Olás a todos,
Antes de vos 'chatear' com as minhas dúvidas deixem-me felicitá-los pela existência deste espaço. Muitas foram as dúvidas que ficaram esclarecidas depois de vos visitar.
Vamos então ao que interessa. Terminei a minha Licenciatura à cerca de 4 meses e neste momento estou numa BI durante 12 meses. Ao mesmo tempo estou a preparar a minha candidatura à bolsa de doutoramento da FCT. Tenho então 2 'grandes' dúvidas para vos colocar sobre a candidatura:
Andei a ver as FAQ da ABIC à FCT no site da FCT(http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/FAQ_ABIC/) e fiquei confuso com a resposta à pergunta "Porquê a divisão em duas fases no concurso de 2007?. Segundo a FCT isto aconteceu devido à transição para o formato Bolonha... "foi a solução encontrada para que os candidatos que concluem mestrados em Dezembro do mesmo ano possam concorrer com esse grau".
1.Quer isto dizer que todas as pessoas com mestrado bolonha (5 anos) que se candidatarem este ano à bolsa FCT terão + 0,5 no mérito do candidato? Ou seja, uma pessoa com a mesma classificação final de curso do que eu, mas com mestrado de Bolonha tem vantagem apesar do número de anos de formação ser igual - 5 anos? Se assim for parece-me injusto para com as pessoas que têm o mestrado antigo!?
1.Tendo em conta resposta da FCT à pergunta da ABIC suponho que este ano apenas haverá 1 fase de candidatura? Sabem alguma coisa sobre a possiveis datas?
Talvez eu tenha percebido tudo mal e esteja apenas nervoso (muito provável), mas estou confuso.
Obrigado e cumprimentos
Dúvidas: concurso bolsas doutoramento FCT - 2008
-
- investigador em formação
- University/ Institute: CIS/ISCTE & Utrecht University
Dúvidas: concurso bolsas doutoramento FCT - 2008
Tomás Palma
-
- cientista sempre presente
- University/ Institute: FCUL
Re: Dúvidas: concurso bolsas doutoramento FCT - 2008
onde é que viste aquela resposta da FCT?Tomás Palma wrote:Olás a todos,
Antes de vos 'chatear' com as minhas dúvidas deixem-me felicitá-los pela existência deste espaço. Muitas foram as dúvidas que ficaram esclarecidas depois de vos visitar.
Vamos então ao que interessa. Terminei a minha Licenciatura à cerca de 4 meses e neste momento estou numa BI durante 12 meses. Ao mesmo tempo estou a preparar a minha candidatura à bolsa de doutoramento da FCT. Tenho então 2 'grandes' dúvidas para vos colocar sobre a candidatura:
Andei a ver as FAQ da ABIC à FCT no site da FCT(http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/FAQ_ABIC/) e fiquei confuso com a resposta à pergunta "Porquê a divisão em duas fases no concurso de 2007?. Segundo a FCT isto aconteceu devido à transição para o formato Bolonha... "foi a solução encontrada para que os candidatos que concluem mestrados em Dezembro do mesmo ano possam concorrer com esse grau".
1.Quer isto dizer que todas as pessoas com mestrado bolonha (5 anos) que se candidatarem este ano à bolsa FCT terão + 0,5 no mérito do candidato? Ou seja, uma pessoa com a mesma classificação final de curso do que eu, mas com mestrado de Bolonha tem vantagem apesar do número de anos de formação ser igual - 5 anos? Se assim for parece-me injusto para com as pessoas que têm o mestrado antigo!?

é claro que se fosse assim é injusto tanto para os que têm licenciatura ou mestrado antigos, porque num caso é equivalente em termos de ECTS - no da licenciatura - e no outro no global há mais formação, logo mais ECTS. (eu agora vou passar a por tudo em ECTS, por causa das coisas)
quando questionei o haver duas fases a senhora disse-me que era para permitir a candidatura àqueles que acabavam em dezembro, não me fez distinção entre ser de bolonha ou não.
aliás, quando perguntei se iriam considerar os mestres de bolonha ao nível dos de pré-bolonha, a senhora disse que "claro que não, os avaliadores irão ter isso em consideração e não vão por a par, porque seria injusto". fiquei descansada com esta resposta, mas com o que disseste já nem sei...espero que não seja realmente assim como dizes que disseram na FCT senão este ano teria sido muito injusto para muita gente, eu incluída...
mas lá está... isso não estava explicitamente escrito no guião de avaliação o que pode ter levado a injustiças sem querer (ou até por querer).
espero que seja apenas uma fase, para evitar as confusões e provaveis injustiças que têm sido este ano...1.Tendo em conta resposta da FCT à pergunta da ABIC suponho que este ano apenas haverá 1 fase de candidatura? Sabem alguma coisa sobre a possiveis datas?
é fácil não perceber nada relativamente à FCT, porque tanto dizem uma coisa como outra e acabamos por não saber com que linhas nos cosemos.Talvez eu tenha percebido tudo mal e esteja apenas nervoso (muito provável), mas estou confuso.
