Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
Polaris
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCUL

Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Post by Polaris »

Boas tardes..

Enviaram-me os Critérios de Avaliação (CA) e refiz a matriz, confrontando o meu CV com o CA. E a minha classificação foi subvalorizada.
Vou escrever a carta de Recurso para reverem todas as classificações.
Mas o que ocorre a seguir? Revêm tds as pontuações e atribuem-me a bolsa? Mas e se me continuarem a negar a bolsa?

Aguardo as vossas respostas, obrigada
Echuu
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: Universidade de Algures

Re: Critérios de Avaliação e Carta de Recurso

Post by Echuu »

Se continuarem a negar-te a bolsa após recurso, chapéu. Não podes fazer nada. Candidata-te de novo, de preferência com um cv melhorado, alterações no projecto, alguma colaboração para melhorares a nota nessa parte, etc.
Polaris
recém-chegado
recém-chegado

Post by Polaris »

Echuu wrote:Se continuarem a negar-te a bolsa após recurso, chapéu. Não podes fazer nada. Candidata-te de novo, de preferência com um cv melhorado, alterações no projecto, alguma colaboração para melhorares a nota nessa parte, etc.
Eu não preciso de refazer o meu CV, pq tenho td e ainda mais do que pedem para a bolsa a que concorri. E eu não admito que fiquem com a bolsa que é minha por direito só pq não sou familiar de ninguém na instituição.

Lamento mto, nem que tenha de abrir um precedente mas isto não pode, nem vai passar impune
LuisPedro
investigador em formação
investigador em formação

Post by LuisPedro »

Polaris wrote:Eu não preciso de refazer o meu CV, pq tenho td e ainda mais do que pedem para a bolsa a que concorri. E eu não admito que fiquem com a bolsa que é minha por direito só pq não sou familiar de ninguém na instituição.
Isso são afirmações pretensiosas e muito graves. Convinha focares os méritos da tua candidatura em vez de andar a disparar bocas à toa.
Tiago H. Silva
Sócios
Sócios
University/ Institute: Universidade do Minho

Post by Tiago H. Silva »

Julgo que se está aqui a gerar alguma confusão...
Segundo percebi, a bolsa a que a Polaris concorreu é uma BTI, provavelmente atribuída no âmbito de um projecto de investigação. É isto?
Neste caso, o concurso tem critérios de avaliação próprios (e não pelo guião de avaliação de bolsas da FCT), regendo-se pelo regulamento de bolsas da instituição, que deve ter sido aprovado pela FCT.
Vê, por exemplo, a informação constante aqui.
Se, de acordo com os critérios de avaliação que te enviaram, julgas que foste prejudicada e pretendes recorrer da decisão, prepara um recurso objectivo. Na minha opinião, deves usar argumentos objectivos, indicando o que é solicitado no concurso, de que forma satisfazes esses requisitos e melhor que os restantes candidatos e que por isso deverias ter sido tu a ter a bolsa. Assim, poderás, claro, fazer referência aos restantes candidatos na medida em que julgas ter sido prejudicada, desde que tenhas essa informação clara e que o faças de forma correcta (e não de forma demasiado agressiva, grosseira ou insultuosa...).
Se mesmo após o recurso não te derem razão, poderás procurar recorrer para "instâncias superiores". Imagino que se possa considerar aqui a direcção da instituição, FCT, MCTES (ou outro ministério que tutele a instituição) e/ou tribunais...

Permite-me que faça dois comentários, que vêm da experiência de outros concursos...
Já comentaste a situação com outras pessoas? É importante que haja alguém "imparcial" que considere que a avaliação não foi correcta. Muitas vezes, nestes casos, temos tendência a ver favorecimentos e nem sempre isso é necessariamente verdade. Por exemplo, os critérios de avaliação do concurso podem ter sido "desenhados" para que fosse escolhida determinada pessoa e aqui é difícil provar que houve favorecimento...
Ao fazer o recurso. lembra-te que poderás estar a entrar em conflito com gente que vê esses actos com maus olhos e podes ganhar inimigos. Nota, por exemplo, que pode acontece darem-te razão no recurso, atribuírem-te a bolsa e depois fazerem-te a vida difícil :evil:
Não estou com isto a dizer que não deves recorrer, até porque devemos combater os favorecimentos. Estou é a dizer para quando recorreres, teres consciência que podes estar a criar inimigos em postos complicados e assim estares preparada para isso...

Boa sorte.

Tiago
Polaris
recém-chegado
recém-chegado

Post by Polaris »

Obrigada Tiago, é exactamente isso que descreveste que me ocorreu.
E na situação em que o país se encontra prefiro ter um ambiente desagradável no trabalho do que ficar desempregada. E além disso, por muito pouco modesto que possa soar, eu realmente tenho direito à bolsa não fossem os favorecimentos.
A carta de recurso já foi ecrita, não está agressiva e compara o meu CV aos critérios, foi revista por outras pessoas e que aliás me deram mais pontuação pq me faltou ler uma alínea.
Quanto ao mau ambiente, já começou pq uma das responsáveis pelo concurso disse "que se fosse prara a frente com recurso, deveria ter consciência que isto não ia dar em nada".
Para terem a noção, esta é uma instituição que recebe fundos comunitários, que envia os editais do concurso para as pessoas que pretende que ganhem a bolsa (não fiz parte desse grupo), tlf aos meus colegas para refazerem o CV (ocorreu pelo menos 3x na minha presença), um dos meus colegas chegou a levar a mãe num dia e o filho no outro para falar com a coordenadora, envia os resultados das mesmas bolsas a que concorri em datas distintas, recusam-se a deixar-me ver o processo após a entrega da carta de reclamação, tentam fazer o prazo expirar, culpam-me pelo facto de os meus colegas não poderem ir trab, pq estou a recorrer (é um direito que me assiste recorrer) e por mais contas que eu, os meus familiares e amigos façamos NUNCA chegamos à cotação que me foi atribuída neste concurso..

Vou para a frente, pq tenho anos de trab nesta instituição, fiz planos no âmbito do planeamento familiar e este tipo de coisas não podem continuar neste país..

Resto de um bom dia e obrigada
Post Reply