Bolsas de doutoramento no estrangeiro

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
nes
recém-chegado
recém-chegado
Location: Universidade de Oslo; Universidade de Tampere, Universidade de Aveiro, Universidade de New England

Bolsas de doutoramento no estrangeiro

Post by nes »

Olá a todos :)

Encontro-me neste momento a realizar um mestrado Erasmus Mundus, com uma bolsa dada pelo consorcio das universidades de Oslo, Tampere e Aveiro.
Estou a considerar no final do mestrado candidatar-me a uma bolsa da FCT para fazer doutoramento na Finlândia. Gostaria de fazer-vos algumas questões e ouvir as vossas experiências.
É mais facil conseguir uma bolsa no país do que no estrangeiro? São atribuidas muitas bolsas para o estrangeiro?
O facto de me candidatar a um país em que não são cobradas propinas poderá ser uma vantagem por ser menos um custo para a FCT, ou isso não é tido em conta?
Estou a pensar fazer doutoramento em ciências sociais, mais especificamente em Ensino Superior. Têm sido atribuidas muitas bolsas para este tipo de estudos?

Muito obrigada
Inês
Sportinguista
cientista sempre presente
cientista sempre presente
University/ Institute: UBI

Re: Bolsas de doutoramento no estrangeiro

Post by Sportinguista »

nes wrote:É mais facil conseguir uma bolsa no país do que no estrangeiro?
Acho que não influencia em nada, no guião de avaliação (do ano passado) não mencionam qualquer discriminação (positiva/negativa) conforme se trate de bolsa no estrangeiro ou não.
Presumo que isso só vai é influenciar o nº de bolsas, tendo a FCT um orçamento fixo para bolsas, quanto mais "caras" atribuir, menos haverá para os restantes, mas é só uma opinião minha...
nes wrote:O facto de me candidatar a um país em que não são cobradas propinas poderá ser uma vantagem por ser menos um custo para a FCT, ou isso não é tido em conta?
Não é tido em conta, pelo menos também não consta do guião de avaliação do ano passado 8)
Docem velle summs est eruditio
nes
recém-chegado
recém-chegado
Location: Universidade de Oslo; Universidade de Tampere, Universidade de Aveiro, Universidade de New England

Obrigada :)

Post by nes »

Obrigada Sportinguista :)

Ainda me falta um anito para acabar o mestrado, mas assim já me vou informando destas coisas :)

Inês
Post Reply