Obrigado e cumprimentos
o que te aconselho agora no concurso de 2008, que ainda não se sabe quando vai abrir, é que escrevas os ECTS equivalentes à tua licenciatura. na tua faculdade devem passar-te uma declaração com o equivalente em ECTS se lhes pedires (não te atrapalhes com o só poderes juntar um ficheiro com o certificado relativo ao grau à candidatura... juntas tudo no mesmo pdf e já está). assim não há espaço para "enganos" desses.
é pelo menos o que eu vou fazer no próximo concurso...
Convurso
As regras para o próximo concurso ainda não se sabem, nem se sabem quando vai abrir.
Quanto a avaliação do candidato vai ser uma decisão difícil a tomar pela FCT.
Os mestrados de bolonha têm classificação quantitativa e não qualitativa como os anteriores, por isso é provável que existe diferentes critérios para esse mestrados. Mas isso não é certo.
Mas na minha opinião as pessoas que têm licenciatura pré-bolonha (como eu) têm que abrir a pestana, pois esta diferenciação de pre e pos-bolonha não vai haver sempre, e não durar muito tempo.
Em concursos no estrangeiros, licenciaturas de 4 anos têm sido contadas como BsC (bacharelato), mesmo tendo mais qualificações que isso.
Aconselho a quem poder fazer os ECTS que faltam para atingir o MsC (mestrado).
Bruno
Quanto a avaliação do candidato vai ser uma decisão difícil a tomar pela FCT.
Os mestrados de bolonha têm classificação quantitativa e não qualitativa como os anteriores, por isso é provável que existe diferentes critérios para esse mestrados. Mas isso não é certo.
Mas na minha opinião as pessoas que têm licenciatura pré-bolonha (como eu) têm que abrir a pestana, pois esta diferenciação de pre e pos-bolonha não vai haver sempre, e não durar muito tempo.
Em concursos no estrangeiros, licenciaturas de 4 anos têm sido contadas como BsC (bacharelato), mesmo tendo mais qualificações que isso.
Aconselho a quem poder fazer os ECTS que faltam para atingir o MsC (mestrado).
Bruno
-
- investigador em formação
- University/ Institute: CIS/ISCTE & Utrecht University
Obrigado pelas respostas.
Bitter Sweet Girl:
A resposta da FCT à pergunta sobre "o porquê das 2 fases" encontra-se no próprio site Fundação:http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/FAQ_ABIC/
Também considero uma grande injustiça se os novos Mestrados de Bolonha forem tratados como os antigos e não quero acreditar que isso vá contecer ou que tenha acontecido no concurso de 2007.
Mas a resposta da FCT deixou-me com muitas dúvidas quanto a essa "justiça". Enviei um e-mail à FCT com as mesmas questões que vos coloquei aqui e logo que obtiver resposta divulgo.
Bruno:
Alertaste-me para uma questão que eu ainda não tinha pensado: de facto os mestres de Bolonha terminam com uma nota quantitativa e isso vai de certeza ser levado em conta pela FCT.
Bem sei que nada se sabe quanto à data de abertura do concurso nem relativamente aos critérios de avaliação dos candidatos, que, espero, não sejam muito diferentes do que tem acontecido até aqui.
Cumprimentos
Bitter Sweet Girl:
A resposta da FCT à pergunta sobre "o porquê das 2 fases" encontra-se no próprio site Fundação:http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/FAQ_ABIC/
Também considero uma grande injustiça se os novos Mestrados de Bolonha forem tratados como os antigos e não quero acreditar que isso vá contecer ou que tenha acontecido no concurso de 2007.
Mas a resposta da FCT deixou-me com muitas dúvidas quanto a essa "justiça". Enviei um e-mail à FCT com as mesmas questões que vos coloquei aqui e logo que obtiver resposta divulgo.
Bruno:
Alertaste-me para uma questão que eu ainda não tinha pensado: de facto os mestres de Bolonha terminam com uma nota quantitativa e isso vai de certeza ser levado em conta pela FCT.
Bem sei que nada se sabe quanto à data de abertura do concurso nem relativamente aos critérios de avaliação dos candidatos, que, espero, não sejam muito diferentes do que tem acontecido até aqui.
Cumprimentos
Tomás Palma
Re: Dúvidas: concurso bolsas doutoramento FCT - 2008
Olá
No seguimento do debate anterior:
Ao inserir os dados do CV no formulário da FCT quem tem mestrado integrado de bolonha não necessita de apresentar a nota de licenciatura?
Pode apenas submeter o documento que apresenta a nota com que terminou o grau mais elevado (mestrado)?
Obrigada!!
No seguimento do debate anterior:
Ao inserir os dados do CV no formulário da FCT quem tem mestrado integrado de bolonha não necessita de apresentar a nota de licenciatura?
Pode apenas submeter o documento que apresenta a nota com que terminou o grau mais elevado (mestrado)?
Obrigada!!