados passam a definitivos. Confuso? Para quem passa por estes concursos, já vai sendo "normal" :)
Então que comentários serão esses? Imagino que sejam para criticar o processo de concurso, dizer que não está bem porque tem esta ou aquela característica, que cumpriu ou não cumpriu prazos legais previstos e outras coisas do género. Ou então, que a nível da candidatura individual, não foi permitida a introdução de documentos quando estes eram pedidos, que houve problemas de submissão e que não houve resposta a esses problemas... Imagino que sejam coisas do género, ou seja, nada relacionado com o conteúdo da candidatura, mas antes com a forma como essa candidatura foi efectuada.
Assim, dá-me a sensação que abrem este período de Audiência Prévia porque há essa obrigação legal (o tal artigo do CPA), porque senão, passavam logo ao recurso, porque imagino que os candidatos reclamem sobretudo de questões da sua avaliação, como no mérito do candidato, que deviam ter valorizado um ou outro aspecto, no plano de trabalhos, que não valorizaram alguns aspectos que julgamos importantes e na instituição de acolhimento, cuja pontuação não corresponde à indicação do guião sem que tal seja justificado ou que tenha sido mal classificada...

Agora podeis perguntar se com todo este paleio, estou a dizer para as pessoas não concorrerem a audiência prévia, estais enganados. Digo é que devemos comentar cada coisa no seu momento.
Por outro lado, como referi no início, parece que há quem tenha conseguido bolsa neste período de audiência prévia, pelo que parece que vale a pena argumentar. Além disso, dizem que neste período vão ignorar argumentação "científica", pelo que não se perde nada. No máximo, gastamos tempo e podemos, eventualmente, contribuir para a demora no processo (mesmo que ignorem, têm de ler para ver o que é...).
Por isso, não podemos desistir. Se achamos que merecemos a bolsa, temos de mostrar isso a quem nos avalia.

Boa sorte.

Tiago
Chemist
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FFUP

Post by Chemist »

Antes na minha área aparecia uma opção "Deseja enviar recurso?" e as opções Sim ou Não. Mas agora desapareceram... Isto é normal? A vocês que não escolheram a opção apareceu o mesmo? Obrigado.
manecas

Post by manecas »

Chemist wrote:Antes na minha área aparecia uma opção "Deseja enviar recurso?" e as opções Sim ou Não. Mas agora desapareceram... Isto é normal? A vocês que não escolheram a opção apareceu o mesmo? Obrigado.
ora viva, antes tem que te aparecer escrito: "Deseja apresentar algum comentário no âmbito do periodo de audiencia prévia ?" dando-te à escolha sim ou nao...
so depois de terem saido as respostas da audiência prévia é que teràs possibilidade de fazer recurso e que entao aparecerà a famosa opçao sim ou nao na tua pàgina.
CARPE DIEM

Post Reply