Page 1 of 1

Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Tue Mar 10, 2009 11:54 pm
by AnaRaquel
Boa noites a todos!

Sou nova por aqui, e acreditem... estou cheia de dúvidas e preciso de ajuda! Peço desculpa, desde já, se o meu post é a repetição de algum outro e não o verifiquei.

Sou licenciada em Psicologia (pré-bolonha) e estou actualmente no último ano de Mestrado. Gosto muito da área da investigação e, por isso mesmo, interessava-me bastante conseguir uma bolsa (de doutoramento) na minha área. Já consultei o site da FCT, mas continuo com dúvidas...

- Posso concorrer a uma bolsa de doutoramento da FCT?
- Se sim, em que moldes se processa? Isto é, preciso apresentar um projecto detalhado, e apresentar um orientador científico?
- Mas posso concorrer desta forma? Há possibilidades de a FCT aceitar e financiar algum projecto de forma quase individual?

Agradeço qualquer tipo de ajuda!

Saudações*

Raquel

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Wed Mar 11, 2009 10:27 am
by Tiago H. Silva
Olá Raquel.

Bem-vinda.

Podes concorrer a bolsa de doutoramento. Para tal, tens de esperar pela abertura de concurso de bolsas da FCT (nos últimos anos tem aberto por volta do mês de maio).
Nesse concurso tens de apresentar um plano de trabalhos para o teu doutoramento e um orientador científico para esse plano de trabalhos. Tudo isto é avaliado:
- o teu mérito pessoal (curriculum), pelo que ajuda concluires entretanto (até ao fim do concurso...) o mestrado;
- o mérito do teu plano de trabalhos (qualidade, novidade, impacto para a comunidade científica,...)
- o mérito das condições de acolhimento (curriculum do orientador e qualidade da instituição de acolhimento para a área e tema em causa).


Quanto à questão da forma quase individual a que te referes, todas as candidaturas a bolsas de doutoramento e pós-doutoramento são candidaturas individuais. Claro que na prática umas candidaturas contarão com mais envolvimento do(s) orientador(es), por exemplo, na preparação do plano de trabalhos. Mas as candidaturs são sempre apresentadas, no site da FCT, pelo candidato.

Boa sorte.

Tiago

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Wed Mar 11, 2009 1:16 pm
by goncalor
Boas

O site da FCT é a este respeito bastante claro:

http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... iduais2008

E quanto à data de abertura do concurso eles dizem:

"A próxima edição do Concurso de Bolsas Individuais decorrerá em idêntico período de 2009."

Nada que enganar portanto.

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Wed Mar 11, 2009 3:29 pm
by AnaRaquel
Agradeço a todos, desde já, pela brevidade das respostas. :)
Foram bastante úteis e esclarecedoras!

Irei aguardar e estar atenta, portanto, à abertura do concurso. Chateia-me é pensar que tenho prevista a entrega da tese para o mês de Setembro e não de Maio/Junho... :?
Com calma e dedicação, tudo se faz... espero...

O meu muito obrigada a ambos!

Raquel*

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Wed Mar 11, 2009 5:02 pm
by CristinaC
Raquel,

podes candidatar-te na 1ª fase desde que depois comproves que és mestre até ao final do mês de Dezembro, se não estou em erro. Não precisas ter o grau no momento da candidatura.

Mas vê as indicações no site da FCT, está lá explicado. ;)

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Wed Mar 11, 2009 5:15 pm
by AnaRaquel
Aaahhh! Sendo assim posso estar mais descansada. :wink:

Obrigada pela ajuda!

Eu andei a informar-me através do site da FCT. Mas deve ter-me escapado algumas (para não dizer muitas!) informações úteis... Até que "descobri" este fórum.

Já agora, o processo de aceitação/não aceitação do nosso projecto para bolsa é demorado?

Saudações*

candidatura a BD + mestrado em andamento

Posted: Thu May 21, 2009 10:19 pm
by atavaresbarbosa
Olá a todos!

Vou explicar a minha situação em concreto e dizer o que pretendo fazer em relação a isso. Queria saber o que vocês acham.

Estou no Mestrado em Relações Internacionais na Universidade do Minho (UM). Terminei a parte curricular em set/2008. Devo entregar a tese até out/2009, sendo que a defesa ocorrerá de 3 a 6 meses depois.

Eu fiz a minha licenciatura no Brasil e minha média final foi 8.8, numa escala de 0 a 10. Ao entrar no Mestrado, a UM fez uma reclassificação da minha média de acordo com a escala portuguesa e considerou a minha média da licenciatura como 16 (de 0 a 20).

Acho que irei candidatar-me à BD como licenciado, já que a minha média (16) seria suficiente para candidatar-me ao doutoramento directo. Apesar disso, vou indicar, na medida do possível, que já terminei a pós-graduação (e referir, inclusive, a média final) e que pretendo entregar a tese em outubro.

O que acham?

bjs e abraços,

André

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Mon May 25, 2009 11:19 am
by Tiago H. Silva
Quanto te pretendes candidatar? Agora no primeiro ciclo de avaliação ou só no segundo? Se conseguires entregar a tese de mestrado e defender até ao final de 2009, pode ser vantajoso concorrer só no segundo ciclo. Aí, o teu mérito pessoal seria avaliado como tendo o grau de mestre (na candidatura dirias que o obterias até final de 2009) e seria um pouco superior. A média de 16 na licenciatura é boa mas por si só não garante nada...
Mas podes procurar aqui no fórum ou no wiki dos bolseiros pelas linhas de corte dos últimos anos para a área a que te pretendes candidatar e estimar a nota que precisarias para o mérito pessoal. Não é um método seguro (as linhas de corte podem variar um bocado de ano para ano), mas dá para ir organizando as ideias para a candidatura...

Tiago

Re: Bolsa Doutoramento - Dúvida

Posted: Tue May 26, 2009 1:50 pm
by atavaresbarbosa
Obrigado pela resposta!

Eu pretendia candidatar-me só na 2a fase - sobretudo porque ainda não tenho certeza total que queira fazer o doutoramento e, por isso, entretanto, quero procurar um emprego.

Vou entregar a minha tese em outubro - a defesa, pelo costume da universidade, é de 3 a 6 meses depois. Apesar disso, posso tentar, de alguma forma, o processo.

Eu sei que se me candidatar como mestre, tenho uma avaliação superior. O meu medo é candidatar-me enquanto tal e, se a bolsa me for atribuída, não o ter obtido até então e, assim, não poder entregar o certificado de habilitações...é que se isso acontecer, perco a bolsa (pelo menos é o que diz no regulamento).

Sei que o 16 não é garantia de nada, mas acho que com outros factores a minha candidatura teria boas perspectivas. O Núclo de Investigação em RI da Uminho teve avaliação 'excelente' da FCT, o que me garantiria desde logo uma nota 5 na parte institucional. Depois acho que conseguiria também uma boa nota pelo currículo...em todo o caso, vou dar uma olhada na nota de corte em RI nos anteriores...valeu pela dica!

Abraços,

André