Page 1 of 1
Doutoramento e tipos de bolsas ...
Posted: Thu Mar 05, 2009 11:27 am
by coliv
Bom dia!!!
Sou bolseira de Doutoramento da FCT e brevemente prestarei as minhas provas públicas. Posteriormente, terei a oportunidade de participar num projecto de investigação, novamente como bolseira. Que tipo de bolsa será possível eu obter, para além da bolsa de post-doc, uma vez que poderá não haver verba suficiente para uma bolsa deste tipo?
Agradeço desde já a vossa atenção a esta questão e fico a aguardar eventuais respostas.
Cumprimentos,
Carla
Re: Doutoramento e tipos de bolsas ...
Posted: Fri Mar 06, 2009 9:48 am
by Tiago H. Silva
Olá.
Em princípio, as bolsas dos projectos de investigação em Portugal seguem as tabelas de valores de bolsas da FCT. Assim, no teu caso terias acesso (concurso) a uma bolsa de pós-doc desse projecto. Se o projecto não for da FCT, os valores das bolsas poderão ser diferentes, como acontece por vezes em projectos europeus (depende das regras da instituição) ou bolsas Marie Curie. Nestes casos, os valores das bolsas até costumam ser superiores.
Em teoria, poderás concorrer a bolsas de outro tipo, como por exemplo bolsa de investigação com o mesmo valor das BD (980 euros), mesmo com o grau de doutor. O valor da bolsa é estipulado pelo trabalho a desenvolver e pelo perfil (formação,...) pretendido para o investigador, indicados no edital de concurso (tal como o valor da bolsa) e não pelo currículo do candidato.
No entanto, pessoalmente, não me parece uma boa estratégia entrar por aí, pois a situação da bolsa inferior à que se podería obter em função das qualificações pode-se prolongar no tempo... Mas isto será, claro, uma opção tua, em função das opções. Se o tal projecto não abrir concurso para bolsa de pós-doutoramento mas apenas para bolsas com valores inferiores e quiseres estar mesmo envolvida nesse projecto, a opção é tua. Em princípio, eu não o faria, mas cada caso é um caso.
Não vês bolsas de pós-doutoramento que te possam interessar (outros projectos)?
(Não falo de outras situações para além das bolsas, porque imagino que queiras continuar ligada à investigação e os lugares de investigador auxiliar não abundam...)
Boa sorte para as provas.
Tiago