Pareceres

Coloca perguntas a qualquer dos bolseiros que por aqui passem.
Post Reply
SoraiaB
recém-chegado
recém-chegado
University/ Institute: FCUP

Pareceres

Post by SoraiaB »

Boa tarde,

Estou agora a candidatar-me a uma bolsa de doutoramento da Gulbenkian e, entre os documentos exigidos, pedem também um parecer do orientador ou do director do programa doutoral. A questão é, estando eu a candidatar-me a 1ª vez e não a renovar o contrato de bolsa alguma, como é que o meu (recente) orientador me escreve um parecer com o que quer que seja?
Ou seja, a minha dúvida é, os pareceres também são obrigatórios para primeira inscrição (ponho a dúvida mesmo lá tendo como obrigatório)? Se sim, o que deve constar no parecer, visto que neste momento ainda não tenho trabalho desenvolvido e o orientador ainda não tem bases para dar o seu parecer em relação a mim...?

Obrigada a todos
nowikissyou
cientista assíduo
cientista assíduo
University/ Institute: University of Maryland Baltimore County / Communications and Signal Processing Laboratory

Re: Pareceres

Post by nowikissyou »

Olá,

Não te preocupes, o parecer não é sobre o que estás a imaginar. É apenas uma declaração que indica que ele (orientador) aceita supervisionar o teu percurso académico, incluindo a responsabilidade de te orientar a tese.

Podes também entender esse parecer como uma validação da tua candidatura a esse programa doutoral. O orientador pode não te conhecer muito bem, mas leu o teu CV e falou contigo sobre o tipo de pesquisa que pretendes desenvolver - espero!
É também por esta razão que o parecer pode ser elaborado pelo Director do Programa Doutoral, que normalmente é quem supervisiona todo o processo de candidaturas de um determinado Departamento.

Não acho que exista nenhum modelo, mas algo do género "Fulano de Tal, professor associado do Departamento de Ciência Aplicada da Faculdade de Somewhere aceita supervisionar e orientar o/a estudante SoraiaB no cumprimento dos requisitos do programa doutoral em QQ Coisa".

Boa sorte.
Post Reply