Page 1 of 1

Bolsas em Sociologia da Infância

Posted: Wed Apr 22, 2009 4:39 pm
by IBBC
Boa tarde
Sou novata aqui e preciso de ajuda!
Gostaria de fazer o doutoramento em sociologia da infância, mas obviamente não tenho dinheiro para as propinas. Sei que existem bolsas da FCT, mas não conheço mais nenhuma instituição que apoie doutoramentos nessa área. Alguém conhece?
Em relação às da FCT, como funciona? Existe um nº limitado de bolsas por cada área académica? Se sim, como temos acesso a essa informação?
Outra questão, tendo eu uma licenciatura (com média final de 16) e uma especialização (com média de 17), mas sem qualquer publicação cientifica,tenho alguma hipótese de conseguir essas bolsas?
Obrigada e até breve

Re: Bolsas em Sociologia da Infância

Posted: Wed Apr 22, 2009 5:54 pm
by nowikissyou
Olá,

Podes ver se a Gulbenkian cobre a tua área, ou se tiveres interessada em ir para os EUA, a FLAD/Fullbright.

Relativamente à FCT, começa por ler o regulamento (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... o.phtml.pt) e a tabela de valores (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). O que tu queres é uma Bolsa de Doutoramento (BD).

Também podes ver informação sobre o concurso de 2009 e os guiões de avaliação dos anos passados (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... x.phtml.pt), nomeadamente o de 2008 (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/ ... ao2008.pdf).

À partida, as tuas notas tornam-te uma candidata séria, mas não são o único factor a ter em conta.

Também podes pesquisar neste fórum muita outra informação relevante, nomeadamente as linhas de corte de anos passados.

Boa sorte.

Re: Bolsas em Sociologia da Infância

Posted: Fri Apr 24, 2009 1:45 pm
by Joaninha
IBBC,
tens de consultar as áreas científicas da FCT e ver em qual se enquadra o teu projecto. como falas em sociologia da infância penso que podes concorrer na área de Ciências da Educação, mas aviso-te já que é a área com a linha de corte mais alta de todas as áreas. Em 2007 a linha de corte foi 4,475 e em 2008 foi 4,6. Tens de ver a possibilidade de poderes concorrer por Sociologia e Demografia em q a linha de corte deve ser mais baixa.
Eu tinha a mesma situação que tu, licenciatura com média de 16 e pós-graduação com 17. No 1º ano q concorri (2007) só tinha a participação num projecto de investigação e isso somado a uma leitura errada do meu projecto e a não terem pontuado o cv da minha orientadora fez com que não tivesse a bolsa. Em 2008, já concorri com uma resenha publicada, uma comunicação e alguma experiência profissional numa revista científica. Fiquei pendente na 1ª fase e na 2ª lá consegui a bolsa, mesmo no limite dos 4,6.
Quanto ao nr de bolsas por área, nem sempre é estável. Em ciências da educação, deram 100 bolsas em 2007, mas em 2008 já se ficaram pelas 70 e tal. Imagino q tudo dependa do orçamento que a FCT tem.
Teres bolsa ou não depende assim do teu cv e tb da qualidade do teu projecto, da classificação do teu centro de investigação e do cv do teu orientador.

Sei como isto parece muito confuso quando não se tem experiência. Se quiseres mais esclarecimentos, envia-me um mail. Eu tb sou do Minho e posso explicar-te melhor.

boa sorte!